Seguimento Meteorológico Livre 2017

Estado
Fechado para novas mensagens.

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Foi exactamente isso que eu disse no meu comentário, se acaso o leu. O objectivo destes meios de comunicação é captar audiências através de informação de carácter sensacionalista. Não há aqui nenhum ataque especial à meteorologia. Os títulos e informação sensacionalista aplicam-se à economia, à política (o Trump veio dar jeito), ao social, etc. Basta escolher uma área e proliferam os exemplos. Mas numa sociedade em que cada pessoa é dona das suas escolhas, e fazem-nas na Internet, basta mudar o canal, ou seja, visitar as fontes credíveis que estão disponíveis. É masoquismo visitarmos amiúde os mesmos meios de (des)informação para nos agastarmos e azedarmos. Porque não vão mudar enquanto esta atitude lhes trouxer dinheiro.
Há um exemplo disso que me lembro bem. Durante o pesadelo dos incêndios houve, aqui no fórum igualmente, pessoas profundamente irritadas com dois órgãos de comunicação (TVI e CMtv). Chamaram todos os nomes possíveis. No entanto os feeds, descrição de noticias, atualizações que faziam, eram baseadas adivinhem lá em que canais...
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu tenho que concordar com aqueles que criticam a comunicação social, eu também por vezes o faço.
Inventam-se N de "tangas", aquilo que eu digo é que para informarem mal as pessoas, mais vale estarem calados, sim porque somos nós que pagamos tudo isto, por estas "informações".
Já até tive discussões até com algumas pessoas em especial mais velhas, por exemplo porque acreditam nas " tangas", das trombas-de- água, que nada tem a ver com chuva, mas que erradamente a comunicação social passa essa informação.
 
Última edição:

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
:hehe:

9f30571b4af7e68277b63ca1fb5ae357.jpg
 
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
@criz0r
Tenho de concordar que actualmente é difícil encontrar informação fidedigna. Mas, como expressei aqui anteriormente, deve-se à conjugação de vários factores, pelo lado da oferta e da procura. Do lado da oferta, poucos meios, jornalistas mal pagos (o que não é justificação para má informação) e sem formação específica na área como, por exemplo, nos casos da economia, ciência política, etc., projectos editoriais que se tornaram comerciais, etc. Do lado da procura, uma população pouco interessada em informação fiável e que, também ela, prefere o sensacionalismo. É óptimo para partilhar na Internet. Convenhamos, quantos se interessam realmente por meteorologia, a não ser que o fenómeno lhes bata à porta? E não é mais apetecível partilhar uma boa foto, mal enquadrada em termos noticiosos, do que um bom título credível e bem fundamentado sem uma foto? (apoio a segundo opção).
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ok, é um facto. Há erros, mas agora vejamos um outro lado.

Por aqui supostamente existe um conhecimento maior. E no entanto já aqui foram ditas tantas expressões erradas comummente difundidas nos meios de comunicação... E outras nem tanto...

- Tromba de água
- Condições "climatéricas"
- "Metereologia"

Etc...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,398
Local
Olhão (24 m)
99.99999% da população chamam tromba de água a chuva intensa, sempre ouvi, às vezes também digo e ainda não morri por dizer, mas aqui, é pecado se alguém disser é um pecador e será criticado. :inocente:

Segundo a priberam o significado de tromba de água é:

trom·ba·-d'á·gua
substantivo feminino

1. [Meteorologia] Fenómeno meteorológico que consiste numa coluna de água agitada em turbilhão por um vento violento, tendo quase sempre a forma de um cone invertido. = MANGA

2. [Informal] Chuvada forte; carga de água.

Ou seja, aqueles que tanto criticam, nem sabem que informalmente é uma chuvada forte ou carga de água, ou seja, negam a sabedoria popular da nossa língua e disparam contra tudo e todos.


Se estão assim, tão revoltados, todos esses canais, jornais e etc têm contacto e até e-mail do próprio jornalista que escreveu o artigo, escrevam a ele a vossa revolta e a explicarem quais são os termos que deviam utilizar.

Agora, todos os dias, ler a mesma cartilha chateia e irrita que nada acrescentam de valor ao fórum e é só uma lavagem de roupa suja, mas nisso os portugueses são excelentes, para falarem mal uns dos outros, para ver o que faz a vizinha nisso são prós e no fórum mais parece isso. :huhlmao:
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Mas numa sociedade em que cada pessoa é dona das suas escolhas, e fazem-nas na Internet, basta mudar o canal, ou seja, visitar as fontes credíveis que estão disponíveis.

Não, não e não. Primeiro, isso parte do pressuposto que toda a gente é capaz de discernir entre informação fidedigna e não fidedigna. Em Portugal temos gigantescas taxas de analfabetismo funcional e, infelizmente, muita gente não é capaz de fazer essa distinção. Se lêem no jornal ou vêem na TV acreditam. E, na verdade, deveria ser assim mesmo.
Em segundo lugar, isso traz associada a ideia que temos de aceitar que há meios de comunicação social que mentem, enganam e desinformam e que é assim mesmo ao invés de pugnarmos pela qualidade e pela exigência generalizadas.
 

Zulo

Cumulus
Registo
7 Set 2014
Mensagens
247
Local
Benfica
99.99999% da população chamam tromba de água a chuva intensa, sempre ouvi, às vezes também digo e ainda não morri por dizer, mas aqui, é pecado se alguém disser é um pecador e será criticado. :inocente:

Segundo a priberam o significado de tromba de água é:

trom·ba·-d'á·gua
substantivo feminino

1. [Meteorologia] Fenómeno meteorológico que consiste numa coluna de água agitada em turbilhão por um vento violento, tendo quase sempre a forma de um cone invertido. = MANGA

2. [Informal] Chuvada forte; carga de água.

Ou seja, aqueles que tanto criticam, nem sabem que informalmente é uma chuvada forte ou carga de água, ou seja, negam a sabedoria popular da nossa língua e disparam contra tudo e todos.

Já agora,esse dicionário tem lá a palavra "Dilúvio"? É que deve ser uma das palavras mais usadas neste forum quando se calhar nem chuva intensa se pode chamar. Não faltam mensagens no tópico dos seguimentos locais a dizer "DILUVIO".. Depois vemos vídeos e bem...... :D


Não, não e não. Primeiro, isso parte do pressuposto que toda a gente é capaz de discernir entre informação fidedigna e não fidedigna. Em Portugal temos gigantescas taxas de analfabetismo funcional e, infelizmente, muita gente não é capaz de fazer essa distinção. Se lêem no jornal ou vêem na TV acreditam. E, na verdade, deveria ser assim mesmo.
Em segundo lugar, isso traz associada a ideia que temos de aceitar que há meios de comunicação social que mentem, enganam e desinformam e que é assim mesmo ao invés de pugnarmos pela qualidade e pela exigência generalizadas.

Em relação ao que disse e bem,EU não aceitei que dissessem que tinham havido mentiras num Telejornal que eu vi e não encontrei mentira alguma. Já agora,as mais de 200 ocorrências até ao momento,também são mentira?Era só isso.
Falemos das coisas quando há motivo,deixemos o sensacionalismo para lá. Este é o refúgio que todos procuram quando precisam de informações meteorologicas,fruto da confiança que demorou uns anos a conquistar. Façamos tudo para que não se perca esse sentido de responsabilidade,no que nos fôr possível claro.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Em relação ao que disse e bem,EU não aceitei que dissessem que tinham havido mentiras num Telejornal que eu vi e não encontrei mentira alguma. Já agora,as mais de 200 ocorrências até ao momento,também são mentira?Era só isso.

Eu citei a pessoa a quem pretendia responder. Se algum dia pretender responder a um post seu, será a si que citarei, como julgo facilmente entendível.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pelo teor de algumas mensagens aqui a comunicação social não tem erros grosseiros, é um espectáculo.:D
O povo português é brando, se calhar brando demais... todos nós damos erros, e o erro aceita-se.
Mas pergunto o que é aquilo, por exemplo na TVI? aquelas "previsões "? céu limpo, quando as previsões apontam para chuva e temperaturas de 20ºc, quando estão previstos 10ºc... e todos os dias a mesma história.
Nem falo por mim, mas falo por pessoas mais velhas analfabetas, que não têm o conhecimento como nós temos para procurar a informação correta.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Pelo teor de algumas mensagens aqui a comunicação social não tem erros grosseiros, é um espectáculo.:D
O povo português é brando, se calhar brando demais... todos nós damos erros, e o erro aceita-se.
Mas pergunto o que é aquilo, por exemplo na TVI? aquelas "previsões "? céu limpo, quando as previsões apontam para chuva e temperaturas de 20ºc, quando estão previstos 10ºc... e todos os dias a mesma história.
Nem falo por mim, mas falo por pessoas mais velhas analfabetas, que não têm o conhecimento como nós temos para procurar a informação correta.

