Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Regresso ao passado (recente) :D

Rts6QwS.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
Regresso ao passado (recente) :D

Rts6QwS.png
Passado? Acho que essa imagem esteve, está e estará bem presente nos nossos dias. Obviamente com algumas movimentações mas quem "sofre" é sempre o mesmo (península ibérica) e Açores por vezes (para não dizeres que sou mau) :hehe:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Passado? Acho que essa imagem esteve, está e estará bem presente nos nossos dias. Obviamente com algumas movimentações mas quem "sofre" é sempre o mesmo (península ibérica) e Açores por vezes (para não dizeres que sou mau) :hehe:

O padrão acima publicado (saída de controlo) é semelhante ao de Novembro, por exemplo, daí o 'passado recente'.

cSuychX.png


Já o padrão previsto no ensemble...

https://www.meteopt.com/forum/topic...emanas-janeiro-2018.9611/pagina-5#post-651387

... é diferente e tem sido mais ou menos consistente este mês. O anticiclone está mais sobre os Açores.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
O padrão acima publicado é semelhante ao de Novembro, por exemplo, daí o 'passado recente'.

cSuychX.png


Já o padrão previsto no ensemble (aquilo é a saída de controlo)...

https://www.meteopt.com/forum/topic...emanas-janeiro-2018.9611/pagina-5#post-651387

... é diferente e tem sido mais ou menos consistente este mês. O anticiclone está mais sobre os Açores.
Mas isso foi o que eu quis dizer, esteja onde ele estiver (sob o golfo da biscaia ou sob os açores), ele estende-se sempre até à PI afetando o estado do tempo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Mas isso foi o que eu quis dizer, esteja onde ele estiver (sob o golfo da biscaia ou sob os açores), ele estende-se sempre até à PI afetando o estado do tempo.

Nada a fazer quanto a isso :D

No Pacífico há um padrão análogo ao do Atlântico. A costa oeste dos EUA é também afetada por um anticiclone semi-permanente sendo seca a sul e muito húmida a norte. Já do outro lado do oceano, o Japão, como a costa atlântica dos EUA, tem um pouco de tudo em termos de tempestades.
 
  • Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Em 2011, uma vasta comitiva britânica (que incluía entidades governamentais e de protecão civil) deslocou-se à Madeira para estar alguns dias com os "congéneres" locais. A iniciativa passava por verificar in-loco as valências, méritos e dificuldades das entidades madeirenses em lidar com situações ligadas a condições meteorológicas extremas. Na altura, um dos representantes ingleses disse à comunicação social que a razão deste interesse seria prevenir e antecipar problemas semelhantes no Reino Unido no futuro. Segundo o próprio, havia indicações que de entre 40 a 50 anos o clima no sul de Inglaterra podia não ser assim tão diferente do que é hoje o da Madeira, pelo que poderiam deparar-se com problemas semelhantes.

Não querendo levar a discussão para a questão das alterações climáticas, a pujança e persistência do Anticiclones nestas andanças parece algo já previsto (e que poderá ficar ainda mais vincado) a médio prazo, por várias entidades.

Fazendo uma análise de sul para norte em águas atlânticas, verifiquemos o que tem acontecido em termos de incêndios florestais nos últimos anos. Gran Canaria arrasada com 20000ha em 2007. Tenerife arrasada com 20000ha em 2007. La Palma, mais a norte, e uma ilha mais parecida com a Madeira do que as anteriores, arrasada com 4000ha em 2009 e 4000ha em 2016. Madeira, arrasada com 6500ha em 2016...

Parece-me óbvio que a cadência dos fenómenos extremos está a aumentar no Atlântico. Aos Açores vai valendo os grandes índices de humidade que existem no Atântico, não está tão exposto como a Madeira e Canárias que estão ali "border line" com a dorsal africana. De qualquer forma, estes indicadores e a falta de chuva que se têm queixado os açorianos tem que ser seguida com especial atenção.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
No Pacífico há um padrão análogo ao do Atlântico. A costa oeste dos EUA é também afetada por um anticiclone semi-permanente sendo seca a sul e muito húmida a norte. Já do outro lado do oceano, o Japão, como a costa atlântica dos EUA, tem um pouco de tudo em termos de tempestades.

@MipsUc não publiquei mais cedo porque o portal esteve com problemas. Para ilustrar o que escrevi (anticiclones semi-permanentes do Atlântico e do Pacífico).

x78FIcB.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e MipsUc

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Já o padrão previsto no ensemble...

https://www.meteopt.com/forum/topic...emanas-janeiro-2018.9611/pagina-5#post-651387

... é diferente e tem sido mais ou menos consistente este mês. O anticiclone está mais sobre os Açores.

A carta que apresentaste não é a média do ensemble, mas sim a sua saída de controle, ou seja, apenas uma das 51 alternativas que o EPS apresenta. A previsão semanal do EPS até está bastante interessante para as próximas duas semanas, com forte anomalia negativa de temperatura em toda a Península Ibérica.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
A carta que apresentaste não é a média do ensemble, mas sim a sua saída de controle, ou seja, apenas uma das 51 alternativas que o EPS apresenta. A previsão semanal do EPS até está bastante interessante para as próximas duas semanas, com forte anomalia negativa de temperatura em toda a Península Ibérica.

Aqui foi a de controlo. No tópico da previsão foi a do ensemble a 15 dias (com a particularidade de indicar a localização dos núcleos depressionários das diferentes saídas) -> http://wx.graphics/models/ecmwf/eps_global_cyclones.php

Viste a previsão semanal aqui ou em outros portais? http://wx.graphics/models/eps/eps.php
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Viva amigos,
Penso que agora os mais entendidos já saberão dar uma previsão bem certeira para a próxima sexta feira na Madeira.
Principalmente a nível do aeroporto com os ventos, como tenho medo de andar de avião não vinha nada a calhar andar aos abanos de um lado para o outro na aproximação, não me vá borrar todo, caso contrário tenho que levar fralda :D
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Viva amigos,
Penso que agora os mais entendidos já saberão dar uma previsão bem certeira para a próxima sexta feira na Madeira.
Principalmente a nível do aeroporto com os ventos, como tenho medo de andar de avião não vinha nada a calhar andar aos abanos de um lado para o outro na aproximação, não me vá borrar todo, caso contrário tenho que levar fralda :D

É melhor colocar a fralda de prevenção :D

Primeiro, as "más" notícias. Neste momento a previsão é de vento forte na zona do Aeroporto.

Agora as boas notícias. Vento forte, é algo habitual lá. O vento deverá soprar do quadrante nordeste e, portanto, alinhado com a direcção da pista. Abanões pode acontecer em qualquer lado, não tenhas receio.
 

grandeurso

Cirrus
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
81
Local
Caniço, Ilha da Madeira
Viva amigos,
Penso que agora os mais entendidos já saberão dar uma previsão bem certeira para a próxima sexta feira na Madeira.
Principalmente a nível do aeroporto com os ventos, como tenho medo de andar de avião não vinha nada a calhar andar aos abanos de um lado para o outro na aproximação, não me vá borrar todo, caso contrário tenho que levar fralda :D
Pelo windguru o vento vai começar a aumentar na sexta e piorar no sábado. Se as previsões estiverem certas pelas 15 horas de sexta começa a apertar o vento. De qualquer modo já apanhei cagaços e não estava previsto vento e aterragens suaves quando estava a prever rajadas fortes...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.