Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
ilhas.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

--

Pelas minha redondezas na ilha terceira, já foi possível sentir alguns trovões isolados, chove, sendo alguns períodos, pontualmente forte
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Art-J

Cumulus
Registo
26 Fev 2012
Mensagens
140
Local
Funchal
A temperatura estabilizou nos 25.1ºC. Não será batido o recorde de Janeiro de 1986 (25.5ºC).

Exacto no Funchal ficou nos 25.1ºC mas na Quinta Grande chegou aos 25.7ºC. Quando tá tempo leste as cotas intermédias 300-500m alt. atingem temperaturas superiores ao Funchal. Se bem que acho que desde 2010 esse record já foi superado no Funchal mais do que uma vez.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
É uma pena ter acontecido isto... Fiquemos à espera do relatório do acontecimento, bem como dos relatos dos acidentados, mas parece que há aqui potenciais fatores:

-previsão de ondas noroeste de 3 a 5 metros, com aviso amarelo de mar
-exposição da zona do porto da Madalena a vagas de noroeste/norte
-dimensão/inércia do Mestre Simão, comparativamente com mais pequenos como o Cruzeiro do Canal
-greve de 2 semanas dos marinheiros e outro pessoal (não sei com que obrigações teve de ser feita esta viagem de modo a compensar outras possíveis não realizadas)
-(terá havido alguma corrente interior no porto devido à construção do novo cais?)

Espero que seja tudo esclarecido... já em São Roque, há uns tempos, houve a questão do cabeço de amarração, que se quebrou devido ao mau tempo.
Sabemos que ambos os portos do Pico estão expostos a mar severo muitas vezes no inverno, e sabemos também que com os novos barcos isto devia melhorar. E sabemos ainda que são arriscadas muitas vezes viagens sob condições de mar muito adversas (e ainda mais adversas).

E, acima de tudo, esperemos pelas conclusões.

Foi uma sorte ter sido dentro do porto, porque senão os acidentados poderiam ter sido vítimas com ferimentos.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A ondulação está diretamente relacionada com o acidente.
Um passageiro relatou que duas ondas atiraram o barco para cima dos baixios e acredita numa possível falha dos estabilizadores... “foi o maior susto na minha vida” disse a testemunha.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
O SpotAzores poderá ser uma ferramenta importante na resolução deste acidente. Poderá provar a interação da ondulação...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.