Previsão curto prazo (até 3 dias) - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bom dia,
Tanto no IPMA, como na AEMET aparece a possibilidade de queda de neve para a madrugada /manhã de terça feira, no entanto no GFS não consigo vislumbrar como poderá acontecer... Alguém mais entendido na matéria me pode elucidar?
Obrigado
IPMA
de7cf515f1fb625a2b939d9d2cf74f18.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
IPMA
de7cf515f1fb625a2b939d9d2cf74f18.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
Vendo o modelo GFS acho difícil a cota da neve ser abaixo dos 1000 metros amanhã .
A temperatura irá subir logo que a frente entre no território , por isso acho estranho o IPMA colocar possibilidade de neve ao início da manhã de terça .
Até o Bestweather no seu site fala nessa possibilidade!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Vendo o modelo GFS acho difícil a cota da neve ser abaixo dos 1000 metros amanhã .
A temperatura irá subir logo que a frente entre no território , por isso acho estranho o IPMA colocar possibilidade de neve ao início da manhã de terça .
Até o Bestweather no seu site fala nessa possibilidade!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Pois mas até à AEMET tem alerta de neve para a meseta
cba9cc873131ae5c11bd6ce767eb0fb3.jpg


Enviado do meu 6055K através do Tapatalk
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
É a típica situação de chegar uma frente quando está frio instalado...
É bastante provável que neve nas primeiras horas de precipitação a cotas médias, e que depois passe a chuva.

Mesmo os meteogramas do GFS têm cota relativamente baixa no instante inicial da precipitação, subindo depois rapidamente. Normalmente os globais não modelam muito bem estas situações de frio instalado, pois acabam por modelar as frentes a "varrer" mais depressa que a realidade o ar frio, sendo no geral um bocado "pessimistas". Vimos em situações no passado semelhantes a neve a persistir durante muito mais tempo que o modelado, e as frentes a ficarem muito mais "bloqueadas" contra a "parede fria" do que era esperado.

Ainda assim... E como já falado ao longo destes dias... O frio instalado não é assim tanto como em outras situações semelhantes, portanto não sei até que ponto o GFS estará ou não a ser "pessimista".

Verdade é que mesmo os mesoscalas (que costumam modelar melhor o frio instalado nos níveis baixos) não estão assim todos tão optimistas, pelo menos alguns, outros até sim...

Com azar...Poderá ficar no limiar para se perder um nevão interessante por um bocadinho de nada...
Com sorte... Poderá ser um nevão para finalmente alegrar a malta de Bragança e arredores...

Atenção, que neste tipo de situações, há também sempre o perigo de chuva congelante, o que é sempre problemático nas estradas. Convém estar atento a essa possibilidade!

Vamos ver!!!

Fica o ICON, para dar esperanças ao pessoal! :)

IpLVyWi.gif
 
Última edição:

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o gfs está a prever uma cota para a covilha de 1200 metros com temperatura em superficie de 0 graus até ao meio dia, por aqui já dá para se perceber que é um cenário muito difícil de modelar, é uma situação tipica de neve aqui na região mas também muito imprivisivel, a cota tanto pode estar nos 1000 como nos 400 metros, tudo depende do frio em altura que é varrido pelo vento sudoeste mas como a região da cova da beira fica encaixada na serra da estrela e gardunha o frio em altitude tende a resistir mais tempo.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
O WRF não vê nada de neve, mas mesmo que isso aconteça, aqui na Cova da Beira tem muita probabilidade de acontecer chuva gelada, devido ao frio acumulado a superficie.
E como sabemos cova beira, nesta situações a zona sul do vale, zona do Fundão, costuma nevar a cotas mais baixas que o lado da Covilhã, veremos se temos sorte.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Como já referiram por aí, parece-me bem mais provável o freezing rain que neve propriamente. Olhando para o perfil de temperaturas, à entrada da frente teremos temperaturas positivas aos 850hPa (2-3ºC), o que tipicamente sobe a cota até aos 1300/1500 m pelo menos. No entanto, prevêm-se temperaturas mais baixas à superfície (0-1ºC), o que pode voltar a congelar a precipitação. Parece-me no entanto, bastante complicado ser na forma de neve... vamos ver, estou bastante curioso no que vai resultar.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Como já referiram por aí, parece-me bem mais provável o freezing rain que neve propriamente. Olhando para o perfil de temperaturas, à entrada da frente teremos temperaturas positivas aos 850hPa (2-3ºC), o que tipicamente sobe a cota até aos 1300/1500 m pelo menos. No entanto, prevêm-se temperaturas mais baixas à superfície (0-1ºC), o que pode voltar a congelar a precipitação. Parece-me no entanto, bastante complicado ser na forma de neve... vamos ver, estou bastante curioso no que vai resultar.

