Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Símbolo do Reguengo do Fètal não resistiu à Ana e caiu por terra
fotografia-paulo-batista-dos-santos2c07da70.jpeg

Árvore fora plantada há cerca de 100 anos.

A palmeira de grande porte que era um símbolo oficioso da aldeia de Reguengo do Fètal (Batalha), não resistiu aos ventos fortes da tempestade Ana e caiu esta madrugada por volta da um hora da manhã, provocando estragos no telhado de uma habitação.

O presidente da autarquia, Paulo Batista dos Santos, que esteve no local, refere que esta foi uma das mais de duas dezenas de ocorrências, resolvidas pela Protecção Civil. “Havendo apenas a lamentar alguns prejuízos materiais com a queda da histórica palmeira, no Largo da Fonte, no Reguengo do Fètal.”


https://www.jornaldeleiria.pt/notic...do-fetal-nao-resistiu-ana-e-caiu-por-ter-7793
WOW! Não sabia, esta conheço bem... :surprise:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
WOW! Não sabia, esta conheço bem... :surprise:

Uma palmeira que estava já em mau estado, no centro histórico de Torres Novas, ainda foi cortada a tempo, pois passei lá a semana passada e ja a tinham cortado, creio que se ela, lá estivesse não iria resistir a este vendaval, já estavam também severamente atacada pelo escaravelho.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,111
Local
Belas
Caiu há cerca de 10 minutos um belo aguaceiro, temperatura nos 10°C.

Pela freguesia notam-se alguns estragos, ramos e árvores deitadas, postes amolgados, muita matéria orgânica no chão.

Rio Jamor segue regime de Inverno.

De facto foi um evento de vento, não me lembro, desde que acompanho o fórum, de tantos estragos na minha zona.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia

A única descarga registada entre as 10:00 e as 11:00 de hoje teve que ser mesmo em cima da Póvoa de Santa Iria, pelas 10:21:30. Ainda não sei se fez estragos mas soou como uma verdadeira bomba. Não teve qualquer eco ou ribombar, apenas um estouro único e violentíssimo, de tal modo que cheguei mesmo a pensar que algo tinha explodido:

A célula responsável até era relativamente fraca em termos de eco de precipitação:
HdiAMoh.jpg


145,7 kA
9gi81yk.jpg


Já observei e estive perto de muitas DEA, mas nada como esta. É pena que não estivesse a registar em vídeo nessa altura.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,217
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Há pouco caiu um aguaceiro forte, com direito a um trovão.

Actuais 9,7ºC. A temperatura caiu aos 9,4ºC durante a precipitação.
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Bom dia,
Esta manhã, 8h30m, a caminho de Monsanto, estranhamente sem trânsito mas muitas árvores pelo chão, esteve um frio tremendo, que me causou arrependimento pela negligência da escolha de agasalho de mão. Granizo, caiu abundante lá para as 11h30m, acho eu, que não pude ater-me nesse pormenor. Dizem que vem mais frio e chuva também, mais tempestades cada uma de seu nome em sequência alfabética; Será? Com a quadra natalícia e indumentárias diversas para decidir, venham essas doutas opiniões; Que não tenho alma profética.

:D