Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Boas , já vi frinzing rain por aqui há já alguns anos .
Pela serra do açor alguma acumulação a partir dos 1300 mts , até apetecia , do meu escritório via a serra da estrela com o seu manto branco , ainda acumulou alguma coisa . Sigo com 3° e ceu limpo.

Enviado do meu Quechua Phone 5 através de Tapatalk
c062d70e3728578dae8eb444bc73a410.jpg
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Descida de 1.0ºC na última hora -> 2.6ºC
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Sinceramente , espero que os brigantinos e demais vilas e cidades do interior norte vejam neve no início da precipitação, na madrugada de segunda para terça ...
O Bestweather nas suas previsões refere cota inicial de 500 m
(Nem sei o que dizer sobre isso)
Mas desejo boa sorte para todos do interior norte!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Na última surgiu alguma brisa, a descida foi de somente 0.7ºC.

Prossigo com 1.9ºC, as nuvens estão cada vez mais próximas do litoral, não dá para lhes pôr um travão:facepalm::D?
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Aqui já se nota que se está a entrar numa fase de estabilização da inversão, já não está a descer com rapidez nenhuma e a brisa até se ausentou, agora até chegar aos 0ºC é capaz de demorar umas 2h a passar... Não há tempo para arrefecer isso antes das nuvens chegarem:( por isso chuva congelante já era, até uma próxima... Já há nebulosidade alta a entrar no Minho.

Para verem o que estou a falar já lá vão 26min e a temp só desceu 0.1ºC:wacko:
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Aqui já se nota que se está a entrar numa fase de estabilização da inversão, já não está a descer com rapidez nenhuma e a brisa até se ausentou, agora até chegar aos 0ºC é capaz de demorar umas 2h a passar... Não há tempo para arrefecer isso antes das nuvens chegarem:( por isso chuva congelante já era, até uma próxima... Já há nebulosidade alta a entrar no Minho.

Para verem o que estou a falar já lá vão 26min e a temp só desceu 0.1ºC:wacko:

Pode ser que com sorte tenhas alguma surpresa nunca se sabe...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Pode ser que com sorte tenhas alguma surpresa nunca se sabe...

Eu não estou à espera de neve... Não há muito frio em altura, e para além disso convém esclarecer que nos casos de inversão térmica as temperaturas são sempre algo irrealistas para a queda neve. E digo isto porque a alguns metros mais acima na atmosfera, certamente estarão temperaturas mais altas, e é nessa camada mais quente que os flocos derretem:( Quando chegam à camada de inversão, as gotas podem vir até num estado de sobrefusão (temp inferior a 0ºC), no entanto permanecem líquidas, porque não houve tempo para passar ao estado sólido:(

É aproximadamente algo como nesta imagem:
inversionpre.jpg
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Aqui na minha geringonça marca 1,7°C, mas mesmo assim é notória a diferença na descida.

ClaudiaRM, deves ter certamente uma temperatura algo mais baixa, vi algures que fazes medições na varanda (compreende-se a impossibilidade de fazer noutro sítio), mas é só para ressalvar que as temperaturas na varanda devido à irradiação das paredes da casa tendem a ser um pouco inflacionadas;).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.