Netatmo

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
@Werk_AG conheces algum sensor de radiação solar / UV que consiga interagir com o WeeWx, tipo ligado a um Raspberyy Pi através do GPIO ?
Ou em alternativa, que tenha um módulo de RF integrado para evitar ter que andar com fios cá por casa...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
As pilhas do meu sensor externo, não duram um mês! Vai depender da distância a que está o sensor... creio eu...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Sim... a distância a que está o sensor externo do módulo principal faz variar o consumo das pilhas
Porque quando o módulo externo envia as leituras por RF, recebe uma reposta do módulo principal a confirmar ou a pedir para repetir
O módulo externo mede a intensidade com que recebe o sinal do módulo principal e depois ajusta a potencia de transmissão
Se o sinal do módulo principal chegar fraco ao módulo externo, é possível que ele transmita sempre no power máximo e assim tenha um consumo abusivo...
Também é possível que o módulo externo tenha algum problema de software/hardware que esteja a provocar isso
A forma mais simples de fazeres testes é colocares o modulo externo próximo ao módulo principal e fazeres 1/2 dúzia de leituras ao consumo, usando um multimetro na posição de mA/h
Depois colocas novamente no local onde está e fazes novas medições
Assim facilmente chegas a uma conclusão se é a distancia entre os módulos que está a causar esse consumo excessivo

Se verificares que a causa do consumo excessivo é mesmo derivado à distancia entre os módulos, passa a usar pilhas de Lithium (não recarregáveis) e vais ver que a conversa passa a ser outra...

Estou certo @ct1gnd ?
Você é que é o entendido nas RF's :D
 

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
@Werk_AG conheces algum sensor de radiação solar / UV que consiga interagir com o WeeWx, tipo ligado a um Raspberyy Pi através do GPIO ?
Ou em alternativa, que tenha um módulo de RF integrado para evitar ter que andar com fios cá por casa...

Já li por ai algures que existe pessoal a utilizar painéis solares como sensores de radiação solar...
Não sei até que ponto as leituras poderão ser credíveis !
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
@ct1gnd já arranjei outro desafio !!!

Como o medidor de radiação solar / UV da Netatmo ainda vai demorar a sair, vou ter que arranjar uma alternativa !

Quero a minha estação com estes gráficos todos :D

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ITAVIRA7
Há campeão. Não é nada meigo. Lá vai o @RSS comprar outra estação. :D
Pois...... eu fiquei desiludido. Estive a ler acerca dos critérios para a atribuição da medalhinha e já vi
que eu não tenho nenhumas possibilidades. Não há meio de a minha estação enviar dados de 5 em 5 minutos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Sim... a distância a que está o sensor externo do módulo principal faz variar o consumo das pilhas
Porque quando o módulo externo envia as leituras por RF, recebe uma reposta do módulo principal a confirmar ou a pedir para repetir
O módulo externo mede a intensidade com que recebe o sinal do módulo principal e depois ajusta a potencia de transmissão
Se o sinal do módulo principal chegar fraco ao módulo externo, é possível que ele transmita sempre no power máximo e assim tenha um consumo abusivo...
Também é possível que o módulo externo tenha algum problema de software/hardware que esteja a provocar isso
A forma mais simples de fazeres testes é colocares o modulo externo próximo ao módulo principal e fazeres 1/2 dúzia de leituras ao consumo, usando um multimetro na posição de mA/h
Depois colocas novamente no local onde está e fazes novas medições
Assim facilmente chegas a uma conclusão se é a distancia entre os módulos que está a causar esse consumo excessivo

Se verificares que a causa do consumo excessivo é mesmo derivado à distancia entre os módulos, passa a usar pilhas de Lithium (não recarregáveis) e vais ver que a conversa passa a ser outra...

Estou certo @ct1gnd ?
Você é que é o entendido nas RF's :D
Eu sou entendido, mas o @RSS é que é expert na matéria.
Quase de certeza que o sinal que o modulo interno recebe é muito fraco. Mas isso pode sempre verificar-se na app da Netatmo. Se o sinal é de 1 ou 2, o melhor a fazer é deslocar um dos sensores até ter pelo menos
3 de sinal.
 
