Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Já não és crente na 'teoria da compensação climatológica'?

Sim, enganei-me @joselamego :D
Vamos ainda ter a compensação destes dias mais secos e Anticiclónicos...
Final de janeiro e início de fevereiro irá dar cartas!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Estive à bocado a ver alguns dados que tinha guardado no PC, e deparei-me com dados um bocado "surreais" sobre o ano hidrológico de 2000-2001. Pá! Que saudades de um ano assim...(menos os episódios de morte e destruição desse triste inverno como foi a queda da ponte de Entre-os-Rios).
O SNIRH (Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos) teve uma estação hidrométrica na freguesia de Lamoso, aqui no concelho (não se trata de uma estação de montanha ou parecido - é uma zona urbanizada a aproximadamente 350-375 mts de altitude). Numa zona que eu sempre achei que seria mais húmida do que aquela onde tenho a estação. E parece que os dados o comprovam...
Aqui estão os meses e os totais de cada mês desse ano hidrológico.

3543,4 mm.
Trata-se de um valor muito alto, num ano especial. Esta estação tinha uma média de precipitação a rondar os 1750 mm (já a visualizei há uns anos mas não o posso confirmar agora, pois o SNIRH deixou de disponibilizar os dados).
A estação agrária localizada no centro da cidade de Paços de Ferreira (mais perto da minha estação), por comparação, tinha uma média de 1709,2 mm.

Ó tempo, volta pra trás! :D
Ainda nem 1 ano tinha mas já me falaram várias vezes desse ano, era dias e dias a chover sem parar. É de lamentar a tragédia!!
887.2mm em Março é um valor brutal, mais de 200mm que a média anual desta zona :p
Março, é o meu mês favorito! Tanto pode ser extremamente chuvoso como seco, é um mês de muitas surpresas. O último março chuvoso por aqui foi em 2013 cujo acumulado ficou entre os 200/300mm, estamos a falar de um mês que tem como média nesta zona cerca de 60mm. Se fosse assim este ano, a região sul sempre podia ter um verão mais tranquilo. :D
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Ainda nem 1 ano tinha mas já me falaram várias vezes desse ano, era dias e dias a chover sem parar. É de lamentar a tragédia!!
887.2mm em Março é um valor brutal, mais de 200mm que a média anual desta zona
Março, é o meu mês favorito! Tanto pode ser extremamente chuvoso como seco, é um mês de muitas surpresas. O último março chuvoso por aqui foi em 2013 cujo acumulado ficou entre os 200/300mm, estamos a falar de um mês que tem como média nesta zona cerca de 60mm. Se fosse assim este ano, a região sul sempre podia ter um verão mais tranquilo. :D
Estou confiante que este ano o Março vai ser a tábua de salvação !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Estou confiante num março mais chuvoso !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

José também estavas confiante para Janeiro... Infelizmente isto não vai lá com "fé" e "confiança", só vai lá com chuva a cair, com fartura e bem distribuída geograficamente, o que para mal dos nossos pecados não tem acontecido.. :(
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
José também estavas confiante para Janeiro... Infelizmente isto não vai lá com "fé" e "confiança", só vai lá com chuva a cair, com fartura e bem distribuída geograficamente, o que para mal dos nossos pecados não tem acontecido.. :(
Janeiro foi bom a 1 metade...a 2 péssima...fevereiro mais ou menos ..
Marco sim, será o melhor !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Janeiro foi bom a 1 metade...a 2 péssima...fevereiro mais ou menos ..
Marco sim, será o melhor !

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Pois, foi boa mas não dá em nada se depois pára como aconteceu. Estava tudo tão bem encaminhado, com os campos a ficarem finalmente com alguma água e os cursos de água a correr e entretanto, vem outra vez o anticiclone para cima de nós. Já não vale a pena ter esperanças em nenhum mês porque já lá vao 5 meses perdidos e restam apenas 2. Tal como já foi referido, para isto ficar bom para o verão teria de chover imenso em ambos.
35.3mm este mês por aqui. Até agora ainda menos que novembro e dezembro. :facepalm: Tirando quinta com 1/2mm, não choverá mais este mês.
 
Registo
23 Abr 2017
Mensagens
901
Local
Lisboa
Também estavam confiantes que janeiro ia ser um bom mês de chuva e depois acaba por não ser, Março também não vai dar em nada, já não tenho esperanças em mês nenhum e não me venham dizer que isto não é verdade, não tarda nada estamos na primavera/verão e ainda está,os nesta situação, não vamos a lado nenhum! :facepalm:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.