Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.


miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,177
Local
Setúbal
Foi o que eu disse de manhã mas apenas tinha visto nas redes sociais agora transportados para o inicio dos telejornais... "Bruno a caminho" enfim tristeza de pais... até uma frente fria banal de Inverno já é noticia. volto a dizer que isso dos nomes foi um erro e agora qualquer trampa de restos de tempestades da França (frentes frias) é noticia de formal quase alarmante.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mais uma tempestade para França :D

gem-0-138_zcp8.png
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
Realmente a malta aqui quando quer implicar com algo ou alguém não dá hipótese. Desta vez ao ver a TVI, vi uma reporter a falar com uma entidade oficial,vi o pivot a dizer que a tempestade(não me interessa classificar nada,atenção!) não vai afectar directamente PT mas que vamos ter obviamente os sinais da mesma a passar "perto".. Vi até uma pessoa da Protecção Civil( ou IPMA) a falar e a explicar os períodos de maiores problemas. Digam-me lá concretamente o que é que foi mau na reportagem para eu perceber onde é que eles erraram agora.


Este sensacionalismo que o fórum vive é algo nunca antes visto por cá.

Cumprimentos a todos, José.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,177
Local
Setúbal
Realmente a malta aqui quando quer implicar com algo ou alguém não dá hipótese. Desta vez ao ver a TVI, vi uma reporter a falar com uma entidade oficial,vi o pivot a dizer que a tempestade(não me interessa classificar nada,atenção!) não vai afectar directamente PT mas que vamos ter obviamente os sinais da mesma a passar "perto".. Vi até uma pessoa da Protecção Civil( ou IPMA) a falar e a explicar os períodos de maiores problemas. Digam-me lá concretamente o que é que foi mau na reportagem para eu perceber onde é que eles erraram agora.


Este sensacionalismo que o fórum vive é algo nunca antes visto por cá.

Cumprimentos a todos, José.

A forma como os vários telejornais deram a noticia da "Tempestade Bruno a caminho de portugal" foi sensacionalista só não vê quem não quer! foram N as pessoas que conheço e espalhadas pela Net que ficaram alarmadas com o que ouviram. Já nem vou falar de coisas ditas tipo "o pior será entre a madrugada e a tarde de Quarta" Quando a partir da madrugada o desagravamento vai ser notório de Norte para Sul, apenas o mar vai estar bem alterado.
Se por acaso deram a noticia na TVI da forma que relata ainda bem é pena não ser assim no resto dos canais e jornais.
 

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
A forma como os vários telejornais deram a noticia da "Tempestade Bruno a caminho de portugal" foi sensacionalista só não vê quem não quer! foram N as pessoas que conheço e espalhadas pela Net que ficaram alarmadas com o que ouviram. Já nem vou falar de coisas ditas tipo "o pior será entre a madrugada e a tarde de Quarta" Quando a partir da madrugada o desagravamento vai ser notório de Norte para Sul, apenas o mar vai estar bem alterado.
Se por acaso deram a noticia na TVI da forma que relata ainda bem é pena não ser assim no resto dos canais e jornais.

