Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
ClaudiaRM, deves ter certamente uma temperatura algo mais baixa, vi algures que fazes medições na varanda (compreende-se a impossibilidade de fazer noutro sítio), mas é só para ressalvar que as temperaturas na varanda devido à irradiação das paredes da casa tendem a ser um pouco inflacionadas;).

Sim, eu sei que a fiabilidade não é espectacular dadas as circunstâncias, mas tenho comparado com as apps de meteorologia e as diferenças não têm sido muito significativas.
 


Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Eu não estou à espera de neve... Não há muito frio em altura, e para além disso convém esclarecer que nos casos de inversão térmica as temperaturas são sempre algo irrealistas para a queda neve. E digo isto porque a alguns metros mais acima na atmosfera, certamente estarão temperaturas mais altas, e é nessa camada mais quente que os flocos derretem:( Quando chegam à camada de inversão, as gotas podem vir até num estado de sobrefusão (temp inferior a 0ºC), no entanto permanecem líquidas, porque não houve tempo para passar ao estado sólido:(

É aproximadamente algo como nesta imagem:
inversionpre.jpg


Pode ser que tenhas chuva congelante não sei ...
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Eu não estou à espera de neve... Não há muito frio em altura, e para além disso convém esclarecer que nos casos de inversão térmica as temperaturas são sempre algo irrealistas para a queda neve. E digo isto porque a alguns metros mais acima na atmosfera, certamente estarão temperaturas mais altas, e é nessa camada mais quente que os flocos derretem:( Quando chegam à camada de inversão, as gotas podem vir até num estado de sobrefusão (temp inferior a 0ºC), no entanto permanecem líquidas, porque não houve tempo para passar ao estado sólido:(

É aproximadamente algo como nesta imagem:
inversionpre.jpg


Pode ser que tenhas chuva congelante não sei ...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
1.3ºC atuais e descida e -0.6ºC:( relativamente às 21h.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Pode ser que tenhas chuva congelante não sei ...

Pois se a temperatura descesse a uns -1ºC se mantivesse abaixo dos 0ºC antes da chegada da precipitação tinha, mas não me parece:( Assim que entrar muita nebulosidade média a temperatura deve começar a subir, é o problemas das inversões, é que as inversões são feitas como os telhados de vidro:lol:, num momento faz um gelo, chegam umas nuvens e vai tudo ao ar.

Não quero com isto dizer que as inversões não ajudem a nevar. Suponhamos o seguinte caso: PT continental encontra-se mergulhado numa massa de ar muito gelada, há por isso muito frio disponível em altura, o céu limpou e iniciaram-se as inversões, evidente que será mais fácil nevar a cotas baixas mas só porque a camada dita mais quente logo a seguir à inversão está também bastante fria, deste modo os flocos conseguem ainda chegar com alguma solidez (esta foi uma das condições básicas para a neve a cotas baixas de 10 Janeiro e 15 de Fevereiro de 2010 (claro que a massa de ar era continental, e por isso baixos valores de HR%)

Se estiver a dizer algum disparate corrijam-me por favor:hehe:.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Eu não estou à espera de neve... Não há muito frio em altura, e para além disso convém esclarecer que nos casos de inversão térmica as temperaturas são sempre algo irrealistas para a queda neve. E digo isto porque a alguns metros mais acima na atmosfera, certamente estarão temperaturas mais altas, e é nessa camada mais quente que os flocos derretem:( Quando chegam à camada de inversão, as gotas podem vir até num estado de sobrefusão (temp inferior a 0ºC), no entanto permanecem líquidas, porque não houve tempo para passar ao estado sólido:(

É aproximadamente algo como nesta imagem:
inversionpre.jpg
Exato! Muito bem falado, ainda na sexta tive chuva com 3.3ºC aos 132m, irrealista pois derivava da inversão entre cada chuvada, quando o céu limpava. Além disso estações em altitude superior tinham temperatura superior á minha.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
0.9ºC atuais e descida de 0.4ºC na última hora. Geada em formação.

A nebulosidade alta já anda por aqui a pairar:(
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Ainda pode ser que chegues aos negativos .

Vai ser difícil:(... A temperatura está mesmo a descer como uma lesma:mad:... O céu já não está a favorecer a 100% o arrefecimento radiativo com as nuvens altas e repare-se até que já está à vista no radar alguma precipitação...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.