Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Lagosta com uma lata de Pepsi “tatuada” numa das patas foi pescada no Canadá

181280541_770x433_acf_cropped.jpg


Crustáceo foi encontrado por uma pescadora canadiana e reacendeu a discussão sobre o lixo que se acumula no fundo dos oceanos. Ninguém percebe como a imagem foi parar à pata da lagosta.

Karissa Lindstrand estava há cinco horas a colocar bandas de segurança nas patas dos crustáceos apanhados nesse dia pelo Honour Bound, barco de pesca de New Brunswick, no Canadá — como faz todos os dias desde há quatro anos –, quando algo estranho lhe chamou a atenção.

Aquela lagosta cumpria os critérios legais de dimensão, mas havia algo de errado com uma das patas. Parecia mesmo que o crustáceo tinha a imagem de uma lata de Pepsi tatuada numa das patas — Karissa sabe do que fala: todos os dias bebe 12 latas do refrigerante, portanto está mais do que familiarizada com a sua imagem, explicou à canadiana CBC News.

“Não posso dizer como é que aquilo lá foi parar. Parecia mais uma tatuagem ou um desenho na lagosta do que qualquer coisa que tivesse crescido nela”, explicou.

http://observador.pt/2017/11/30/lag...tatuada-numa-das-patas-foi-pescada-no-canada/
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
O montado esta perdido com esta seca em vastas extensoes do Baixo Alentejo, em areas dos concelhos de Mertola, Almodovar, Vidigueira, Portel, Castro Verde...

Nao vejo ninguem falar desta tragedia. Nao foi so a falta de chuva, foram as temperaturas altas, a ausencia de nevoeiros,, a insolacao...

EDIT: uma solucao para tentar recuperar seria aproveitar a agua do Alqueva e regar futuros montados nos primeiros anos apos a plantacao...
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
O montado esta perdido com esta seca em vastas extensoes do Baixo Alentejo, em areas dos concelhos de Mertola, Almodovar, Vidigueira, Portel, Castro Verde...

Nao vejo ninguem falar desta tragedia. Nao foi so a falta de chuva, foram as temperaturas altas, a ausencia de nevoeiros,, a insolacao...

EDIT: uma solucao para tentar recuperar seria aproveitar a agua do Alqueva e regar futuros montados nos primeiros anos apos a plantacao...

Interessante o que contas, mas o montado (nessas regiões), está perdido como? Podes apresentar mais detalhes?

Relativamente ao resto, concordo a 100% (sendo os Lampirídeos, um dos melhores bioindindicadores, em Ferreira do Alentejo, foi verificada a sua ausência em praticamente todos os locais que foram visitados e apenas foram encontrados perto de um ribeiro (escondidos na vegetação ripícola).
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não sabendo de todos os detalhes, não há a possibilidade de terem apenas perdido as folhas?

No Alentejo, os agricultores muitas vezes têm o hábito de cortar e arrancar a vegetação à volta dos sobreiros e isso sei que prejudica os próprios sobreiros.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Programa muito interessante vejo quase sempre.:):thumbsup::thumbsup:

Sim é um dos poucos programas muito úteis e informativos que ainda passam em canal aberto, eu também acompanho sempre, e nunca fico desiludido com os temas semanais.
Mas este sobre os solos, é um dos mais importantes hoje em dia, pois o solo como suporte de vida, e que todos nós dependemos dele, para nossa alimentação, e que muitas pessoas o tratam de forma inconsciente.
Hoje aproveitei a tarde, para plantar 10 sobreiros, e ainda tenho mais 18 no viveiro, para plantar já breve.
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Sim é um dos poucos programas muito úteis e informativos que ainda passam em canal aberto, eu também acompanho sempre, e nunca fico desiludido com os temas semanais.
Mas este sobre os solos, é um dos mais importantes hoje em dia, pois o solo como suporte de vida, e que todos nós dependemos dele, para nossa alimentação, e que muitas pessoas o tratam de forma inconsciente.
Hoje aproveitei a tarde, para plantar 10 sobreiros, e ainda tenho mais 18 no viveiro, para plantar já breve.

Boa fazes muito bem em plantar árvores ainda para mais autóctones, também quero ver se planto algumas árvores em breve.;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
32091033170_98b1a8557b.jpg


http://www.manyfoto.com/pt/pt/Charneca_de_Alcorochel,santarem.html/radius-2000

Excelente exemplar de oliveira, que está situada no terreno, onde faço horta, mostra bem a sua adapatação em relação ao desnível do terreno, nao deve de andar muito longe de ser milenar, pois ela foi enxertada em zambujeiro, o que ainda demora mais o seu desenvolvimento.
A foto foi tirada no ano passado, depois da colheita da azeitona, pois ela agora depois de limpa, já está com ramos novos, e pronta a produzir dentro de 1 ou 2 anos.

Várias pessoas, param para a observar e fotografar, pois ela fica a cerca de 5 metros da estrada.

Um dia destes tenho de registar a suas medidas do tronco e altura até aos primeiros troncos.
 
Registo
6 Mai 2017
Mensagens
45
Local
Portugal
boas, vi hoje á beira da
estrada nacional 109 na figueira da foz, a seguir ás pontes,do lado da zona industrial, o que me pareceu ser uma lontra morta, atropelada.
nunca tinha visto um animal destes fora de 1zoo, e muito menos sonhava que se encontrassem na figueira da foz.
nao encontro também nenhuma informação destes animais lá habitarem.. Talvez fosse 1 indivíduo solitario.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Anúncio de venda no OLX de lince ibérico capturado em Alcoutim em investigação

lince-ib%C3%A9rico-e1513209435238.jpg


A colocação para venda de um lince ibérico num site on-line de vendas no passado dia 11 de Dezembro, segunda-feira, levou a que as autoridades desencadeassem uma operação de investigação destinada a identificar o autor do anúncio e a descobrir se o mesmo correspondia efectivamente à colocação à venda de um exemplar desta espécie protegida.


https://www.postal.pt/2017/12/gnr-investiga-venda-de-lince-iberico-em-site-on-line/