Seguimento - Incêndios 2018

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Incêndios? Em fevereiro?? Objetivos :brucelee:

h1BTGkK.png
 


DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Tenho reparado que aqui na zona a EDP/REN andam a cortar árvores junto às linhas de alta e média tensão. Se calhar aprenderam algum coisa com o verão passado.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Tenho reparado que aqui na zona a EDP/REN andam a cortar árvores junto às linhas de alta e média tensão. Se calhar aprenderam algum coisa com o verão passado.
Não é uma questão de aprendizagem, pura e simplesmente é a aplicação do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios. No concelho de Viseu essa limpeza foi feita há dois anos. O problema de Pedrogão Grande, Figueiró dos Vinhos e Castanheira de Pêra é que as suas câmaras municipais cometeram a ilegalidade de não terem o seu Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios aprovado. E sem esse plano a limpeza não é feita. Mas não é só essa limpeza, é também uma rede de acessos florestais, etc....
Não é por acaso, que os 3 presidentes das respectivas câmaras foram constituídos arguidos.

Atenção, com isto eu não estou a dizer que a EDP não tem culpas no cartório, mas sem o plano aprovado muito dificilmente conseguem imputar culpas à EDP.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje à tarde em Bodiosa, Viseu

27545013_1919908118323850_876597349698394780_n.jpg


Começa cedo...

Vários focos de incendios tem surgido também diarimente, aqui pelo meu distrito e concelho, e alguns já a serem combatidos por mais de 20 operacionais.
Os solos continuam muito secos, e até já com brechas, o que indica já bem a carencia de precipitação.
Por isso todo o cuidado é pouco com as queimas e queimadas.
 

slbgdt

Nimbostratus
Registo
31 Jan 2015
Mensagens
679
Local
Barcelos
Tendo em conta o vento dos últimos dias é muito provável que sejam queimas que se descontrolam ou mal apagadas. Nada de novo portanto.

Por norma são restos de queimadas que se espalham por não ter sido removida a continuidade do combustível.
Com o tempo seco alastra.
EÉ nas serras é mesmo limpeza de terrenos e mudança de pasto.
Fogo controlado
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,439
Local
Olhão (24 m)
Até agora, houve 54 ocorrências relacionadas com incêndios rurais. Se, em Fevereiro, existem mais de 50 num só dia, não vejo espanto em ter mais de 500 ocorrências no Verão.

A malta agora, é "obrigada" a limpar os terrenos até 15 de Março, mas como está tudo seco, existem incêndios um pouco por todo o país. :rolleyes: :huhlmao:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Até agora, houve 54 ocorrências relacionadas com incêndios rurais. Se, em Fevereiro, existem mais de 50 num só dia, não vejo espanto em ter mais de 500 ocorrências no Verão.

A malta agora, é "obrigada" a limpar os terrenos até 15 de Março, mas como está tudo seco, existem incêndios um pouco por todo o país. :rolleyes: :huhlmao:
A malta sempre foi obrigada a limpar os terrenos, mas nunca cumpriu.
 

weatherbox

Cumulus
Registo
31 Out 2016
Mensagens
117
Local
Ibéria
Basta ler aqui para ver que se continua a pensar como no passado que tão maus resultados deu.
Estes incêndios nesta altura do ano nem deviam ser combatidos, deviam ser controlados, deixar arder de forma controlada.

Cada área que arde agora é uma potencial faixa de contenção e combate quando as condições forem extremas e incontroláveis.
Não só isso como se deveria queimar intencionalmente zonas baldias e outras especialmente selecionadas em zonas de elevado risco por exemplo, de forma controlada evidentemente.

Enquanto não virmos essa mentalidade instalada pouco vai mudar em Portugal e as catástrofes vão repetir-se ciclicamente. A gestão do combustivel é essencial mas a mentalidade da sociedade se calhar não está preparada para essa mudança.
 
  • Gosto
Reactions: srr e luismeteo3

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,181
Local
Baião
Basta ler aqui para ver que se continua a pensar como no passado que tão maus resultados deu.
Estes incêndios nesta altura do ano nem deviam ser combatidos, deviam ser controlados, deixar arder de forma controlada.

Cada área que arde agora é uma potencial faixa de contenção e combate quando as condições forem extremas e incontroláveis.
Não só isso como se deveria queimar intencionalmente zonas baldias e outras especialmente selecionadas em zonas de elevado risco por exemplo, de forma controlada evidentemente.

Enquanto não virmos essa mentalidade instalada pouco vai mudar em Portugal e as catástrofes vão repetir-se ciclicamente. A gestão do combustivel é essencial mas a mentalidade da sociedade se calhar não está preparada para essa mudança.
Estás coberto de razão...se ate aqui se lê o que se lê...
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Observo ao longe um foco de incendio que já arde á cerca de meia hora, isto na freguesia vizinha, a uns 2 a 3 quilómetros de distancia, e até é possível ver as labaredas que devem ter mais de uns 3 metros de altura, e não me parece estar a ceder aos meios de combate.
Calculo assim por alto que já ardeu uma área que deve rondar os 2 hectares ou mais, pois ele começou no cimo de uma encosta e já segue pelo vale, que tem carvalhos centenários.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,658
Local
Aveiras de Cima
Observo ao longe um foco de incendio que já arde á cerca de meia hora, isto na freguesia vizinha, a uns 2 a 3 quilómetros de distancia, e até é possível ver as labaredas que devem ter mais de uns 3 metros de altura, e não me parece estar a ceder aos meios de combate.
Calculo assim por alto que já ardeu uma área que deve rondar os 2 hectares ou mais, pois ele começou no cimo de uma encosta e já segue pelo vale, que tem carvalhos centenários.

Há um incêndio em curso na zona de Casével, com batido por 30 operacionais e 8 veículos, não sei será esse.

https://fogos.pt/?fire=2018140008003
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3