No caso,e falo apenas da crítica que foi feita à TVI, EU VI dizerem que o tempo ía aliviar depois das 06h00. Em termos de vento,e estava eu em casa na Venteira, Amadora,e foi de facto muito mau o vento,com rajadas bem fortes e certamente bem acima dos 70km/h (tenho uma parte do telhado com relvado, e noto quando há vento forte). Portanto,e do que vi durante a noite noutros locais, o que disseram no jornal da TVI estava certíssimo. Não choveram baldes de água no quintal de todos mas durante grande parte da noite pelo menos,esteve a pingar.
Em relação ao Mar,curiosamente também foi esse o cenário que eles deram,portanto mais uma vez,parece que vai bater certo.
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
No caso,e falo apenas da crítica que foi feita à TVI, EU VI dizerem que o tempo ía aliviar depois das 06h00. Em termos de vento,e estava eu em casa na Venteira, Amadora,e foi de facto muito mau o vento,com rajadas bem fortes e certamente bem acima dos 70km/h (tenho uma parte do telhado com relvado, e noto quando há vento forte). Portanto,e do que vi durante a noite noutros locais, o que disseram no jornal da TVI estava certíssimo. Não choveram baldes de água no quintal de todos mas durante grande parte da noite pelo menos,esteve a pingar.
Em relação ao Mar,curiosamente também foi esse o cenário que eles deram,portanto mais uma vez,parece que vai bater certo.
Tenho de concordar consigo. Neste fórum vive-se actualmente um amargor inexplicável. Há pessoas que se escudam no "Seguimento Meteorológico Livre" para fazer desaguar crítica constante, a isto e aquilo, com azedume. Não é propriamente acompanhamento meteorológico, antes um ataque permanente que ele mesmo também coopera para a desinformação. Não percebem que com a sua atitude, estão eles próprios a causar ruído e a afastar os interessados neste espaço de discussão mais não seja, como é o meu caso, como participante pouco activo, mas muito atento. Os órgãos que veiculam má informação vão continuar a fazê-lo porque é a sua assinatura. Digamos que são antes de mais projectos comerciais, não meios de comunicação com o intuito de informar. É mais fácil vender "Tempestade Bruno vai atingir Portugal" do que escrever "Portugal vai sofrer efeitos ligeiros de tempestade no Norte da Europa". Não vende. Mas só vê e acompanha quem quer. Agora, os outros não têm de estar a levar permanentemente com isso.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
É impossível não criticar, quando organismos que supostamente têm por missão "informar" milhões de pessoas fazem precisamente o contrário.
Mais uma vez questiono, se no site do IPMA foi colocado já há mais de 3 dias "Superfície Frontal Fria associada à Tempestade Bruno" porque raio fazem isto ?

https://www.noticiasaominuto.com/pa...-de-225-ocorrencias-em-aveiro-coimbra-e-viseu

http://www.cmjornal.pt/sociedade/de...traz-chuva-e-vento-forte?ref=Bloco_CMAoMinuto

https://www.jn.pt/nacional/interior/tempestade-bruno-vai-afetar-portugal-9009579.html

Vou reforçar o comunicado do IPMA:

A depressão Bruno encontra-se a sudoeste das ilhas Britânicas e irá deslocar-se gradualmente para leste.

Portugal continental será afetado, entre o final da tarde de dia 26 e as primeiras horas de dia 27, pela passagem de uma superfície frontal fria associada a esta depressão, com aumento da intensidade do vento, ocorrência de precipitação e aumento da agitação marítima.

Não é assim tão difícil informar correctamente a população, bastam 2 cliques copy paste e voilá. Digam antes, o objectivo é alarmar e captar audiências com isso.
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
É impossível não criticar, quando organismos que supostamente têm por missão "informar" milhões de pessoas fazem precisamente o contrário.
Mais uma vez questiono, se no site do IPMA foi colocado já há mais de 3 dias "Superfície Frontal Fria associada à Tempestade Bruno" porque raio fazem isto ?

https://www.noticiasaominuto.com/pa...-de-225-ocorrencias-em-aveiro-coimbra-e-viseu

http://www.cmjornal.pt/sociedade/de...traz-chuva-e-vento-forte?ref=Bloco_CMAoMinuto

https://www.jn.pt/nacional/interior/tempestade-bruno-vai-afetar-portugal-9009579.html

Vou reforçar o comunicado do IPMA:



Não é assim tão difícil informar correctamente a população, bastam 2 cliques copy paste e voilá. Digam antes, o objectivo é alarmar e captar audiências com isso.
Foi exactamente isso que eu disse no meu comentário, se acaso o leu. O objectivo destes meios de comunicação é captar audiências através de informação de carácter sensacionalista. Não há aqui nenhum ataque especial à meteorologia. Os títulos e informação sensacionalista aplicam-se à economia, à política (o Trump veio dar jeito), ao social, etc. Basta escolher uma área e proliferam os exemplos. Mas numa sociedade em que cada pessoa é dona das suas escolhas, e fazem-nas na Internet, basta mudar o canal, ou seja, visitar as fontes credíveis que estão disponíveis. É masoquismo visitarmos amiúde os mesmos meios de (des)informação para nos agastarmos e azedarmos. Porque não vão mudar enquanto esta atitude lhes trouxer dinheiro.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.