  • Gosto
Reactions: RSS e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Amigos,
Afinal o meu sensor externo está trabalhar bem .
HR de 91%
Temperatura atual de 10,3°C
E até as leituras no Wu estão bem
Mesmo a minha APP da estação no tlm está atualizar frequentemente ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: RSS e ct1gnd

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Há campeão. Não é nada meigo. Lá vai o @RSS comprar outra estação. :D
Pois...... eu fiquei desiludido. Estive a ler acerca dos critérios para a atribuição da medalhinha e já vi
que eu não tenho nenhumas possibilidades. Não há meio de a minha estação enviar dados de 5 em 5 minutos.

@ct1gnd penso que a questão dos 5 minutos é irrelevante...

Eu agora estou a testar o envio de leituras a cada 10 minutos (antes enviava a cada 6 minutos).

O que me acontecia no WU é que tinha quase sempre duas leituras repetidas

O motivo é que eu ia ler à API da Netatmo a cada 5 minutos, mas como a minha estação só faz envios para os servidores da Netatmo a cada 10 minutos (apesar de enviar duas leituras logo de uma vez), de nada serve tentar ir buscar informação à Netatmo a cada 5 minutos, porque a leitura que a API devolve é a última que lá está e não encontro maneira de ir buscar a ultima e a anterior...

Demonstrando com números...

Como estava:
# 20:00 - Estação Netatmo RSS envia 2 leituras para o servidor Netatmo
# Na cloud da Netatmo ficam as leituras das 19:55 e das 20:00
# 20:00 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Só recebo a ultima leitura das 20:00 ; a leitura das 19:55 não a consigo obter
# 20:00 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio a leitura que obtive do servidor Netatmo às 20:00
# 20:05 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Recebo novamente a leitura que foi enviada às 20:00, porque a minha Netatmo ainda não voltou a fazer novo envio para os servidores Netatmo
# 20:06 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio novamente as leituras repetidas que obtive do servidor Netatmo às 20:00

Como está agora:
# 20:00 - Estação Netatmo RSS envia 2 leituras para o servidor Netatmo
# Na cloud da Netatmo ficam as leituras das 19:55 e das 20:00
# 20:00 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Só recebo a ultima leitura das 20:00 ; a leitura das 19:55 não a consigo obter
# 20:00 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio a leitura que obtive do servidor Netatmo às 20:00
# 20:10 - Estação Netatmo RSS envia 2 leituras para o servidor Netatmo
# Na cloud da Netatmo ficam as leituras das 20:05 e das 20:10
# 20:10 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Só recebo a ultima leitura das 20:10 ; a leitura das 20:05 não a consigo obter
# 20:10 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio a leitura que obtive do servidor Netatmo às 20:10

Usando este ultimo critério, só actualizo de 10 em 10 minutos no WU, mas evito ter leituras repetidas
A forma de dar a volta a isto, caso a Netatmo não publique com muito atraso as leituras em https://my.netatmo.com/app/station é fazer um scrap à pagina web a cada 5 minutos e assim consigo obter as leituras intermédias que perco via API...

P.S. Qualquer dia escrevo um livro sobre as Weather Stations Netatmo :lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ct1gnd

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Amigos,
Afinal o meu sensor externo está trabalhar bem .
HR de 91%
Temperatura atual de 10,3°C
E até as leituras no Wu estão bem
Mesmo a minha APP da estação no tlm está atualizar frequentemente ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

A aranha deve ter ido ver a familia durante o fim de semana
2ª feira ela volta
Fica descansado :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
Se não existisse um @RSS tinha que ser inventado e este tópico já tinha morrido,

LOL

Se soubesse o que sei hoje nunca tinha comprado uma Netatmo !
Quem havia de dizer que aqueles tubinhos pequinininhos de alumínio dão uma trabalheira tamanho dum elefante !

Só comprei a Netatmo porque eles diziam que ela falava bem com a minha Alexa !
Nunca imaginei que tivesse que escrever tanto código para conseguir enviar umas simples leituras para a WU !
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
@ct1gnd penso que a questão dos 5 minutos é irrelevante...

