Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Hoje, pura e simplesmente ainda não consegui ver o Caramulo e fica mesmo de frente para a minha casa :(

Eu consegui logo pela manhã às 8:30, mas 30 minutos depois já estava todo encoberto, e já não consegui fazer registos fotográficos. Palpita-me que a esta hora já não haverá acumulação nenhuma, esta nebulosidade trata-se de uma espécie de nevoeiro alto, mas que se se estende até ao sopé da serra. Li em tempos que 6.75g de nevoeiro derretem 1g de neve, por isso não há muito mais a dizer, se tivermos em conta a duração do mesmo:(. Desta vez a questão de só ter nevado na parte norte da Serra, teve a ver com o facto de só esta parte ter levado com uma célula quase estacionária junto às 2h, que ainda trouxe alguma chuva até aqui. É que depois deste aguaceiro não voltou a passar mais nada de significativo pela serra.

Nesta imagem de radar não se vê muito bem o que digo, mas cá fica:
I0hdyuM.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
A mínima foi 1.6ºC e a máxima está a ser apurada, mas para já é de 6.1ºC que é a temperatura atual.

Vão também surgindo alguns chuviscos.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,665
Local
Viso Norte, Viseu (520m)

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Máxima de 6.3ºC, atualmente o céu já se encontra geralmente limpo e a temperatura já vai descendo. A minha dúvida para a obtenção de uma boa mínima esta noite é a possibilidade de formação de nevoeiro:unsure:

Registo então 6.0ºC por agora.

E tal como disse, a neve no Caramulo já era... o nevoeiro levou tudo:(
 
Última edição:

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Máxima de 6.3ºC, atualmente o céu já se encontra geralmente limpo e a temperatura já vai descendo. A minha dúvida para a obtenção de uma boa mínima esta noite é a possibilidade de formação de nevoeiro:unsure:

Registo então 6.0ºC por agora.

E tal como disse, a neve no Caramulo já era... o nevoeiro levou tudo:(
Aqui o nevoeiro não representa uma dificuldade para uma boa mínima, aí na tua zona estraga as mínimas? :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Aqui o nevoeiro não representa uma dificuldade para uma boa mínima, aí na tua zona estraga as mínimas? :unsure:

Estraga:(, porque para ocorrer uma boa inversão térmica é necessário haver arrefecimento radiativo para o espaço (tem de haver céu limpo), ora se fica tudo encoberto com o nevoeiro, a energia não se perde com muita facilidade, a temp. ou começa a descer muito lentamente, ou simplesmente a descida pára e ocorre uma estabilização da temperatura.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Estraga:(, porque para ocorrer uma boa inversão térmica é necessário haver arrefecimento radiativo para o espaço (tem de haver céu limpo), ora se fica tudo encoberto com o nevoeiro, a energia não se perde com muita facilidade, a temp. ou começa a descer muito lentamente, ou simplesmente a descida pára e ocorre uma estabilização da temperatura.
Engraçado, por aqui até costumo ter bastantes mínimas negativas com nevoeiro, é sorte então :lol:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.