Seguimento Interior Norte e Centro - Fevereiro 2018



Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa tarde.

Péssima noite:buh::buh::disgust:, como puderam observar a partir das 23h comecei a perder a vontade completa de fazer relatos...

A mínima chegou aos -2.0ºC quase sem geada, o vento foi de tal forma intenso e frequente que conseguiu secar quase na totalidade todas as gotículas de orvalho, ainda deu para começar a gelar a água dos bebedouros das aves do quintal, fora isto nada mais aconteceu. E só foi aos -2ºC porque a partir das 5:30 o vento reduziu circunstancialmente...

O evento está arrumado para mim. Amanhã vai ser ainda pior que segunda-feira, chegará mais nebulosidade e um freezing level elevadíssimo durante o período que podia chegar precipitação. Como o núcleo da bolsa de ar frio ainda é menos expressivo, não espero nem ponta de aguaceiros para aqui, acabou-se:angry:! Sexta é mais do mesmo, e ainda por cima com um sistema frontal.... Bragança e Cova da Beira que se vão preparando, porque mais uma vez se tiver que haver alguma coisa é aí!

De resto, venha a chuva porque estes eventos tiram-me do sério...Ainda bem que não me iludi muito, que é para desilusão ser mais suave.... Prossigo há 7 anos a colher desilusões...

"Fim da choraminguice!"
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Fresco por aqui, 5,7ºC e céu nublado, com 6,0ºC de máxima.
Nos vasos, ainda não fundiu completamente a água que tinha gelado durante a noite, aqui na varanda.
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Boa tarde.

Péssima noite:buh::buh::disgust:, como puderam observar a partir das 23h comecei a perder a vontade completa de fazer relatos...

A mínima chegou aos -2.0ºC quase sem geada, o vento foi de tal forma intenso e frequente que conseguiu secar quase na totalidade todas as gotículas de orvalho, ainda deu para começar a gelar a água dos bebedouros das aves do quintal, fora isto nada mais aconteceu. E só foi aos -2ºC porque a partir das 5:30 o vento reduziu circunstancialmente...

O evento está arrumado para mim. Amanhã vai ser ainda pior que segunda-feira, chegará mais nebulosidade e um freezing level elevadíssimo durante o período que podia chegar precipitação. Como o núcleo da bolsa de ar frio ainda é menos expressivo, não espero nem ponta de aguaceiros para aqui, acabou-se:angry:! Sexta é mais do mesmo, e ainda por cima com um sistema frontal.... Bragança e Cova da Beira que se vão preparando, porque mais uma vez se tiver que haver alguma coisa é aí!

De resto, venha a chuva porque estes eventos tiram-me do sério...Ainda bem que não me iludi muito, que é para desilusão ser mais suave.... Prossigo há 7 anos a colher desilusões...

"Fim da choraminguice!"


Vamos ver Neves, estas são mais propicias para Bragança.

Por aqui esta ser uma tarde de nebulosidade alta com uma temperatura que tem rondado os 7ºC, com vento por vezes moderado de norte.
 
Registo
7 Out 2014
Mensagens
148
Local
Vila Real
Boa tarde.

Péssima noite:buh::buh::disgust:, como puderam observar a partir das 23h comecei a perder a vontade completa de fazer relatos...

A mínima chegou aos -2.0ºC quase sem geada, o vento foi de tal forma intenso e frequente que conseguiu secar quase na totalidade todas as gotículas de orvalho, ainda deu para começar a gelar a água dos bebedouros das aves do quintal, fora isto nada mais aconteceu. E só foi aos -2ºC porque a partir das 5:30 o vento reduziu circunstancialmente...

O evento está arrumado para mim. Amanhã vai ser ainda pior que segunda-feira, chegará mais nebulosidade e um freezing level elevadíssimo durante o período que podia chegar precipitação. Como o núcleo da bolsa de ar frio ainda é menos expressivo, não espero nem ponta de aguaceiros para aqui, acabou-se:angry:! Sexta é mais do mesmo, e ainda por cima com um sistema frontal.... Bragança e Cova da Beira que se vão preparando, porque mais uma vez se tiver que haver alguma coisa é aí!

De resto, venha a chuva porque estes eventos tiram-me do sério...Ainda bem que não me iludi muito, que é para desilusão ser mais suave.... Prossigo há 7 anos a colher desilusões...

"Fim da choraminguice!"

Concordo contigo!!!!
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Muita nebulosidade para O e SO, de resto acho que o vento que está a esta hora já deixa adivinhar o que aí vem em termos de mínimas...

Temp. atual: 7.4ºC
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Esta manhã. No fundo deste vale os valores de temperatura mínima costumam ser ainda mais baixos que na estação do IPMA, que fica no topo de uma colina.
20872021_c9eBE.jpeg


Por agora ainda algumas nuvens e 4,7ºC.

Parece que a geada não chegou a derreter! :cold:

Quando vivia aí lembro de isso acontecer nos lugares sombrios, por vezes a persistência de geadas em dias sucessivos dava quase a ideia de neve acumulada. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Parece que a geada não chegou a derreter! :cold:

Quando vivia aí lembro de isso acontecer nos lugares sombrios, por vezes a persistência de geadas em dias sucessivos dava quase a ideia de neve acumulada. :)

Sim, isso acontece mais facilmente nas situações anticiclónicas puras, aquelas em que não há vento, nem nuvens durante o dia. Hoje, com os valores mínimos muito baixos, é possível que tenha aguentado em alguns locais, apesar do vento e da nebulosidade que se manteve durante o dia.

A nebulosidade é um fator muito negativo para impedir que a geada se mantenha durante o dia, pois não permite que ocorram perdas por irradiação.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Na estação do IPMA em Bragança a temperatura horária ainda desceu aos -7.2ºc (curioso para ver a mínima real )

braganca.jpg


Ali perto, e mais frio, só mesmo no congelador da Sanábria :D :cold:

sanabria.jpg
 
Última edição:

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Pôr-do-sol há 10min:
zSCV6Vs.jpg

SjG0E3K.jpg

ayJGLRp.jpg


Entretanto lá anda o vento à solta... 6.4ºC atuais.