Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Pode não ser uma questão de sorte. No meu caso o nevoeiro é um dissuasor das inversões, mas isso é só porque não vivo propriamente no fundo de nenhum vale, e o curso de água que tenho aqui mais perto, que é um ribeiro está a 200m. Por acaso nunca me meu para medir as temperaturas por lá, mas eu vivo no início de uma área de inversão, isto porque a cerca de 370m daqui encontra-se o ponto mais baixo aqui do local, e ainda por cima passa lá outro ribeiro:malandro:.

Mas isto tudo para dizer que no meu caso a inversão que aqui tenho não beneficia muito do relevo nem do ar frio depositado pelos rios (que não sei se é o teu caso), o que aqui tenho trata-se sobretudo de uma inversão de superfície por radiação (arrefecimento radiativo), e hoje em particular de uma inversão de subsidência (já que temos muito frio instalado em altura), daí que se compreenda que o nevoeiro faça moça na descida.

Como é evidente desconheço as condições geográficas do teu local de registos, mas se viveres no fundo de um vale ou tiveres um curso de água muito próximo, ou numa área mais encaixada que a minha, isso pode potenciar mais a descida de temperatura mesmo com nevoeiro. Agora a ideia que tenho é que o nevoeiro tende sempre a retardar o processo de descida, nuns com mais impacto do que com outros, daí nem todos conseguirem ver o sincelo:D
Sim, vivo num vale rodeado por elevações baixas em todos os quadrantes exceto a NW com um ribeiro no fundo, ribeiro que traz ar frio da zona mais elevada do concelho de Paredes, embora como óbvio também existe arrefecimento radiativo significativo, causando tudo isto uma inversão bastante agressiva principalmente junto ao rio e em condições de vento nulo e céu limpo. ;) Como é óbvio também aqui não é Chaves ou Miranda do Douro, sincelo é fraco e muito raro. Em dezembro já tive -2ºC com nevoeiro denso, houve algum sincelo mas nada de especial.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Surgiu um pequena aragem na última meia-hora, está a ser o suficiente para atrasar um pouco a descida.

Desta forma na última hora a temperatura caiu 0.9ºC com 2.2ºC atuais.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
1.4ºC atuais, queda de -0.8ºC na última hora.

A brisa lá vai surgindo de quando em vez.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Prossigo com 0.8ºC. A geada está já a formar-se, só espero que a temperatura não demore mais 2h a chegar aos negativos:wacko:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m


Enviado do meu SM-G531F através do Tapatalk
´

A descida até estava top sim:D, mas.... adivinhe-se lá o que é que aconteceu:facepalm:?

Pois bem, não chegaram 2h para baixar a temperatura aos negativos:lmao::lmao:Mais depressa eu falava, mais depressa acontecia, se este buraco não existisse tinha de ser inventado.

Sigo então com 0.0ºC.

Bolas ainda não é desta que tenho negativos antes da meia-noite:mad:, com as siberianas não resulta porque faz muito vento e lá se vai a inversão para os anjinhos, assim também não...
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Mais de 2h e meia depois -0.1ºC.

Desconfio que ainda vai voltar a terreno positivo, a brisa está a acelerar e a dificultar a descida, era bom demais ter uma madrugada sem vento:angry:

Por um lado ter algum vento não é mau, logo que espante o nevoeiro:D, mas durante muito tempo seguido não dá para nada.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.