Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Janeiro 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Atención a los acumulados de precipitación para los próximos días en el Cantábrico Oriental y especialmente en la provincia de Guipúzcoa, norte y noroeste de Navarra, Baja Navarra, Lapurdi y Zuberoa. Pueden ser contundentes. Las inundaciones pueden ser probables:

b1df40069a26f4e6b47d65ea64936142o.jpg


f14a801adbd0a8964fc99338528e6b50o.jpg
O GFS, no mesmo local onde estão esses 320mm previstos pelo ECM, prevê menos de 50mm. Que diferença!! :hehe:
 


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,811
Local
Menorca
O GFS, no mesmo local onde estão esses 320mm previstos pelo ECM, prevê menos de 50mm. Que diferença!! :hehe:

Así es. Y en cambio el GFS marca un temporal de levante de manual en el Mediterráneo:

de988ebbba30dd4eacd7f603fc593e79o.jpg


Mientras el Europeo no lo ve ahora mismo (lo veía hace un par de días, pero ya no):

d4fd9a248848375d9ae39f39adeb589bo.jpg


Veremos quién se lleva el premio esta vez. La clave está en que el anticiclón azoreño bascule hacia el continente pasando por el Cantábrico y Francia, haciendo que la bolsa fría se descuelgue por su lado inferior hacia el oeste, alcanzando el Mediterráneo Ibérico. Obviamente, por mi situación, prefiero esta opción (la que marca el GFS), pero mucho me temo que ocurrirá la de las precipitaciones en Guipúzcoa (la que marca el Europeo). El GFS suele ver todo el sistema un poco más desplazado al oeste de lo que finalmente acontece. A ver qué ocurre en esta ocasión. Lucha entre los dos grandes :D
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
É uma grande entrada de ar frio, se acontecer vamos ter belas temperaturas negativas. Mas ainda falta muito tempo e tudo pode desaparecer.

Nesta previsão temos os motores ligados, os que ajudam a chegar o frio continental. Uma depressão com algum cavamento sobre o Mediterrâneo e o anticiclone a norte da Península Ibérica estendendo-se até á Escandinávia. Com isos de -34ºC a 5000m e isos de -8ºC 1500m, não é todos os Invernos e cada vez mais raros, mas com precipitação praticamente nula em Portugal.

BVWFaVR.png


Podia haver surpresas devido a atmosfera muito fria, ou depois de o ar frio por cá andar alguns dias, vir uma frente do Atlântico... mas ainda é muito sedo, já :D ando sonhar.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu estou um pouco reticente relativamente ao potencial desta possível entrada de ar frio continental. Embora estejam ainda vários cenários em cima da mesa, não me agrada o facto de vários modelos mostrarem um AA tão próximo de PT e tão potente aquando a possível chegada da dita massa de ar continental e isso parece para já estar presente em grande parte das saídas.

Por um lado, porque com um AA tão potente ao largo, as hipóteses de vermos neve diminuem, o facto de haver ar muito estável presente tende a desorganizar qualquer perturbação mais fraca que surja para gerar aguaceiros, para além de que inibe a possibilidade da formação de algum sistema frontal capaz de chegar a PT com frio instalado. Neste ponto a melhor saída foi mesmo a das 06Z de hoje do GFS, com formação de uma crista do Jet Stream associada à migração e curvamento em latitudes a norte da Grã-Bretanha, da parte mais forte da dorsal anticiclónica, ficando uma parte mais suave da dorsal ao largo de PT. Esta crista por sua vez estender-se-ia até à PI com o frio associado.
DL3H1pu.png


O outro problema é que um AA potente pode comprometer a chegada da dita massa de ar, basta haver uma aproximação excessiva da dorsal à península, que o frio é automaticamente levado para o mediterrâneo, e nesse caso a única esperança é a formação de uma cut-off retrógrada que nos possa ainda trazer muito frio e alguma precipitação com neve, condição esta que não tem sido mostrada nas últimas saídas.