Eu agora estou a testar o envio de leituras a cada 10 minutos (antes enviava a cada 6 minutos).

O que me acontecia no WU é que tinha quase sempre duas leituras repetidas

O motivo é que eu ia ler à API da Netatmo a cada 5 minutos, mas como a minha estação só faz envios para os servidores da Netatmo a cada 10 minutos (apesar de enviar duas leituras logo de uma vez), de nada serve tentar ir buscar informação à Netatmo a cada 5 minutos, porque a leitura que a API devolve é a última que lá está e não encontro maneira de ir buscar a ultima e a anterior...

Demonstrando com números...

Como estava:
# 20:00 - Estação Netatmo RSS envia 2 leituras para o servidor Netatmo
# Na cloud da Netatmo ficam as leituras das 19:55 e das 20:00
# 20:00 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Só recebo a ultima leitura das 20:00 ; a leitura das 19:55 não a consigo obter
# 20:00 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio a leitura que obtive do servidor Netatmo às 20:00
# 20:05 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Recebo novamente a leitura que foi enviada às 20:00, porque a minha Netatmo ainda não voltou a fazer novo envio para os servidores Netatmo
# 20:06 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio novamente as leituras repetidas que obtive do servidor Netatmo às 20:00

Como está agora:
# 20:00 - Estação Netatmo RSS envia 2 leituras para o servidor Netatmo
# Na cloud da Netatmo ficam as leituras das 19:55 e das 20:00
# 20:00 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Só recebo a ultima leitura das 20:00 ; a leitura das 19:55 não a consigo obter
# 20:00 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio a leitura que obtive do servidor Netatmo às 20:00
# 20:10 - Estação Netatmo RSS envia 2 leituras para o servidor Netatmo
# Na cloud da Netatmo ficam as leituras das 20:05 e das 20:10
# 20:10 - Faço um PULL DATA (pedir dados) à API da Netatmo
# Só recebo a ultima leitura das 20:10 ; a leitura das 20:05 não a consigo obter
# 20:10 - Faço um PUSH DATA (enviar dados) à API da WU e envio a leitura que obtive do servidor Netatmo às 20:10

Usando este ultimo critério, só actualizo de 10 em 10 minutos no WU, mas evito ter leituras repetidas
A forma de dar a volta a isto, caso a Netatmo não publique com muito atraso as leituras em https://my.netatmo.com/app/station é fazer um scrap à pagina web a cada 5 minutos e assim consigo obter as leituras intermédias que perco via API...

P.S. Qualquer dia escrevo um livro sobre as Weather Stations Netatmo :lol:

@ct1gnd não sei se teve alguma coisa a ver com a alteração que fiz de madrugada, mas ambas as minhas vizinhas Davis perderam as medalhas :scared:

Se eu não posso ter, eles também não :lol:

Acho que as bases de dados do WU agora ficaram baralhadas e não consideram nenhuma das três estações credível :facepalm:

Ou então vão me dar as 2 estrelas que tiraram às outras estações !!!
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
@ct1gnd não sei se teve alguma coisa a ver com a alteração que fiz de madrugada, mas ambas as minhas vizinhas Davis perderam as medalhas :scared:

Se eu não posso ter, eles também não

Acho que as bases de dados do WU agora ficaram baralhadas e não consideram nenhuma das três estações credível :facepalm:

Ou então vão me dar as 2 estrelas que tiraram às outras estações !!!
És o máximo RSS,
Ainda vais conseguir as medalhas da Wu e escrever um livro sobre a complexidade das estações Netatmo .
Eu comprei Netatmo devido a questões físicas e estar numa casa alugada..tivesse eu casa própria comprava ou Acurite ou Davis

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e RSS

RSS

Cumulus
Registo
5 Nov 2017
Mensagens
306
Local
Faro
És o máximo RSS,
Ainda vais conseguir as medalhas da Wu e escrever um livro sobre a complexidade das estações Netatmo .
Eu comprei Netatmo devido a questões físicas e estar numa casa alugada..tivesse eu casa própria comprava ou Acurite ou Davis

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Davis também me parece que aquilo funciona tão bem que depois não dá luta nenhuma...
Acaba por se tornar monótono !
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego