Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,148
Local
Abrantes
Tanto o GFS como o ECM meteram e de que maneira a "pata"... em 48 horas aniquilaram tudo o que havia para aniquilar, mesmo Montalegre (vila) está no limite, quando parecia assegurada mais uma nevadita no perímetro urbano, moral da história, neve a menos de 12 horas nos modelos, pura ficção.

Eu diria isso e mais : nos últimos tempos até a precipitação a + 48 horas e pura ficção Modular.
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Erraram os dois principais modelos, sobretudo o ECM que era o que estava melhor !
Pode ser que na próxima semana com o frio instalado se veja alguma neve a cotas de 500 metros ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Talvez não na próxima semana mas o padrão que se instala agora promete! Qualquer semelhança com o início de Janeiro de 2009 é pura ficção :D:
VrmOGmg.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A precipitação (como já discutido) será muito escassa quando o frio se instalar neste evento. Quase tudo no mar, ou como normal retido nas serras espanholas.

Ainda assim, tanto GFS como alguns mesoscalas têm alguma precipitação a formar-se na meseta espanhola e no interior português, em particular Domingo.
Não é muito provável, e a acontecer será escasso penso eu. Mas é diferente da precipitação retida que não chega cá. Afinal o geopotencial é relativamente baixo, é uma grande bolsa de ar frio em altitude, que pode ser suficiente para gerar um ou outro aguaceiro mesmo sobre o nosso território. Se vivesse no interior Norte e Centro, apesar de expectativas baixas, não "atirava a toalha ao chão" relativamente a essa possibilidade...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
O ECM não errou só foi atrás do GFS que modela quase sempre melhor... Os dois com falhas e nenhum perfeito como as vezes querem fazer aqui parecer em relação ao ECM

Venha a Frente fria que vai ser a única coisa de interessante, e depois dai para a frente logo se vê para aqueles dias entre 9 e 13 que espero que não tenha nada a ver com entradas frias mas sim com muita chuva que é o que importa mais este Ano.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Belíssima explicação. Mas tenho que discordar com a afirmação sobre o ver nevar a cotas baixas com entradas maritimas. Já o vi e aliás, acontece de uns 2/2 anos em média para altitudes entre 300-400m. E já agora um rumor curioso nesta zona: dizem que todos os anos neva pelo menos 1 vez no Cruzeiro, ponto "famoso" por aqui, aos 470m na serra do Muro (alt. máxima: 510m), aqui ao lado nas freguesias de Baltar/Vandoma. Há 3 anos acompanho a meteorologia e agora posso confirmar o facto e saber porque acontece. Há anos que até neva 3/4 vezes no topo, quase sempre 1 com acumulação. Tudo isto derivado de entradas de N/NW. Não sei se o mesmo se pode aplicar noutras zonas mas pelo menos, assim é aqui e daí a minha expectativa com a neve.

Obrigado, c0ldPT :). Talvez não me tenha expresso da melhor forma, embora também não tenha escrito no post que é impossível nevar a cotas baixas com massas de ar polares oceânicas:). Aquilo que eu quis deixar bem presente acerca das entradas atlânticas (até porque eu caía nessa ilusão até há bem pouco tempo) é que é extremamente complicado vermos neve acumulada em altitudes muito baixas e entendo altitudes compreendidas no intervalo 0-300m, claro que já houve casos de alguns aguaceiros de neve com este tipo de entradas que já pintalgaram talvez até algumas superfícies (lembro-me disso por exemplo em Fevereiro de 2016) nas altitudes que acabo de referir. Porém, é muito complicado porque como é sabido temos de estar sempre à espera do pós-frontal e dos resquícios dos aguaceiros que surjam aquando o período mais frio, do mesmo modo é expectável que não neve por longos períodos, nem com muita intensidade. Por vezes até é mais fácil observar água-neve ou breves momentos de neve no litoral a altitudes mais baixas, do que propriamente em altitudes ligeiramente superiores no interior, isto porque no litoral a capacidade de descarga de ar frio por parte das células é muito superior, porque chegam com muito maior intensidade, e se o vento der uma ajuda e parar de soprar do quadrante oeste, melhor.

