Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Acho que esse modelo não é o GFS, mas um outro global qualquer:intrigante::
qko2szo.png
É mesmo o GFS pois no mapa do meteociel está o mesmo. A precipitação ocorre no dia 31 e 1 e nesse mapa que publicaste já é dia 2 daí já não aparecer nada...
Será algo imprevisível, dependerá da posição da depressão, já se sabe como é nestas situações, basta um pequeno deslize para cair tudo em terra...
IyY3VUk.gif
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
É mesmo o GFS pois no mapa do meteociel está o mesmo. A precipitação ocorre no dia 31 e 1 e nesse mapa que publicaste já é dia 2 daí já não aparecer nada...
Será algo imprevisível, dependerá da posição da depressão, já se sabe como é nestas situações, basta um pequeno deslize para cair tudo em terra...
IyY3VUk.gif

EDIT:
Peço desculpa então @algarvio1980 e joralentejano:hehe::hehe:. Para além de me ter enganado na hora que eram 12AM e não 12PM, o máximo que o GFS do meteopt mostra são 10mm às 00h de dia 1 e 1mm às 00h de dia 2.
DrywqDz.png


O problema acho que nem teve a ver com a resolução horária, no meteociel trata-se do mesmo período, 01h são 00h para nós e no weather.us é o mesmo período também, a questão tem mesmo a ver é com a resolução de mesoescala do meteociel e do weather.us. que são diferentes do GFS do fórum. Sendo que o Weather.us é o que tem maior resolução mesmo.

Ainda assim acho esquisito haver tanta diferença do modelo do fórum para os outros, é que a diferença é mesmo abismal, então no dia 2 :shocking::
34cfWBj.png
 
Última edição:

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,595
Local
Gondomar (105 metros alt)
Pelo que me parece, o frio intenso previsto para os primeiros dias de fevereiro foi literalmente absorvido pelo AA certo?...
Poderá vir ainda frio entre os dias 8 a 12 fevereiro ...ainda não é certo , mas há alguma tendência
Esta semana será seca no norte e centro e alguma chuva no sul ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Poderá vir ainda frio entre os dias 8 a 12 fevereiro ...ainda não é certo , mas há alguma tendência
Esta semana será seca no norte e centro e alguma chuva no sul ...

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Tirando alguma chuva no Algarve, não vejo chuva em mais lado nenhum da região sul. Apenas 1 ou 2mm no Baixo Alentejo, mas de nada valem e muito menos com este belo vento de leste. :rolleyes: Uma coisa é certa, nos próximos tempos está tudo a favor para esta seca se agravar ainda mais, temperaturas amenas, vento de leste e sem chuva à vista.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,595
Local
Gondomar (105 metros alt)
Tirando alguma chuva no Algarve, não vejo chuva em mais lado nenhum da região sul. Apenas 1 ou 2mm no Baixo Alentejo, mas de nada valem e muito menos com este belo vento de leste. :rolleyes: Uma coisa é certa, nos próximos tempos está tudo a favor para esta seca se agravar ainda mais, temperaturas amenas, vento de leste e sem chuva à vista.
Sim, apenas alguns mm ...nada demais.
E obrigado pelo reparo, a pouca precipitação será mais residual no Algarve mas não em toda a região .
Se chegar alguma ao baixo Alentejo já será sorte!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Tirando alguma chuva no Algarve, não vejo chuva em mais lado nenhum da região sul. Apenas 1 ou 2mm no Baixo Alentejo, mas de nada valem e muito menos com este belo vento de leste. :rolleyes: Uma coisa é certa, nos próximos tempos está tudo a favor para esta seca se agravar ainda mais, temperaturas amenas, vento de leste e sem chuva à vista.
Pois é o que parece... ridículo! Até no inverno o vento de leste faz das suas, ainda se viesse frio? Mas não, vento de leste e temperaturas de primavera em fevereiro :facepalm: Embora haja a remota (mesmo) possibilidade de exatamente o contrário, tudo vai depender do AA. Alguém que sopre para ele ir para sudoeste :lmao:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Pois é o que parece... ridículo! Até no inverno o vento de leste faz das suas, ainda se viesse frio? Mas não, vento de leste e temperaturas de primavera em fevereiro :facepalm: Embora haja a remota (mesmo) possibilidade de exatamente o contrário, tudo vai depender do AA. Alguém que sopre para ele ir para sudoeste :lmao:
Pois, evapora a água toda e estraga as plantações (as poucas que temos). Se isto continuar assim em todo o lado por muito tempo, lá se vai o bom caudal que as ribeiras têm onde tem chovido mais decentemente.
Quanto à entrada fria, nunca tive esperanças em tal coisa, tendo em conta a posição do anticiclone já se sabia que ele ia mandar tudo para o mediterrâneo como é costume. Este inverno, nem chuva, nem frio decente. :huhlmao: Aquilo que tem acontecido, não é nada de anormal. Até agora segundo as atuais previsões, a 1ª quinzena de fevereiro está feita.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,632
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pois, evapora a água toda e estraga as plantações (as poucas que temos). Se isto continuar assim em todo o lado por muito tempo, lá se vai o bom caudal que as ribeiras têm onde tem chovido mais decentemente.
Quanto à entrada fria, nunca tive esperanças em tal coisa, tendo em conta a posição do anticiclone já se sabia que ele ia mandar tudo para o mediterrâneo como é costume. Este inverno, nem chuva, nem frio decente. :huhlmao: Aquilo que tem acontecido, não é nada de anormal. Até agora segundo as atuais previsões, a 1ª quinzena de fevereiro está feita.
Por mim acabaram—se as esperanças de termos um bom inverno.
Passou—se o Outono e esta—se a passar o inverno secos.
Não há maneira de termos pelo menos um mês chuvoso em todo o país,para pelo menos amenizar a situação.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.