Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Previsão de precitipação e temperatura para os próximos dias:

Previsão de precipitação e temperaturas para os próximos dias (até 4 de Fevereiro)

No que diz respeito à precipitação, além da possibilidade de precipitação no Sul (como referido anteriormente noutro post), existe a possibilidade de existir precipitação, embora fraca, na zona do Gerês (provavelmente com neve?) (e talvez na zona de Miranda do Douro?):

WRF

nmmsp-1-72-0.png


HIRLAM

hirlamsp-25-48-0.png


ARPEGE

arpegesp-25-67-0.png


O modelo mais optimista, o ICON-EU :)

iconeu_sp1-25-120-0.png


No que diz respeito à temperatura, já é muito confiável que vão existir valores baixos de temperatura (abaixo de 0ºC) em várias regiões de Portugal Continental:

ECMWF

2 de Fevereiro
ECS0-72.GIF


3 de Fevereiro
ECS0-96.GIF



 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Seria melhor passar á primavera já realmente! Ao menos a ver se vinham umas cut-offs/trovoadas... Se calhar até já chegou, ainda ontem dormi mal por causa de uma MELGA, sim leram bem, uma melga a incomodar no final de Janeiro! Este país está perdido em tantos aspetos, naturais e não naturais... Enfim estamos mesmo a virar país de 3º mundo, em que a base da economia é o turismo :lmao:
Ainda o ano passado, fui picado por umas quantas melgas no meu quarto em Dezembro:facepalm::brucelee:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
IPMA

Massa de ar muito frio atinge Portugal a partir de quinta-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a "vasta região anticiclónica" que vai originar uma massa de ar muito frio.

Segundo um comunicado do IPMA, "uma vasta região anticiclónica, relativamente intensa", que ao meio-dia quinta-feira estará localizada a norte dos Açores e "em crista até à Islândia, vai desencadear "o transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente".

Acresce "uma intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas terras altas", prevendo-se, por isso, a partir da manhã de quinta-feira "vento forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 quilómetros/hora".

"Adicionalmente, verificar-se-á uma descida dos valores da temperatura máxima em todo o território", entre três e seis graus Centígrados, adianta o IPMA, salientando que "as baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico", especialmente entre a tarde de quinta-feira e a manhã do dia seguinte.

O IPMA acrescenta que até domingo vai continuar a sentir-se o vento forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, com exceção de sábado, "em que se prevê um enfraquecimento temporário do vento".

Neste dia, a "aproximação e passagem de um sistema frontal de fraca atividade poderá originar precipitação fraca na generalidade do território, com probabilidade entre 35 e 60% a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e inferior a 35% a sul do referido sistema, que a ocorrer será sob a forma de neve em cotas baixas".

https://www.jn.pt/nacional/interior...ortugal-a-partir-de-quinta-feira-9086347.html

 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Os modelos não estão maus em termos de frio, relativamente à conjugação de frio com precipitação, e nas horas certas, já sabemos o que a casa gasta.. :D

Cotas de 300 metros parecem-me baixas demais, mas uns 500/600 metros não serão descabidos, assim ocorra precipitação.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Os modelos não estão maus em termos de frio, relativamente à conjugação de frio com precipitação, e nas horas certas, já sabemos o que a casa gasta.. :D

Cotas de 300 metros parecem-me baixas demais, mas uns 500/600 metros não serão descabidos, assim ocorra precipitação.
Agora nesta saída do GFS, principalmente a 1º metade do dia de domingo parece bastante interessante, isos entre os -3/-5ºC aos 850hpa no norte e também bom frio aos 500hpa inferior a -30ºC. Há também alguma precipitação residual, a tal lotaria do costume. Considerendo já haver algum frio instalado e ser uma entrada de N/NNE penso que os tais 300m de cota seriam bem possíveis ao início da manhã pelo menos... :unsure: O problema lá está, é que não me acredito nada que isso ocorra :lol:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
Estado
Fechado para novas mensagens.