Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Espero bem que sim que este fds vou até à Serra da Estrela e não queria apanhar uma desilusão.. pelo menos chuva, essa haverá, veremos é se o frio chegará para a neve aparecer!
Poderá nevar no fds a partir da madrugada de sábado mas será pouco e infelizmente durante esta semana poderá ser de chuva e não de neve a precipitação na Torre :(
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,587
Local
Gondomar (105 metros alt)
Espero bem que sim que este fds vou até à Serra da Estrela e não queria apanhar uma desilusão.. pelo menos chuva, essa haverá, veremos é se o frio chegará para a neve aparecer!
Sinceramente , a neve na serra da estrela será muito pouca...a cota vai estar acima dos 2000 , poderá baixar temporariamente até 1700, mas será poucas vezes ...
Será muito mais chuva do que neve!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
720
Local
Montijo
Sinceramente , a neve na serra da estrela será muito pouca...a cota vai estar acima dos 2000 , poderá baixar temporariamente até 1700, mas será poucas vezes ...
Será muito mais chuva do que neve!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Pois, realmente chuva para aquela zona não vai faltar! É pena que não neve mas pronto, o país precisa!

Está a ser um ano muito mau para a estância de ski, praticamente ainda não houve um nevão à antiga..
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Pois, realmente chuva para aquela zona não vai faltar! É pena que não neve mas pronto, o país precisa!

Está a ser um ano muito mau para a estância de ski, praticamente ainda não houve um nevão à antiga..
E se ha nevao fecham as estradas durante uma semana

Enviado do meu Huawei mate 10 pro através do Tapatalk
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Pois, realmente chuva para aquela zona não vai faltar! É pena que não neve mas pronto, o país precisa!

Está a ser um ano muito mau para a estância de ski, praticamente ainda não houve um nevão à antiga..

Não é isso que estou a ver. Até á noite de Sexta para Sábado sim muita chuva. Mas a tua chegada das duas uma, ou traz neve ou traz sol. A cota desce na passagem da frente da madrugada/manhã de Sábado :)
Mas posso estar muito enganado.
É verdade muito mau para a estância de ski que teve a primeira neve em Dezembro e muito mau para a agricultura e florestas.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e c0ldPT

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Faz hoje 58 anos
Neve no Porto
10/02/1960
Para recordar !


https://arquivos.rtp.pt/conteudos/neve-no-monte-da-virgem/#sthash.fSzLvAmO.1YFZQl4M.dpbs

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Essas imagens estão espetaculares. Qual 1080p qual quê :D


Na altura a sinóptica era esta:

archives-1960-2-10-0-0.png


archives-1960-2-10-0-1.png


No dia anterior chegou aos -6ºc aos 850 hpa, havia portanto muito frio instalado, e acima de tudo precipitação:

archives-1960-2-9-0-1.png


archives-1960-2-9-12-1.png

Quando olho para essas cartas e para as dos prognósticos dos tempos atuais fico seriamente a duvidar se com uma situação sinóptica igual à da primeira imagem (vento de sul/sudeste) nos dias de hoje seria possível a iso -4ºC estar mergulhada tão a sul e oeste no território, ou seja o frio se sustentar tanto assim. Olhe-se para o segundo painel do GFS na última saída (não exclusivamente, talvez não seja o melhor exemplo mas já reparo há algum tempo). Situações sinópticas que à partida parecem tão boas mas quando se vai a ver a temperatura a 850hpa não trazem quase frio nenhum em altura, noto isso cada vez mais. Ou estarei a conspirar demais?
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Devaneios by GFS? :unsure:

Será de emoldurar ? :D

tempresult_ecj5.gif


"Furacão" em Fevereiro ao largo de Portugal ?:unsure: Gerando uma circulação de SSW bem instável sobre nós...

Que saídas "maradas" :maluco: :D

gfs-0-288.png
 
Última edição:

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Devaneios by GFS? :unsure:

Será de emoldurar ? :D

tempresult_ecj5.gif


"Furacão" em Fevereiro ao largo de Portugal ?:unsure:

Que saídas "maradas" :maluco: :D

gfs-0-288.png

Belíssimo!! :rain:
Tenho uma pequena dúvida. Porque dizem ser "furacão"? É só uma hipérbole ou pode sê-lo realmente por ser uma depressão muito cavada fora da circulação zonal (ou está dentro?) e com núcleo de ar quente em altura ao invés de frio?

gfs-1-288.png


gfs-13-288.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.