Eu nem sequer me informo sobre meteorologia (e sobre o resto, já agora) na TV ou jornais (que não compro há mais de uma década!) mas achar que em Portugal uma parte muito considerável das pessoas não se informa através do que vê na TV e que tem a capacidade de discernir entre 'boa' e 'má' informação é não conhecer a realidade do país. Seria excelente que assim fosse mas não é. Aceitar que as coisas são assim mesmo é perpetuar a situação.
 
Última edição:

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
99.99999% da população chamam tromba de água a chuva intensa, sempre ouvi, às vezes também digo e ainda não morri por dizer, mas aqui, é pecado se alguém disser é um pecador e será criticado. :inocente:

Segundo a priberam o significado de tromba de água é:

trom·ba·-d'á·gua
substantivo feminino

1. [Meteorologia] Fenómeno meteorológico que consiste numa coluna de água agitada em turbilhão por um vento violento, tendo quase sempre a forma de um cone invertido. = MANGA

2. [Informal] Chuvada forte; carga de água.

Ou seja, aqueles que tanto criticam, nem sabem que informalmente é uma chuvada forte ou carga de água, ou seja, negam a sabedoria popular da nossa língua e disparam contra tudo e todos.


Se estão assim, tão revoltados, todos esses canais, jornais e etc têm contacto e até e-mail do próprio jornalista que escreveu o artigo, escrevam a ele a vossa revolta e a explicarem quais são os termos que deviam utilizar.

Agora, todos os dias, ler a mesma cartilha chateia e irrita que nada acrescentam de valor ao fórum e é só uma lavagem de roupa suja, mas nisso os portugueses são excelentes, para falarem mal uns dos outros, para ver o que faz a vizinha nisso são prós e no fórum mais parece isso. :huhlmao:


O que é uma tromba de água ?


Uma tromba de água é um fenómeno meteorológico que consiste num turbilhão de vento, muitas vezes violento, cuja presença se manifesta por uma coluna nebulosa ou cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de um cumulonimbo, e por um tufo constituído por gotículas de água levantadas da superfície do mar.

Em linguagem popular é frequente usar-se o termo tromba de água de forma errada, em particular, para definir um episódio de precipitação forte. Na realidade, poderá ocorrer precipitação forte associada a uma tromba de água, mas são dois fenómenos distintos.

fonte: IPMA ( http://www.ipma.pt/pt/educativa/faq/meteorologia/observacao/faq_0006.html )
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Ok, é um facto. Há erros, mas agora vejamos um outro lado.

Por aqui supostamente existe um conhecimento maior. E no entanto já aqui foram ditas tantas expressões erradas comummente difundidas nos meios de comunicação... E outras nem tanto...

- Tromba de água
- Condições "climatéricas"
- "Metereologia"

Etc...

Não acho que erros como "Condições Climatéricas" ou "Metereologia" sejam assim tao graves ao ponto de confundir um episódio de precipitação forte com uma "Tromba D'Água" que é algo completamente diferente. Esses erros podem ser apenas lapsos enquanto que o resto é mesmo falta de informação. Até porque segundo o IPMA:

Em que sentido se deve usar o termo “condições climatéricas”?

É correto, por exemplo, dizer que numa determinada data e hora, o estado do tempo que se caracterizou por chuva intensa, obrigou à interrupção de um jogo de futebol.

É incorreto dizer que foi devido às condições climáticas ou climatéricas. Por outro lado, por exemplo, é correto dizer que as condições climáticas de Atlanta, nos meses de Julho e Agosto, com temperatura do ar e humidade relativa elevadas, podem prejudicar o desempenho dos atletas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.