Agora embora eu saiba disto, o meu comportamento é exatamente o mesmo:hehe: do @baojoao ou do @dahon, e fico sempre mergulhado nas expectativas infundadas de que possa ver nem que seja um ou outro floco perdido no meio das chuvadas, mas infelizmente aqui nem a isso tenho direito por norma... por isso já estou um pouco vacinado relativamente a este tipo de eventos:sono:...
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Talvez não na próxima semana mas o padrão que se instala agora promete! Qualquer semelhança com o início de Janeiro de 2009 é pura ficção :D:
VrmOGmg.png





Se bem me recordo em 2009 tivemos ar frio continental, o que fez acumular frio suficiente para que uma entrada de SW fizesse nevar em muitos lados a cotas baixas, pena que a precipitação foi fraca durante quase todo dia, pelo menos aqui na Cova da Beira, apenas ao final no dia ela foi mais forte e ficou tudo branquinho, e porque o vento continuou de leste.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Obrigado, c0ldPT :). Talvez não me tenha expresso da melhor forma, embora também não tenha escrito no post que é impossível nevar a cotas baixas com massas de ar polares oceânicas:). Aquilo que eu quis deixar bem presente acerca das entradas atlânticas (até porque eu caía nessa ilusão até há bem pouco tempo) é que é extremamente complicado vermos neve acumulada em altitudes muito baixas e entendo altitudes compreendidas no intervalo 0-300m, claro que já houve casos de alguns aguaceiros de neve com este tipo de entradas que já pintalgaram talvez até algumas superfícies (lembro-me disso por exemplo em Fevereiro de 2016) nas altitudes que acabo de referir. Porém, é muito complicado porque como é sabido temos de estar sempre à espera do pós-frontal e dos resquícios dos aguaceiros que surjam aquando o período mais frio, do mesmo modo é expectável que não neve por longos períodos, nem com muita intensidade. Por vezes até é mais fácil observar água-neve ou breves momentos de neve no litoral a altitudes mais baixas, do que propriamente em altitudes ligeiramente superiores no interior, isto porque no litoral a capacidade de descarga de ar frio por parte das células é muito superior, porque chegam com muito maior intensidade, e se o vento der uma ajuda e parar de soprar do quadrante oeste, melhor.

Agora embora eu saiba disto, o meu comportamento é exatamente o mesmo:hehe: do @baojoao ou do @dahon, e fico sempre mergulhado nas expectativas infundadas de que possa ver nem que seja um ou outro floco perdido no meio das chuvadas, mas infelizmente aqui nem a isso tenho direito por norma... por isso já estou um pouco vacinado relativamente a este tipo de eventos:sono:...

Neste tipo de situações pós-frontais é quando tenho mais probabilidade de trovoadas, granizo ou neve e seus derivados. Ainda no pós-frontal da Ana tive um aguaceiro com ecos roxos por aqui, coisa raríssima, granizo ao lotes lol. Aguaceiros desses durante uma tarde podem baixar mais de 6ºC a temperatura, como era de manhã e havia pouco frio em altura baixou apenas dos 7ºC para 5ºC no caso. No litoral Norte, as células mais vigorosas aparecem sempre nos pós-frontais, disso não há dúvidas.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Se bem me recordo em 2009 tivemos ar frio continental, o que fez acumular frio suficiente para que uma entrada de SW fizesse nevar em muitos lados a cotas baixas, pena que a precipitação foi fraca durante quase todo dia, pelo menos aqui na Cova da Beira, apenas ao final no dia ela foi mais forte e ficou tudo branquinho, e porque o vento continuou de leste.

Exato. Por aqui foi bem diferente, acumulou uns 5cm+ a pouco mais de 100m de altitude. Não era prevista quase precipitação nenhuma mas... Para relembrar, um vídeozito daqui dos arredores que mostra bem a acumulação na altura (não meu) :D:


Saudades, repetir-se-á um dia? :sad:
 

Torto 21

Cumulus
Registo
13 Dez 2017
Mensagens
129
Local
Alvarrões, Marvão
Tem chovido mais no deserto do que por cá, agora só falta nevar. Até ali na Argélia vai acumular mais do que na Serra da Estrela segundo esse mapa :huhlmao:
Tal como já disseram, se há climas deprimentes no Planeta, o nosso é um deles. Mesmo no verão, as montanhas do Rife, são fantásticas para eventos convectivos.
Tens razão, se há climas deprimentes o português é um deles.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.