Com este tipo de sinóptica, com frio instalado no momento da chegada da precipitação, por vezes em Trás-os-Montes ocorrem boas nevadas durante as primeiras horas de precipitação, passando depois a chuva quando o frio em altitude é varrido.

Também estou curioso no que vai dar, até porque o frio instalado não me parece assim tanto, para já o IPMA aponta queda de neve acima dos 800/1000 metros, subindo a cota para os 1200/1400 metros.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Como já referiram por aí, parece-me bem mais provável o freezing rain que neve propriamente. Olhando para o perfil de temperaturas, à entrada da frente teremos temperaturas positivas aos 850hPa (2-3ºC), o que tipicamente sobe a cota até aos 1300/1500 m pelo menos. No entanto, prevêm-se temperaturas mais baixas à superfície (0-1ºC), o que pode voltar a congelar a precipitação. Parece-me no entanto, bastante complicado ser na forma de neve... vamos ver, estou bastante curioso no que vai resultar.

Na verdade na fase inicial da precipitação há iso's negativas no extremo Nordeste e na Beira Interior, pelo menos neste mesoscala (ICON), coincidindo com a fase inicial da precipitação.
Daí as previsões de neve a cotas médias.

Infelizmente, como já discutido, o frio instalado não é assim tanto para manter a precipitação como neve por muito tempo, nem muito menos para "bloquear" a entrada do ar quente e manter a frente quase estacionária a despejar neve como noutras situações...
Portanto, no caso de nevar, parece mesmo provável que não dure muito e que a chuva ganhe a batalha relativamente depressa.

Nem sequer a neve na fase inicial está garantida, mas pronto, é uma possibilidade relativamente razoável nessas regiões. :)


Pni1Dym.png


eOqXsnn.png


FFAySoi.png
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Na verdade na fase inicial da precipitação há iso's negativas no extremo Nordeste e na Beira Interior, pelo menos neste mesoscala (ICON), coincidindo com a fase inicial da precipitação.
Daí as previsões de neve a cotas médias.

Infelizmente, como já discutido, o frio instalado não é assim tanto para manter a precipitação como neve por muito tempo, nem muito menos para "bloquear" a entrada do ar quente e manter a frente quase estacionária a despejar neve como noutras situações...
Portanto, no caso de nevar, parece mesmo provável que não dure muito e que a chuva ganhe a batalha relativamente depressa.

Nem sequer a neve na fase inicial está garantida, mas pronto, é uma possibilidade relativamente razoável nessas regiões. :)


Pni1Dym.png


eOqXsnn.png


FFAySoi.png



Ora aí está, Cova da Beira bem no vermelho, vamos ver próximas saídas...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
M

Membro excluído 274

Eu tenho o sentimento inverso, que já tive em situações com mais frio instalado e na verdade só deu chuva...
Como os modelos teimam em não corroborar as minhas interpretações, desejo-vos a melhor sorte.

tempresult_hzq6.gif


tempresult_fce8.gif


Tal como o Rozzo diz, o frio é pouco e será varrido com rapidez, mas como a meteorologia de exacto não tem nada... veremos!
 
Estado
Fechado para novas mensagens.