Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Pessoalmente só tenho pena que o indivíduo em questão viva em Menorca. E eu que estava pensando numa wall... :D

:lol: Construção complicada
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e joselamego

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,135
Local
Abrantes
Sou muito pouco assíduo nos comentários: mea culpa. Contudo, não posso deixar em branco, sem uma palavra, o despropositado incómodo manifestado aqui por referências meteorológicas dos nossos "hermanos". É verdade ter a Península Ibérica diversas nacionalidades e dois estados independentes, de qualquer forma há uma unidade geográfica inquestionável e incontornável. Esquecer isso, menorizar os acontecimentos meteorológicos que sucedem em toda a Península Ibérica, parece-me pouco lúcido e com falta de sustento e verdade científica. No meu entender, nesse aspecto, todas as contribuições são de saudar. Pena, sim, não haver mais. O meu mais vivo agradecimento ao Pek pelas suas inestimáveis intervenções.

Concordo plenamente, O planeta TERRA é um SISTEMA GLOBAL, Já todos deviam saber disso.
 

Teya

Cumulus
Registo
27 Set 2014
Mensagens
340
Local
Olival Basto / Odivelas/ Lagos
Prefiro ler os posts do @Pek , do que ler 80 páginas de seguimento livre com lamúrias, que é só AA, que não chove, vem aí o deserto é isso que dá valor ao fórum tenho sérias dúvidas que seja isso.

Diria, que os posts do @Pek , em termos de conteúdo são uma fonte de riqueza enorme, as fotos que ele coloca aqui no fórum, quer da neve, quer das enxurradas em Múrcia, quer das paisagens espanholas.

@Pek , o problema é que não choras, não fazes lamúrias, não gritas é só AA que isto vai virar deserto e etc. , aí já ninguém criticava.

Faço minhas, as suas palavras! Obrigada ao @Pek por todos os registos e participação em vários tópicos do fórum, é sem dúvida uma mais-valia para este fórum.
 
Última edição:

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Faço suas, as minhas palavras! Obrigada ao @Pek por todos os registos e participação em vários tópicos do fórum, é sem dúvida uma mais-valia para este fórum.

Obrigado!! :)
 

dopedagain

Cumulus
Registo
2 Jan 2016
Mensagens
484
Local
Fornelos - Ponte de Lima(200m)
De verdad que lo de la nieve en algunas zonas del tercio norte ibérico puede acabar siendo brutal al final de este episodio. En el último vídeo de los ciervos y en este mensaje podéis ver cómo está ya la localidad de Maraña, a reventar de nieve, pero es que la previsión automática de AEMET para los próximos 7 días es ésta :shocking: :cold::cold::

25a1f953a5d382802d42ee3c69b23d34o.jpg
PeK não faças caso ao comentários inúteis. És um grande membro deste forum, e toda a tua informação é interessante, apaixonada, e útil. Vivendo a 30km da Galiza e tendo muitos e bons amigos espanhóis, desejo e espero que continues a presentear nos com o teu trabalho.

Un saludo hermano!
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
591
Local
Queijas/Oeiras
100% do continente encontra-se em seca, portanto os dados oficiais após final de Janeiro confirmam que a situação é muito má. Com Fevereiro a tender para mais do mesmo não vejo como uma primavera, mesmo que chuvosa, possa reverter a situação.

Dados IPMA :

Em relação à precipitação o mês de janeiro classificou-se como seco, com um valor médio de
precipitação em Portugal continental (76.5 mm) que corresponde a 65 % do valor normal (Figura 4).
Nos últimos 15 anos, apenas em 5 anos o valor médio da quantidade de precipitação em janeiro foi
superior ao valor normal (1971-2000).
De referir que é o 10º mês consecutivo com valores de precipitação mensal inferiores ao normal
(Figura 5).
De acordo com o índice meteorológico de seca PDSI, no final do mês de janeiro (Figura 6 e Tabela 1),
verificou-se, em relação a 15 de janeiro, um aumento da área em situação de seca severa, em
particular nas regiões do interior Norte e Centro.
No final deste mês cerca de 56% do território estava em seca severa, 40% em seca moderada e 4%
em seca fraca
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,566
Local
Açores

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Os meus objetivos para este inverno eram experenciar -10°C e/ou presenciar queda de neve... será que ainda se cumpre esta semana? :D A aemet acaba se subir a probabilidade de precipitação na fronteira norte para 45% amanhã de tarde, cota 300. Se houver indícios de precipitação vou atrás dela :lol: Na quinta as mínimas prometem, vento nulo e muito frio em altura... vou fazer registos nos "buracos" ao redor daqui:thumbsup:
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
só acho estranho que se tenha dito que vinha uma vaga de frio qdo não está frio assim por ai alem...resta saber o que se vai passar nos próximos dias. Ou ja se esqueceram do que é frio a serio?
Sigo já com 11 graus e parece-me q vai subir bem

Não é nenhuma situação de frio excepcional, sim é verdade. Até aí tudo bem.
E qual é a novidade que as mínimas mais baixas (pelo menos a cotas baixas) são obtidas em situações de inversão térmica com tempo totalmente estável e anticiclónico, e acima de tudo sem vento???
Esta situação tem bastante frio a vários níveis, mas não é totalmente estável, tem bastante vento, mínimas mais agressivas só em cotas altas ou nas regiões do interior Norte/Centro. Qual a surpresa?
Quando o vento acalmar a partir do meio da semana zonas mais baixas poderão sim ter algumas mínimas mais baixas.

Daí a fazer este alarido todo que não está frio etc etc. Calma lá!!!
Aliás, frio não é só mínimas baixas, é também máximas baixas. E de certeza que as máximas estão bem mais baixas por todo o lado do que nesses dias estáveis sem vento onde se dão mínimas mais interessantes. E se calhar até as temperaturas médias diárias o estão...

lFVAURK.jpg



Não me parece que nesses dias de mínimas gélidas com tempo anticiclónico totalmente estável sem vento as temperaturas médias diurnas sejam mais baixas que essas sinceramente... Dias com temperatura média diária abaixo dos 10º em todo o território não me parece que sejam propriamente comuns em Portugal continental.... (excepto locais com nevoeiro persistente).

Portanto desculpem lá, mas olhando para esse mapa... Sim, para os padrões portugueses, está frio, e generalizado, e ainda por cima acentuado pelo intenso vento.

Para o comum cidadão, e para as actividades em geral da população o que é mais gravoso e desconfortável, inventando um exemplo genérico?

1) Um dia sem vento, de sol, com mínima de -3º e máxima de 13º
2) Um dia com algumas nuvens, muito ventoso, com mínima de 2º e máxima de 7º.


Não tenho grandes dúvidas em dizer que o 2º dia é mais desconfortável para a generalidade da população, tendo em conta os horários mais normais de actividade das pessoas, e acima de tudo tendo em conta que no 2º caso não há qualquer período diurno de algum "conforto térmico", ao contrário do 1º, em que o dia até é bastante "agradável", e que poucas pessoas vão sofrer assim tanto desconforto térmico no período mais frio nocturno.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
PeK não faças caso ao comentários inúteis. És um grande membro deste forum, e toda a tua informação é interessante, apaixonada, e útil. Vivendo a 30km da Galiza e tendo muitos e bons amigos espanhóis, desejo e espero que continues a presentear nos com o teu trabalho.

Un saludo hermano!

Obrigado, hermano!! :):)

Conexão diária com o frigorífico :D

a9cc972dadd90e25737432713d97ef72o.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.