Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
O Inverno acaba a 20 de Março.

Vou repetir: O Inverno acaba a 20 de Março.

Uma pessoa passa uns dias sem cá vir e de repente fica com a sensação que já estamos a primavera e que não choverá mais nesta estação quando ainda falta metade dela.

Enfim. Para estas pessoas é mais simples pensar da seguinte forma:

- Assumir que nunca mais irá chover em Portugal e que a temperatura média passará agora a ser subsariana.

Desta forma só irão ter boas surpresas e irão ver o mundo com outros olhos.
 


Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Nivel de aviso rojo por allí los dos próximos días :D

Eu sei @Pek, mesmo por isso a minha afirmação. Mas, na minha região, teríamos igualmente de rebentar com o Sistema Central. :D

Agora a previsão do ECM a 150 horas é que é um mimo

KBPgetg.jpg


E o GFS está, mais ou menos, pelo mesmo caminho

XTLxPEt.png


O ensemble apresenta um 30% muito raro nesta zona

SRADlBN.png


Sabemos quanto volátil poderá ser esta previsão, mas não deixa de ser interessante a mudança de panorama, dada a luta entre AA e depressões com circulação N/S e bastante frio associado. Basta ver a linha de controlo com temperaturas de quase -5 ºC a 850 hPa e quase -38ºC a 500 hPa. :w00t: :cold:
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
A mim faz-me confusão esta discriminação meteorológica. Já sei, o AA...
Tão só interioridade, é muito simples, não existe qualquer discriminaçáo, a neve nada tem de "discriminatório"
 
  • Gosto
Reactions: tone e joselamego

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,174
Local
Setúbal
Eu enterrei o inverno em ternos daquilo que mais precisamos que é chuva!! Ate pode nevar a cota 0 que não vai fazer disso um fraco inverno em chuvas em particular no centro e sul...enquanto vier estas entradas frias apenas temos amostras de chuva é a realidade.
Dai que não retiro uma vírgula no que disse... Estas saídas tão boas para frio e neve sim sem duvida, espero que se concretize mesmo que prefira outro tipo de situação mais tempestuosa
 

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Tão só interioridade, é muito simples, não existe qualquer discriminaçáo, a neve nada tem de "discriminatório"
Percebo pouco disto, mas tão só interioridade parece-me pouco.

Então e as recentes tempestades nos Estados Unidos? Nova Iorque, Nova Jersey, Carolina do Norte já bem mais a sul do que Portugal... já sei... AA
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Percebo pouco disto, mas tão só interioridade parece-me pouco.

Então e as recentes tempestades nos Estados Unidos? Nova Iorque, Nova Jersey, Carolina do Norte já bem mais a sul do que Portugal... já sei... AA
Sáo factores completamente diferentes.
Ex em Ottawa ontem estavam -21ºC em Lisboa uns 18ºC , os lagos, os cinco grandes lagos e todo o efeito provocado, enfim poderás verificar tudo muito simplesmente basta para tal quereres
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Percebo pouco disto, mas tão só interioridade parece-me pouco.

Então e as recentes tempestades nos Estados Unidos? Nova Iorque, Nova Jersey, Carolina do Norte já bem mais a sul do que Portugal... já sei... AA

Queres comparar a costa Leste dos EUA com Portugal? Lá eles apanham com massas de ar gélida continental que vem de Norte/NW/Oeste.

Aqui qualquer massa que venha dessas direcções é uma entrada mais marítima, e logo menos fria e continental.

Entradas Continentais aqui em Portugal vêm sempre de NE/E e normalmente são secas, se vier de Norte, muita precipitação fica retida no Norte de Espanha, nas montanhas, claro que por vezes há excepções, mas são raras.
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
592
Local
Queijas/Oeiras
Factos são factos, e a verdade é que Janeiro foi seco em grande parte do continente. Portanto são 10 meses consecutivos com precipitação abaixo do normal, exceptuando zonas do norte. Fevereiro não me convence para já, portanto é complicado ser otimista.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Em Portugal não podemos ter frio e chuva, ou uma coisa ou outra. Algumas vezes no Inverno a chuva atrasa-se na sua retirada das montanhas, é apanhada desprevenida pelo frio e neva umas horas, ou minutos.

Para Portugal continental a previsão para o mês de Fevereiro é bastante clara: temperatura abaixo da média para este mês e chuva também abaixo dos valores-padrão: http://effis.jrc.ec.europa.eu/applications/monthly-forecast/

Factos são factos, e a verdade é que Janeiro foi seco em grande parte do continente. Portanto são 10 meses consecutivos com precipitação abaixo do normal, exceptuando zonas do norte. Fevereiro não me convence para já, portanto é complicado ser otimista.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.