Seguimento Sul - Fevereiro 2018

vamm

Cumulonimbus
Registo
26 Set 2014
Mensagens
2,319
Local
Ourique
Quanto a vocês, não sei, mas estou a passar Garvão, Ourique, e estou perante o céu mais lindo e assustador que alguma vez vi na vida :eek:
EqmU1dy.jpg
 


Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Vou sempre ficar na dúvida, se era granizo ou graupel, o sol brilhava e dava um efeito muito esbranquiçado às pingas, mas para sincero associei a granizo, se calhar era graupel, nunca vi cair granizo com meia dúzia de pingas isso é verdade, a minha mãe é que gritou está a nevar, que mais parecia ser neve e eu não estás bem neve com 13ºC deve ser deve.



Mas, a temperatura rondava os 12/13ºC tanto aqui como em Tavira, com essa temperatura pode cair graupel?
Querem, lá ver que vem aí, mais graupel. :huhlmao:

Julgo que não é totalmente descabido haver graupel com essas temperaturas, o graupel é um hidrometeoro que a meu ver consegue progredir mais rapidamente durante o seu processo de queda, devido ao encapsulamento de gelo o que associado a um downdraft forte, torna a sua ocorrência possível. Pelo video tem aspeto de ser, mas nada como lá estar para ver, porque ao contrário do granizo o graupel desfaz-se com mais facilidade e não ressalta tanto. Mas de qualquer modo parece-me um ótimo registo, comparativamente a quem permanece na penúria como eu (nem granizo, nem graupel, nem chuva nem nada, um redondo "0":(
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa tarde ,
Manhã de céu limpo e tarde marcada por muitas nuvens, o sol espreitava ou ficava escondido !
As nuvens eram provenientes das zonas de Ourique, São Marcos( ou seja Alentejo ) ...
Resumo de hoje :
Máxima de 10,9°C
Mínima de 3,2°C
Atual de 7,9°C ( sensação de 5)
Pressão a 1009 hPa
65% HR

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Graupel esta tarde por volta das 15:50 em Serpa
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, dia com sol aumentando de nebulosidade e ao cair da noite choveu e caiu pouca água-neve que derretia logo em contacto com o vidro da janela. O vento soprou moderado com rajadas de norte.

Máxima: 13.8ºC
mínima: 4.9ºC
actual: 7.0ºC :cold:

Precipitação: 1 mm

A estação que fica a norte de mim, acumulou ainda 1.27 mm. https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IFAROEST3

Foto tirada para norte (com a Serra de Monte Figo ao longe):
20870702_e7rv9.jpeg
:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Mandaram-me esta foto de hoje pelas 18h em Castro Verde
VLzXgYH.jpg