Netatmo

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Não posso estar mais de acordo. E não só por isso...

As perguntas que formulei não são completamente inocentes, mas antes um chamar de atenção, para o tipo de "estação meteorológica" que é a NETATMO. Certamente conveniente para muita gente, pela facilidade de instalação, mas fica-se por aí. É que o seu preço não é assim tão pequeno, que não valha a pena equacionar outras alternativas como por exemplo uma Davis Vantage VUE, que já se aproxima muito mais do que é uma estação meteorológica no verdadeiro sentido do termo.

Da pouca experiência que tenho sobre o assunto, a mais valia que vejo existir nas estações Netatmo resume-se à facilidade com que se tem acesso aos dados... É necessário apenas instalar uma das muitas apps que existem para iOS ou Android e ponto final.
Para quem tem na ideia fazer seguimentos meteorológicos eficientes, assim como armazenar registos de temperatura/humidade/precipitação/vento fidedignos ao longo de 24 horas, esqueça completamente a Netatmo, não foi concebida para isso !

Agora a parte boa, instala-se em 5 minutos, basta ligar um transformador a uma tomada eléctrica e têm-se acesso à informação através de smartphone em qualquer local, dentro ou fora de casa.
Interage bastante bem com Home Automation (a que muitos chamam de domótica) através da Alexa e do IFTTT, além do módulo principal pode-se ter até mais 3 módulos internos para colocar em diferentes divisões e continuar a interagir com as restantes soluções de domótica que existam...
Desde que bem instalado, o sensor externo apresenta medições com bastante rigor e dá-se ao luxo de poder acompanhar os valores exibidos por estações Davis.

Se eu apelidar a Netatmo de um Gadget Meteorológico, talvez não esteja a dizer um grande disparate :unsure:
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
A minha opinião é a seguinte e vale o que vale:
Caso os sensores ou módulos das neatmo estejam colocadas(os) de forma apropriada, com todos os módulos a dar 24 h dados metereológicos para o WU, outro qualquer software ou site, penso que não ficam muito atrás das estações Davis, até mesmo da Acurite ou outra qualquer profissional !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Após algumas horas de insistência, lá conseguir colocar a Netatmo a enviar leituras a cada 15 minutos para a rede Meteoclimatic !!!

Alguém de vocês está inscrito nessa rede ?

Para quem quiser ficar com um registo simples e eficiente de valores diários, recomendo vivamente que se registem e comecem a enviar dados para a rede Meteoclimatic...
Está aprovada :bombar:
 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
E a sua estação Netatmo que aparece automáticamente no WU já reporta bem as leituras, ou voltou com o mesmo problema que já era conhecido anteriormente ?
È precisamente a mesma coisa. Para já não noto diferença alguma.
 

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
A minha opinião é a seguinte e vale o que vale:
Caso os sensores ou módulos das neatmo estejam colocadas(os) de forma apropriada, com todos os módulos a dar 24 h dados metereológicos para o WU, outro qualquer software ou site, penso que não ficam muito atrás das estações Davis, até mesmo da Acurite ou outra qualquer profissional !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Pois eu também tenho essa opinião. Infelizmente temos muita gente, por desconhecimento, ou talvez por comodidade não se esforçam em colocar os sensores devidamente e depois têm valores disparatados. A prova de que são bastante fiáveis é o caso do @RSS que compete á decima com 2 Davis vizinhas.
Tenho uma Davis a 10 km, que neste momento marca 1º. Todas a que estão na vizinhança marcam 7 - 8º
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: RSS e joselamego

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
È precisamente a mesma coisa. Para já não noto diferença alguma.

Também não vejo grande melhoria e até ver em termos de medições o meteoware, continua a portar-se muito melhor!
Vou esperar por amanha para confirmar os gráficos e lá voltaram as estações ao mapa da WU, agora está para ai uma confusão de estações repetidas LOL :lol:
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Para quem tem na ideia fazer seguimentos meteorológicos eficientes, assim como armazenar registos de temperatura/humidade/precipitação/vento fidedignos ao longo de 24 horas, esqueça completamente a Netatmo, não foi concebida para isso !