Na sequência do que acabo de escrever, e muito embora tenham já aparecido boas saídas isoladas, creio que em grande parte delas, as áreas de geopotencial mais baixo e mais frio têm ficado algures entre o mediterrâneo e parte leste espanhola. O ensemble (média) do ECMWF vai de encontro àquilo que estou a dizer:

EDM1-216_gfo3.GIF


Já por sua vez o ensemble médio do GFS está melhor:
gens-21-1-192_rse3.png



A conclusão a retirar é que está tudo, de facto, muito volátil, mas o que nos interessa verdadeiramente são cenários do estilo da saída das 06Z do GFS, cenários esses que julgo para já estarem em minoria:hmm:

Ou então cenários como este do ensemble de controlo do GFS:D:
tempresult_cvv2.gif
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Eu estou um pouco reticente relativamente ao potencial desta possível entrada de ar frio continental. Embora estejam ainda vários cenários em cima da mesa, não me agrada o facto de vários modelos mostrarem um AA tão próximo de PT e tão potente aquando a possível chegada da dita massa de ar continental e isso parece para já estar presente em grande parte das saídas.

Por um lado, porque com um AA tão potente ao largo, as hipóteses de vermos neve diminuem, o facto de haver ar muito estável presente tende a desorganizar qualquer perturbação mais fraca que surja para gerar aguaceiros, para além de que inibe a possibilidade da formação de algum sistema frontal capaz de chegar a PT com frio instalado. Neste ponto a melhor saída foi mesmo a das 06Z de hoje do GFS, com formação de uma crista do Jet Stream associada à migração e curvamento em latitudes a norte da Grã-Bretanha, da parte mais forte da dorsal anticiclónica, ficando uma parte mais suave da dorsal ao largo de PT. Esta crista por sua vez estender-se-ia até à PI com o frio associado.
DL3H1pu.png


O outro problema é que um AA potente pode comprometer a chegada da dita massa de ar, basta haver uma aproximação excessiva da dorsal à península, que o frio é automaticamente levado para o mediterrâneo, e nesse caso a única esperança é a formação de uma cut-off retrógrada que nos possa ainda trazer muito frio e alguma precipitação com neve, condição esta que não tem sido mostrada nas últimas saídas.

Na sequência do que acabo de escrever, e muito embora tenham já aparecido boas saídas isoladas, creio que em grande parte delas, as áreas de geopotencial mais baixo e mais frio têm ficado algures entre o mediterrâneo e parte leste espanhola. O ensemble (média) do ECMWF vai de encontro àquilo que estou a dizer:

EDM1-216_gfo3.GIF


Já por sua vez o ensemble médio do GFS está melhor:
gens-21-1-192_rse3.png



A conclusão a retirar é que está tudo, de facto, muito volátil, mas o que nos interessa verdadeiramente são cenários do estilo da saída das 06Z do GFS, cenários esses que julgo para já estarem em minoria:hmm:

Ou então cenários como este do ensemble de controlo do GFS:D:
tempresult_cvv2.gif
De facto cada vez estou mais cético quanto á dita "pseudo-entrada"... :hmm: Digo isto por causa do ECM, que como se sabe, é o melhor a médio prazo e este prevê um cenário cada vez pior a cada saída. Nesta das 12z nem se fala :suicidio:
No entanto várias linhas do GFS tendem no sentido frio:
JLC8DQy.gif
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,811
Local
Menorca
De momento es ciencia ficción, pero... la DANA ejercería de atractor y... Me parece un poco forzado, pero aquí lo dejo:

ECM1-192_nns0.GIF

ECM1-216_ich6.GIF


Precipitaciones
db6d1c42823526af1ea64ae94e8093dbo.png


Nieve:
76b901a0453979024a4a0b9ab4803ebdo.png


Detalle del sureste ibérico:
ab44b8b11d81e4ed3eeddbe12644dd5bo.jpg

Lo dicho, ciencia ficción y muy forzado... de momento :D
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A entrada prevista pelo GFS é bastante fria, e ainda por cima com o vento a ajudar, daria uns dias bem gelados, contudo, aquilo que é mais necessário ( precipitação) estaria ausente ou com poucas probabilidades de ocorrer:

tempresult_pjt1.gif


O ECMWF também vê algo, mas menos acentuado:

tempresult_fir9.gif
 
Estado
Fechado para novas mensagens.