Netatmo

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
API, eu já ouvi falar, mas não sei o que é. Mas é possível ter leituras em tempo real?

Uma API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.

São instrução deste tipo que se enviam ao servidor da Netatmo para pedir os registos da nossa estação :

GET /api/getpublicdata?access_token=[YOUR_TOKEN]&lat_ne=[YOUR_LAT_NE]&lon_ne=[YOUR_LON_NE]&lat_sw=[YOUR_LAT_SW]&lon_sw=[YOUR_LON_SW]&filter=[TRUE_FALSE] HTTP/1.1

Leituras em tempo real é impossível, pois o módulo principal só comunica com o servidor da Netatmo de 10 em 10 minutos e nesse mesmo intervalo envia logo duas leituras em simultâneo, ou seja, teoricamente temos leituras a cada 5 minutos !
O problema é que a API é manhosa, faz cache e não me disponibiliza logo as ultimas leituras que recebeu da estação...
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego


RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Muito obrigado pelo esclarecimento. Já imaginava não ser possivel ter dados em tempo real.

Pois...
Infelizmente em tempo real é completamente impossível obter dados da Netatmo.
Mesmo que se conseguisse ter acesso local ao módulo principal da estação, o tempo mínimo entre leituras seria sempre de 5 em 5 minutos.
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
E sem dados em tempo real, como é que se pode, por exemplo avaliar e registar rajadas de vento? Ela envia o valor da máxima rajada de vento, registada entre cada periodo de uploads de dados? E a taxa de precipitação, como é? Por vezes, acontecem (cada vez mais) chuvadas muito fortes que duram apenas uns minutos. Como é que a NETATMO reporta a taxa de precipitação?
 

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
E sem dados em tempo real, como é que se pode, por exemplo avaliar e registar rajadas de vento? Ela envia o valor da máxima rajada de vento, registada entre cada periodo de uploads de dados? E a taxa de precipitação, como é? Por vezes, acontecem (cada vez mais) chuvadas muito fortes que duram apenas uns minutos. Como é que a NETATMO reporta a taxa de precipitação?

Bom dia @Werk_AG

Essa é uma boa questão para testar...
Mas penso que apenas memoriza os valores que os módulos externos registam a cada 5 minutos.
Esses módulos depois enviam as leituras via RF para o módulo central, que a cada 10 minutos se liga à cloud da Netatmo e envia as duas leituras acumuladas...
Se assim for, é lógico que se perdem bastantes rajadas de vento e picos de chuva !
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ct1gnd

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Após algumas horas de insistência, lá conseguir colocar a Netatmo a enviar leituras a cada 15 minutos para a rede Meteoclimatic !!!

Alguém de vocês está inscrito nessa rede ?
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Eu não, basta inscrever ?
É fácil ?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Boa tarde @joselamego

O registo é bastante simples...
Trata-se de uma rede exclusivamente ibérica, em que as estações passam por um processo de validação.
Conseguir que as Netatmo enviem os dados para a Meteoclimatic é um bom desafio !
Recomendo a quem goste de desafios :viva:
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa tarde @joselamego

O registo é bastante simples...
Trata-se de uma rede exclusivamente ibérica, em que as estações passam por um processo de validação.
Conseguir que as Netatmo enviem os dados para a Meteoclimatic é um bom desafio !
Recomendo a quem goste de desafios :viva:
Obrigado RSS,
Como faço ?
Basta ir ao site do meteoclimatic e fazer registo ?


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Obrigado RSS,
Como faço ?
Basta ir ao site do meteoclimatic e fazer registo ?


Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Sim @joselamego
Tem que começar por aí :thumbsup:
Depois tem que arranjar um dispositivo que corra Linux e instalar por exemplo o WeeWx...
Depois tem que baixar a "planilha", e ensinar o WeeWx a usar essa "planilha"...
Por fim tem que instalar um add-on para ler os dados da "planilha" e enviá-los para o servidor da Meteoclimatic...
Ah... quase que me esquecia, para que o processo funcione automaticamente, é necessário configurar um cronjob que execute o .sh de 15 em 15 minutos !
Parece complicado, mas acaba por ser simples :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ct1gnd

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas, finalmente recebi o email do suporte da netatmo:

Dear Alexandre,



Thank you for contacting Netatmo support.

We haven't made any changes on our end.

However, recently this kind of situation keeps coming up, so we are currently working with WU on fixing this as fast as possible.

Thank you for your patience.



Have a great day!


Bianca
Netatmo Customer Service
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego