IPMA - Novidades, dúvidas, sugestões e críticas

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Também concordo que o Aviso de estradas perigosas por gelo ou qualquer outro motivo vai além dos deveres do IPMA. Tem de ser alguma outra entidade a coordenar isso. Nem se põe em questão.

Ainda assim, a informação das condições para tal tem de partir do IPMA sempre, é claro, se não for o IPMA a prever possibilidade de formação de gelo quem será? :)
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Vento Indefinido??? :intrigante:Só se for de "mordeste" :lol:
W9BemCr.jpg

Bem pode o IPMA retirar esses ventos indefinidos, porque senão teremos os telejornais a abrirem com "IPMA prevê vento indefinido para o Natal" ou então "Vem ai o Bruno (indefinido) Vendaval" :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
A estação de Sagres morreu desde do dia 7 de Janeiro. :buh:
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
A estação de Sagres morreu desde do dia 7 de Janeiro. :buh:

Se formos por aí, faz hoje precisamente 3 anos que fizeram o funeral à estação do Caramulo, começou com uma doença continuada que a levou desta para melhor. Gostava de saber o que é o que IPMA está a pensar relativamente aos seus restos mortais, porque nem nunca mais se falou no assunto, talvez lhes envie um mail um dia destes:disgust:
 
Última edição:

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,664
Local
Portalegre (400m)
http://www.ipma.pt/pt/media/noticias/news.detail.jsp?f=/pt/media/noticias/textos/verificacao.html

VERIFICAÇÃO DA PREVISÃO DAS TEMPERATURAS EXTREMAS DIÁRIAS

2018-01-16 (Administrador Geral)
A previsão automática do IPMA disponibiliza informação até 10 dias, nomeadamente em termos das temperaturas extremas diárias. Devido ao facto da atmosfera apresentar um comportamento caótico, a confiança de uma determinada previsão diminui à medida que o número de dias aumenta, pelo que se torna relevante saber qual a magnitude do erro de uma determinada previsão.

Na página, pode aceder-se à qualidade de previsão das temperaturas mínimas e máximas previstas pelo IPMA, elaboradas com uma antecedência de 1, 4 e 7 dias. Os locais disponíveis para consulta são as capitais de distrito e das regiões autónomas da Madeira e dos Açores.

A informação disponível apresenta os resultados dos últimos 4 meses, sendo de realçar que a qualidade da previsão varia em função da situação meteorológica e do local em análise. Uma previsão é considerada correta se a diferença entre os valores previsto e observado é menor ou igual a 2ºC. Nestas condições, no total das estações meteorológicas da rede do IPMA, a percentagem de previsões corretas com 1 dia de antecedência é da ordem de 90-95%, diminuindo para cerca de 80-85% com 4 dias de antecedência.

Com vista à uniformização dos conteúdos da página da Internet e da aplicação para equipamentos móveis, o IPMA passa a disponibilizar, na página de Internet com a previsão do estado do tempo até 10 dias, a informação relativa à temperatura sentida. Esta variável é calculada a partir da temperatura e da humidade relativa do ar a 2 m, bem como da intensidade do vento.
A temperatura sentida combina os efeitos da sensação de frio induzida pelo vento e da sensação de calor induzida pela humidade relativa do ar. De uma forma simplificada, tem-se que:

a) para um determinado valor de temperatura do ar a 2 m, o aumento da intensidade do vento tem, como consequência, a diminuição da temperatura sentida;
b) em situações com temperatura do ar a 2 m superiores a 26ºC, quanto mais elevada for a humidade relativa do ar a 2 m maior será a temperatura sentida.
Os valores de temperatura sentida são disponibilizados com frequência horária nos primeiros 2 a 3 dias de previsão. Nos restantes dias de previsão a frequência é tri-horária.
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão