Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017



WMeteo

Cumulus
Registo
18 Nov 2016
Mensagens
277
Local
Torres Vedras
Afinal a trovoada não foi assim tão longe, dado que o mapa das descargas eléctricas do IPMA, indica várias descargas no norte do concelho de Mafra, sendo que diversas ocorreram a oeste da localidade do Sobral da Abelheira. @jonas_87 já tinhas observado o mapa?
_______________________________

Por agora céu parcialmente nublado, sem chuva.

Temperatura actual: 12,7ºC.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boas, manhã fresca com sucessivos aguaceiros moderados, um deles ainda fez um trovão.
Agora sigo com um breve periodo de sol, mas já se vê mais células a caminho vindas de noroeste. Vamos ver se ainda vejo algum granizo:pray:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Granizada forte agora na amadora, ainda era de dimensões bastante consideráveis!
Ainda persiste acumulado.

6fd0c0da351875b893eb59c88cfdca0e.jpg


Enviado do meu ALE-L21 através de Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Boas, manhã fresca com sucessivos aguaceiros moderados, um deles ainda fez um trovão.

Agora sigo com um breve periodo de sol, mas já se vê mais células a caminho vindas de noroeste. Vamos ver se ainda vejo algum granizo:pray:
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Bom dia!

Em resumo, na minha localização (Mira-Sintra), a passagem da frente acabou por não ser tão agressiva como esperado. Ainda assim, o vento soprou bastante forte, com rajadas que certamente se aproximaram dos 100 km/h. Pecou mais pela rapidez (poucos minutos). A chuva caiu e tem caído com bastante intensidade, agora em regime de aguaceiros. Como disse o Pedro:
Na verdade, a cidade de Lisboa foi muito poupada pela frente.

Houve uma "quebra" na frente mesmo nesta zona, não sei se por interação da Serra de Sintra, ou mera coincidência. Mas é notável esse efeito na imagem radar.

vxiVyte.jpg

Por agora sigo com 10,5ºC. Os aguaceiros (com granizo à mistura) já fizeram a temperatura cair aos 8,4ºC (mínima do dia).
O Sol brilha neste momento.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Aqui choveu moderado a forte durante 10 minutos, agora chove fraco e ainda ouvi 2 trovões!
Vento moderado com rajadas. Temperatura desceu 1,5ºC com este aguaceiro, agora +11ºC
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Símbolo do Reguengo do Fètal não resistiu à Ana e caiu por terra
fotografia-paulo-batista-dos-santos2c07da70.jpeg

Árvore fora plantada há cerca de 100 anos.

A palmeira de grande porte que era um símbolo oficioso da aldeia de Reguengo do Fètal (Batalha), não resistiu aos ventos fortes da tempestade Ana e caiu esta madrugada por volta da um hora da manhã, provocando estragos no telhado de uma habitação.

O presidente da autarquia, Paulo Batista dos Santos, que esteve no local, refere que esta foi uma das mais de duas dezenas de ocorrências, resolvidas pela Protecção Civil. “Havendo apenas a lamentar alguns prejuízos materiais com a queda da histórica palmeira, no Largo da Fonte, no Reguengo do Fètal.”


https://www.jornaldeleiria.pt/notic...do-fetal-nao-resistiu-ana-e-caiu-por-ter-7793
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Boas,

Segundo o IPMA, a rajada máxima registada no Cabo Carvoeiro foi de 112,5 km/h.
No centro de Peniche o vento aquando da passagem da frente foi medonho! Deve ter atingido intensidade superior ao registado na EMA. As ruas do centro fazem como que corredor de aceleração! O largo em frente a minha casa parecia fazer remoinho e as ruas laterais pareciam rios de vento e chuva quase horizontal. Durou menos de 5 minutos. Provavelmente uns 2 minutos! E o que aqui vi, ontem à noite, se demorasse mais tempo a passar teria, com toda a ccerteza, feito grandes estragos. Felizmente a linha da frente era "estreita" e passou muito rápido!
Ainda não fui à rua, mas estou curiosa em ver as ruas!

Entretanto parece que, pelos dados do ipma, Peniche apenas foi ultrapassado pelas estações de Mougadouro com129.2 km/h e Montalegre com 180.7 km/h!