Seguimento Interior Norte e Centro - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Há algo esquisito a acontecer lá fora relativamente "à geada". Bom a verdade é que embora a temperatura já vá nos negativos, não há formação de geada, há pouco referi que havia gotículas congeladas mas era pura ilusão de ótica devido ao brilho das gotas. Os carros estão simplesmente a escorrer água, há até gotículas nos cabos elétricos. Não sei o que pode estar a justificar tal, será que o facto de haver muita humidade relativa a condensar está de algum modo a subir as temperaturas das superfícies devido à libertação de energia no processo de formação do orvalho? A pressão atmosférica está também mais elevada o que faz diminuir o ponto de fusão.

Alguém tem alguma teoria que justifique o que está acontecer?
Infelizmente não disponho de dados de HR% decentes, mas se não for 100% deve lá andar muito perto.

Sigo com -0.7ºC sem geada:intrigante::intrigante:, o céu está limpo e o vento muito fraco parou. Creio que não será erro do sensor, até porque aqui ao lado a estação da Ermida também já leva valores negativos.
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Há algo esquisito a acontecer lá fora relativamente "à geada". Bom a verdade é que embora a temperatura já vá nos negativos, não há formação de geada, há pouco referi que havia gotículas congeladas mas era pura ilusão de ótica devido ao brilho das gotas. Os carros estão simplesmente a escorrer água, há até gotículas nos cabos elétricos. Não sei o que pode estar a justificar tal, será que o facto de haver muita humidade relativa a condensar está de algum modo a subir as temperaturas das superfícies devido à libertação de energia no processo de formação do orvalho? A pressão atmosférica está também mais elevada o que faz diminuir o ponto de fusão.

Alguém tem alguma teoria que justifique o que está acontecer?
Infelizmente não disponho de dados de HR% decentes, mas se não for 100% deve lá andar muito perto.

Sigo com -0.7ºC sem geada:intrigante::intrigante:, o céu está limpo e o vento muito fraco parou. Creio que não será erro do sensor, até porque aqui ao lado a estação da Ermida também já leva valores negativos.

-1.0ºC atuais, agora já com geada formada.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Boas.

Por aqui, uma manhã de geada com mínimas em torno de -4ºC. No meu sensor -2ºC por agora.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Minima de -1.6°C com muita geada, até nos ramos se formou. Sigo ainda com 0.0°C
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Estavas com receio de não haver geada. Afinal!... :D

Por acaso estava:lol:, porque não é muito frequente com -0.7ºC a água permanecer liquida, mas tenho para mim, que o motivo era o excesso de humidade relativa e de orvalho presente nas superfícies, orvalho esse que depois de congelado gera enormes quantidades de geada até nos sítios mais improváveis. O que ficou a faltar eram umas fotos:o:o
 
Estado
Fechado para novas mensagens.