Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
"só":rolleyes:? Tomara eu com essa temperatura ver água-neve aqui, em eventos de entradas oceânicas 3.6ºC para mim só serve para ver água-água. Receio que este inverno esteja condenado mais uma vez, as previsões a longo-prazo não são animadoras, o frio insiste em não se instalar no interior europeu, sem siberianas e precipitação não há eventos memoráveis a cotas baixas... São estes os invernos modernos que temos:sad:...

Mas veremos, que é para não dizerem que estou a matar o inverno...
Há 8 anos atrás, várias regiões do país pintadas de branco... outros tempos:rolleyes::dry:
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
A cotas mais baixas só mesmo eventos que conjuguam vários fatores na perfeição, é sempre algo complicado.

As entradas atlânticas também não costumam trazer grande coisa para aqui, normalmente são as serras do litoral que ficam mais favorecidas. Por aqui não deve passar disto, alguma água-neve.

Por agora a temperatura vai baixando, vamos ver como serão os próximos aguaceiros.
As entradas atlânticas são o que me safa de ver neve todos os anos, por vezes 3/4 vezes ou até mais cá na serra ao lado com 519m no seu topo máximo (vértice géodesico de Vandoma). Com acumulação é que no máximo 1/2 vezes/ano.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Há 8 anos atrás, várias regiões do país pintadas de branco... outros tempos

Pois, nem sei como é que em 2010 ocorreu a proeza de ter tido 2 dias com neve, devem ter caído os santos todos do altar, é impossível:lmao:, porque para quem está habituado a nunca ver neve no inverno, ver neve 2 vezes aqui no mesmo ano é algo de extraordinário:lol:

Já hoje me fartei de rever este video do dia 10 de Janeiro, feito por alguém, aqui numa freguesia vizinha :p, infelizmente na altura não tinha nada de jeito para fazer registos fotográficos, mas ainda bem que alguém tinha:


Aqui está o enquadramento atmosférico de dia 10 de Jan->

Entrada de ar muito frio continental com a subida do anticiclone até à Islândia:
gfs-2010010718-0-6_xca2.png

gfs-2010010712-0-6_tqc5.png


Curvamento e inserção da dorsal anticiclónica até à Escandinávia e interior europeu, servindo como um bloqueio para o frio se instalar por bastante tempo na PI:
gfs-2010010812-0-24_ies4.png


ISO -4ºC aos 850hPa em quase todo o interior norte e centro no dia 10 e muito frio instalado à espera de uma frente atlântica:
gfs-2010010918-1-18_sko7.png


Ar provavelmente subtropical (mais quente e húmido) a bordo da dorsal a intensificar/criar instabilidade, com descida também de depressões a bordo do jet e oriundas da frente polar, até bem perto do Arquipélago dos Açores:
gfs-2010010818-0-18_smz4.png


Parece entretanto haver ainda formação de um núcleo depressionário com alguma expressão, já mais perto da nossa costa:
gfs-2010010918-0-12_wnx9.png


Et voilà, neve a cotas muito baixas:D:sad:
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Era interessante teres alguma
Até porque em Vila real ninguém tem com dados online ...
Também há estações baratas , por 20 euros, a Globaltronics , por ex.(caso não possas gastar muito dinheiro)
Em Monchique tenho a neatmo , em Gondomar a Globaltronics .


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
Estado
Fechado para novas mensagens.