O que seria importante é na hora de comprar, cada um estivesse consciente do que cada tipo de "estação meteorológica" permite, exactamente como você demonstra estar, isto porque a melhor "estação" é aquela que melhor se adapta à finalidade e objectivos que cada um pretende obter. As NETATMO têm limitações (como qualquer uma) em alguns aspectos, e possibilidades em outros (integração com domótica, como referiu) que outras não têm tão facilmente.

Pelo que a resposta á pergunta: Que estação meteorológica devo comprar? - Deveria ser antes de tudo, uma outra pergunta: Para que finalidade pretende uma "estação meteorológica"?

É que, tenho conhecimento de agricultores que adquiriram NETATMO com intenção de as usarem para fins agricolas, finalidade para a qual o registo e armazenamento dos dados localmente é importantissimo.
Resumindo, hà pessoas a comprar Davis Vantage Pro que possívelmente ficariam melhor servidos com uma NETAMO, e o comprário tambem, infelizmente!
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
Tenho uma Davis a 10 km, que neste momento marca 1º. Todas a que estão na vizinhança marcam 7 - 8º

Está referir-se à que está no aerodromo de Pinhanços? É que até pode estar absolutamente certa, neste momento indica 0ºC. Depende das condições geográficas do local
Curiosamente lá perto, em Seia, perto da rua dos Plátanos, estão duas Netatmo, que distam apenas umas centemas de metros uma da outra, e neste momento uma indica 3ºC a outra 21ºC (mal instalada certamente).

Tenho duas estações meteo instaladas na Serra de Montejunto (uma na zona ocidental e outra na zona oriental), que não distam mais de uns 15Km uma (altitude 124m) da outra (altitude 235m), e é muito frequente ter diferenças de temperatura, especialmente nas mínimas de 6 a 7ºC, sendo que a da zona oriental (altitude 124m) tem sempre as minimas mais baixas.
Os sensores de temperatura usados em ambas são fiáveis (Sensirion SHT31), e obviamente estão instalados em escudos de radiação.
 

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Estive a verificar no mapa global da WU e nem todas as Netatmo "voltaram"...

Na zona de Faro e arredores faltam algumas !

A estação "METAR" do Aeroporto de Faro também foi de férias em Dezembro e ainda não regressou...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Boas, para qual delas devo pedir o claim novamente? Pelo que percebi para a segunda estação sair do WU temos que desactivar a partilha no mapa de estações da Netatmo certo?

@remember tens que pedir o claim da estação que aparece automáticamente no WU.
Aparecem duas porque crias-te uma manualmente no WU.
Podes evitar que apareçam duas, desactivando a partilha de dados na App da Netatmo.
Mas assim a tua estação vai deixar de aparecer no mapa da Netatmo.
 

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Para quem quiser ficar com um registo simples e eficiente de valores diários, recomendo vivamente que se registem e comecem a enviar dados para a rede Meteoclimatic...
Está aprovada :bombar:

ddey9y.jpg
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
O que seria importante é na hora de comprar, cada um estivesse consciente do que cada tipo de "estação meteorológica" permite, exactamente como você demonstra estar, isto porque a melhor "estação" é aquela que melhor se adapta à finalidade e objectivos que cada um pretende obter. As NETATMO têm limitações (como qualquer uma) em alguns aspectos, e possibilidades em outros (integração com domótica, como referiu) que outras não têm tão facilmente.

Pelo que a resposta á pergunta: Que estação meteorológica devo comprar? - Deveria ser antes de tudo, uma outra pergunta: Para que finalidade pretende uma "estação meteorológica"?

É que, tenho conhecimento de agricultores que adquiriram NETATMO com intenção de as usarem para fins agricolas, finalidade para a qual o registo e armazenamento dos dados localmente é importantissimo.
Resumindo, hà pessoas a comprar Davis Vantage Pro que possívelmente ficariam melhor servidos com uma NETAMO, e o comprário tambem, infelizmente!
Estou plenamente de acordo com tudo o que disse.
 
  • Gosto
Reactions: RSS e joselamego