Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2017



Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Olá malta! Já fiz a minha apresentação na outra secção do fórum.

Sempre que puder, vou dando uma ajuda aqui à zona centro do país, no entanto relatando apenas o que posso observar com os sentidos.

Dia marcado por curtos mas fortes aguaceiros aqui na Burinhosa. De momento decorre um. Céu escuro mesmo em cima de nós mas já se avista o azul para norte.

Bem vindo! :palmas:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Totais de precipitação e extremos de ontem:

oyn7QLV.jpg


5IRU6T7.jpg


yW19SgT.jpg


QHLYCB7.jpg


Valores horários máximos para a Região Litoral Centro:

bJOtbRZ.jpg


Vento médio horário:
aAItx1J.jpg
 
Última edição:

RickStorm

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
356
Local
Oeiras
Não houve trovoada associada à frente mas sim vários estragos em linhas de distribuição de electricidade devido ao vento muito forte que causaram flashes em alguns locais devido a curto-circuitos. Provavelmente foi isso.

Se calhar foi isso porque pouco depois toda a zona ficou às escuras (menos as luzes de emergência)...
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Eu não tenho estação, mas o que eu vi hoje de manhã supera tudo o que eu já tinha visto antes. TUDO. Isto foi BEM acima dos 100 km/h, arrisco mesmo dizer 130-140 km/h. As imagens abaixo falam por si, sobretudo a do renault megane.

Não sei que tipo de fenómeno aconteceu, mas sei dizer que só certas áreas é que foram violentamente assoladas. Existem "espaços" onde nada saiu do sítio sequer, como (apenas para comparação, obviamente sei que não foi nada disto) se tratasse daqueles tornados com os pequenos vórtices em torno do grande, que são capazes de destruir uma casa e deixar a que está ao lado inteira. Fotos registadas em Sta Marta. A zona de Corroios, mesmo adjacente, mal teve danos. Vale Milhaços a mesma coisa. Outras zonas entre estas a história já não foi a mesma. Parece que andou a saltar de zona em zona. Vários wet downburst's?

Moro numa zona ao pé de um campo aberto que tem árvores de grande e pequeno porte. Nem umas nem outras foram afectadas, mesmo as que têm no máximo 50 centímetros de largura de tronco, nem isso. Uns metros acima, a história é esta (abaixo). Aliás até pelas fotos do jardim vocês percebem isso mesmo. Árvores tão grandes tão afectadas e árvores tão frágeis nem sequer entortaram. Poderá o factor chave aqui ser a flexibilidade? Tudo bem, vi ecopontos fora do sítio que andaram a passear e a bater nos carros, mas o que é que é necessário para se "espetar" com tanta força contra a mala de um carro para a rachar em vários sítios?.............

Estou neste fórum para aprender e gosto de perceber o porquê das coisas, agora fiquei intrigado com tudo isto.

21mxnnp.jpg


25tg3lf.jpg


ofxa8h.jpg


10400fs.jpg


23iig45.jpg


rkvmzb.jpg


548una.jpg


1g2gsn.jpg


30ixgys.jpg


b9ho1s.jpg


6iyz9g.jpg


a4wn5w.jpg


ap9ono.jpg


33e26up.jpg


35iobo1.jpg


r87dyr.jpg


qzm00k.jpg


212tkp1.jpg


ac5zm9.jpg


2ewfo9h.jpg
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Não têm absolutamente nada a ver :unsure: :wacko: daí a minha intriga.

Noutras zonas de Corroios chegaram-me relatos de casas SEM telhado. Mais relatos de danos também no miratejo e feijó. Assinalei meticulosamente no mapa a localização dos estragos que observei hoje. No restante caminho (não assinalado), absolutamente nada fora do sítio nem destruído. :unsure:

2lieptw.png
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Chegou-me um vídeo (lembrei-me agora) feito na altura da passagem da frente, precisamente numa das zonas que assinalei, mas a chuva é tanta que não deixa perceber nada. Tudo "aparentemente normal" para um vídeo de um forte temporal... Não é perceptível qualquer rotação no vento, é sempre no mesmo sentido...