Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Exato. Por aqui foi bem diferente, acumulou uns 5cm+ a pouco mais de 100m de altitude. Não era prevista quase precipitação nenhuma mas... Para relembrar, um vídeozito daqui dos arredores que mostra bem a acumulação na altura (não meu) :D:


Saudades, repetir-se-á um dia? :sad:




Aqui até acumulou mais mas foi com queda de neve entre as 17 e as 20 horas, com farrapas bem grandes e algo intensa, mas se fosse assim desde as 7 da manha que foi quando começou a cair, flocos de esferovite, tínhamos um nevão ai de uns 20 ou mais cm. A Cova da beira beneficia destas entradas com frio acumulado, éra quando caiam grandes nevões antigamente.
 


Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Pena a circulação da zona deprecionária levar a precipitação toda até Marrocos, pode ser que mude um pouco :hmm:

6YfcwSi.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Pena a circulação da zona deprecionária levar a precipitação toda até Marrocos, pode ser que mude um pouco :hmm:

6YfcwSi.png
Se aqui há algum culpado por nos desviar da precipitação e até em parte o frio, o principal culpado chama-se jet stream, reparem na diferença entre aquilo que era modelado inicialmente e o que está a ser modelado agora, não admira que tudo vá parar a Marrocos...

Antes:
gfs-5-174_tfd3.png


Agora:
gfs-5-66_umm0.png
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Vamos lá lançar a loucura no fórum: :p

mK1ZUMB.png


:D

Vá, o ARPEGE para já é o único modelo com cenário deste tipo, não vale a pena grandes esperanças.
É mais pela brincadeira a carta.

Ainda assim, reforço o que disse noutro post:

Está tudo já a dar o evento por morto no sentido do pós-frontal ser só no mar, ficar retido a Norte nas montanhas de Espanha, etc..
Tudo isso é verdade sim para o pós-frontal, é o típico claro.

Mas o que se calhar muitos ainda não viram bem nas cartas é que a "esperança" que há para o interior do país não é regime pós-frontal. É o facto de termos uma enorme bolsa de ar frio, possivelmente com pequenas "mini-nano-cut-off's" associadas que irá pairar sobre a península até Domingo à noite.
E essa situação poderá gerar precipitação convectiva até, sem ser o regime pós-frontal vindo do mar que apenas afectará o litoral Oeste e serras espanholas. Seria precipitação gerada sobre o interior da península. Totalmente diferente e muito mais interessante para as regiões do interior.

Sim, o mais provável é essa parte mais instável ficar sobre Espanha, e o evento apenas ser relevante em Espanha. A maior parte dos modelos assim o indica infelizmente...
Mas...
Para mim está longe de garantido que assim seja, vamos ver as próximas saídas, e em particular as saídas dos mesoscalares, para ver onde eventuais circulações de mesoscala fechadas poderão andar, e se alguma poderá atravessar parte do interior de Portugal continental, com chance de neve a cotas médias/baixas à sua passagem. E, caso aconteça, lembrem-se que estes sistemas são sempre muito limitados espacialmente, às vezes apenas uma área de dezenas de km's a deslocar-se lentamente, e que os modelos globais são basicamente "cegos" à sua existência, dada a tão pequena escala.

Mas para colocar um pouco de água na fervura, volto ao modo pessimista. O mais provável, mesmo neste 2º regime, é dar-se quase tudo do lado Espanhol. :rolleyes:
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Diria que no máximo dos máximos segundo esta saída, 350m, na horas mais frias. Alguma "água" (ou não) no extremo NW/Gerês/Alvão, cota de neve a 400/500m:
hJQwe8D.png
Pois ... efectivamente não faço a minima ideia, são meros cálculos que fiz, e foi o resultado obtido medenianamente.
Pode nem nevar, como poderá nevar aos 100. 200, 300, 400 500 ou 600 m
 

Torto 21

Cumulus
Registo
13 Dez 2017
Mensagens
129
Local
Alvarrões, Marvão
Vamos lá lançar a loucura no fórum: :p

mK1ZUMB.png


:D

Vá, o ARPEGE para já é o único modelo com cenário deste tipo, não vale a pena grandes esperanças.
É mais pela brincadeira a carta.

Ainda assim, reforço o que disse noutro post:

Está tudo já a dar o evento por morto no sentido do pós-frontal ser só no mar, ficar retido a Norte nas montanhas de Espanha, etc..
Tudo isso é verdade sim para o pós-frontal, é o típico claro.

Mas o que se calhar muitos ainda não viram bem nas cartas é que a "esperança" que há para o interior do país não é regime pós-frontal. É o facto de termos uma enorme bolsa de ar frio, possivelmente com pequenas "mini-nano-cut-off's" associadas que irá pairar sobre a península até Domingo à noite.
E essa situação poderá gerar precipitação convectiva até, sem ser o regime pós-frontal vindo do mar que apenas afectará o litoral Oeste e serras espanholas. Seria precipitação gerada sobre o interior da península. Totalmente diferente e muito mais interessante para as regiões do interior.

Sim, o mais provável é essa parte mais instável ficar sobre Espanha, e o evento apenas ser relevante em Espanha. A maior parte dos modelos assim o indica infelizmente...
Mas...
Para mim está longe de garantido que assim seja, vamos ver as próximas saídas, e em particular as saídas dos mesoscalares, para ver onde eventuais circulações de mesoscala fechadas poderão andar, e se alguma poderá atravessar parte do interior de Portugal continental, com chance de neve a cotas médias/baixas à sua passagem. E, caso aconteça, lembrem-se que estes sistemas são sempre muito limitados espacialmente, às vezes apenas uma área de dezenas de km's a deslocar-se lentamente, e que os modelos globais são basicamente "cegos" à sua existência, dada a tão pequena escala.

Mas para colocar um pouco de água na fervura, volto ao modo pessimista. O mais provável, mesmo neste 2º regime, é dar-se quase tudo do lado Espanhol. :rolleyes:
Eu queria muito acreditar... mas o mais provável é não dar em nada:(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Eu que já estava com uma grande desilusão neste evento com esta última saída voltou a dar um pouco mais de esperança de ver alguns flocos de neve mesmo sem acumulação. Eu sei que é quase impossível mas vamos esperar para ver. Os modelos andam sempre com avanços e recuos. Eu acho que a minha zona de Fátima/ Serra D aire é uma zona especial. Está entre a transição entre o clima mediterrâneo ( influência marítima) e o clima clima mediterrânico continentalizado ( típico do interior) . Por vezes quando dizem nas previsões precipitação a norte do sistema montejunto estrela, essa precipitação acaba quase sempre por aqui chegar. Da Serra D aire para baixo em direcção a Torres Novas aí o clima já é completamente diferente. O que me fascina na meteorologia é que nunca há 100% de certezas, há sempre lugar a surpresas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.