Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Bom dia colegas!
Ontem fui ao Pico da Barrosa, a 947 m, para testemunhar a noite lindíssima que se verificou ontem em São Miguel.
A noite foi de céu geralmente limpo, sem vento e concerteza havia muito poucas partículas no ar, pois os objetos à distância apresentavam-se muito nítidos. A lua estava quase cheia, o que permitiu iluminar de forma especial toda a paisagem.
Isto também é meteorologia, meteorologia é ver as paisagens de várias formas conforme a situação meteorológica existente.
Estas fotos foram tiradas em plena madrugada, pelas 2h da manhã, e o frio na serra fazia-me deixar de sentir as mãos.
As fotos foram tiradas com tempo de exposição de 30 segundos, tempo esse que vou aumentar da próxima vez.
Ao longe vê-se Ponta Delgada, do lado esquerdo; do lado direito situa-se a Vila das Capelas.
NES6ufs.jpg
KP8flZf.jpg
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Espero que continue. Entretanto antes das 14h deu umas valentes trovoadas no Funchal.

Não muito longe daí, em la palma, já foi reportado uma tromba de água!
eb47650faccf332439b11a528214004d.jpg


Não será de excluir a possibilidade de ocorrência deste fenómenos...
Pelo RDT, potências células não faltam...
a81126b05018a25c0b9c64aad1758fbc.jpg

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Há novidades relativamente ao radar da Madeira?

Os próximos dias, em teoria, serão propícios a convecção. O IPMA certamente utilizará a oportunidade para testar o radar mas eles não são os únicos interessados :D
 

Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Por aqui os aguaceiros começaram a ficar mais fortes a partir das seis da tarde (mais ou menos).
Mas antes disso, pela hora do almoço, veio um aguaceiro forte com trovoada... mas que passou rapidamente.

Já de noite o vento ficou mais forte e a certa altura ficou com um ruído estranho que não pude identificar... não excluo um avião... não sei bem até que horas podem aterrar... mas se foi avião andou a dar voltas... porque durou um bocado.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
@criz0r então tem de voltar, e aproveite as passagens baratas na época baixa. O anticiclone tem permitido dias consecutivos de tempo estável. Geralmente nublados, mas sem vento e com boa visibilidade.
Da próxima desça até à Lagoa do Fogo e aproveite para ouvir o som das gaivotas que habitam junto às suas margens.
É lindo de se ver e ouvir!
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
@Azorean Storm Buster voltarei com todo o prazer :thumbsup:. Sim, desta vez irei concerteza fazer o trilho até à Lagoa do Fogo.. Só não consegui visitar a Caldeira Velha por estar fechada até dia 9 de Fevereiro e as zonas a Norte da vila do Nordeste por falta de tempo.
De qualquer maneira, ainda tive a oportunidade de ver os locais mais conhecidos da Ilha e alguns mais recônditos como o Congro e a Lagoa de São Brás (um pequeno Paraíso).
 
Estado
Fechado para novas mensagens.