Seguimento Sul - Fevereiro 2018



c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Cada vez fico mais pasmado com esta estação :eek::
WhzHgzB.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Cada vez fico mais pasmado com esta estação :eek::
WhzHgzB.png
Até não fico muito, basta estar mesmo junto ao curso de água e bem abrigado para tal. Já houve vezes em que cheguei a sair do forte local de inversão que já falei aqui algumas vezes, às 21h com -3°C. Basta estar junto ao curso de água, não é por acaso que a famosa Seiça, no litoral centro também regista belas mínimas. Entretanto, chego à vila e tinha 1°C, às vezes pergunto-me a que valor terá chegado a temperatura neste local, no dia em registei -7°C :rolleyes:
_________
Entretanto, sigo com -0,7°C (Nova mínima)
Junto ao rio, já deve ir bem à volta dos -2/-3°C, estou a 350m do rio e mais alto, ainda faz muita diferença. :D
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
3,9ºC por aqui, podia ser mais baixa não fosse o vento a estragar tudo antes das 0h. Entretanto numa estação num vale perto de Castelo de Vide, a polaridade da temperatura inverte-se com -3,9ºC! Essa zona costuma ser extremamente fria no inverno.

@c0ldPT essa zona é mesmo muito fria, e algumas zonas adjacentes também. Já apanhei -7ºC numa aldeia que está aí perto de madrugada numa situação sinóptica destas.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre

Não deixa de ser interessante, mas creio que estará sob influência directa de Este, pois a subida de temperatura nesta manhã é demasiado significativa. O vento de Este pode explicar um pouco mas creio que o Sol incide directamente no sensor. A subida dos -4,2 ºC às 7.42 h para 2,5 ºC às 9.03 h parece-me muito brusca (6,7 ºC numa hora).
Como já falamos há uns dias, pena não haver nenhuma estação em S. Salvador da Aramenha (Portagem), pois creio que ai ainda é mais frio, pois fica num vale claramente influenciado pelas serras em redor.
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
307
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Olá malta, bom dia!
Por Cuba esta noite mínima do ano com 1.1ºC, o que a juntar ao vento médio próximo de 30km/h dava uma sensação gelada de -5ºC... :cold:
Como o local é muito exposto o destaque tem ido para o vento com rajadas a tocarem os 60km/h quase todos os dias. Ontem ambiente muito seco com 31% HR mínima.
Aproveito para partilhar o resumo do mês de Janeiro (por vezes abre um tópico para isso) nalguns gráficos que fiz (pdf)
Espero sinceramente que as boas perspectivas de chuva que nos têm acompanhado desde o outono finalmente se concretizem no final deste mês, caso contrário a situação no Alentejo fora da área actual de Alqueva será muito preocupante.:intrigante:
 

Attachments

  • Jan18.pdf
    135 KB · Visto: 52