Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

MipsUc

Cumulus
Registo
7 Nov 2017
Mensagens
124
Local
Carregal do Sal - Pardieiros (320m)
Expliquem - me ? Tempestade ou frio ?

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk

Penso que NAO negativa significa na teoria que somos beneficiados pela circulação zonal... Não tenho a certeza se se pode dizer assim, mas todos no fórum andavam a fazer figas para termos NAO negativa porque na prática significa muita chuva no nosso país... Corrijam-me se estiver errado sff :o
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
E com isto vou-me reformar do fórum :D

Xiv9Wmu.gif


QoZZ5z6.gif


Tenham um excelente Carnaval :D
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores

Penso que NAO negativa significa na teoria que somos beneficiados pela circulação zonal... Não tenho a certeza se se pode dizer assim, mas todos no fórum andavam a fazer figas para termos NAO negativa porque na prática significa muita chuva no nosso país... Corrijam-me se estiver errado sff :o

Versão simples, em inglês -> https://www.metoffice.gov.uk/learni.../how-weather-works/north-atlantic-oscillation

Versão mais complicada e realista, aqui do fórum -> https://www.meteopt.com/forum/topico/nao-nao.4768/
 
  • Gosto
Reactions: MipsUc e joselamego

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)


Penso que NAO negativa significa na teoria que somos beneficiados pela circulação zonal... Não tenho a certeza se se pode dizer assim, mas todos no fórum andavam a fazer figas para termos NAO negativa porque na prática significa muita chuva no nosso país... Corrijam-me se estiver errado sff :o
Obrigado MipsUc!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: MipsUc

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Tenho uma pequena dúvida. Porque dizem ser "furacão"? É só uma hipérbole ou pode sê-lo realmente por ser uma depressão muito cavada fora da circulação zonal (ou está dentro?) e com núcleo de ar quente em altura ao invés de frio?

https://www.wunderground.com/hurricane/subtropical.asp & https://www.accuweather.com/en/weather-news/whats-in-a-name-subtropical-ve/38393

No caso a utilização do termo 'furacão' foi usado simbolicamente. Uma tempestade pode ter intensidade de furacão (velocidade do vento) mas não ser um furacão (porque entre outras coisas falta-lhe um núcleo de ar quente). Um exemplo (ciclogénese explosiva) que ocorre com alguma frequência na costa leste da AN:



De vez em quando também aparecem as tempestades híbridas (no território português ocorrem ocasionalmente nos Açores) mas isso já é outro assunto.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
como era de prever já cortou tudo :lol::lol::lol: nao se iludam
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
graphe_ens4_sso1.gif


Isto é o ensemble do GFS 6z para Lisboa, Geofísico. Qual é a surpresa da 'correção' da saída das 12z? Também ainda falta muito tempo.

Comparem o ensemble anterior com este (Obs. Afonso Chaves, PDL, SM).

graphe_ens4_zeu1.gif


NAO- por si só não significa nada. Já houve - e continuarão a haver - eventos rascas com NAO-.

nYFwyiX.png


Eu já posso contar com alguma confiança que virá uma depressão para a minha zona. Dificilmente haverá ventos de 150 kms e até pode ser um fiasco em termos de chuva. É esperar para ver :D
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Isto é o ensemble do GFS 6z para Lisboa, Geofísico. Qual é a surpresa da 'correção' da saída das 12z? Também ainda falta muito tempo.

Comparem o ensemble anterior com este (Obs. Afonso Chaves, PDL, SM).

E ficam com um GIF :D

hOBTUGs.gif


Só na média dos modelos há uma diferença de quase 10 hPa. Aqui também muitos mais membros do ensemble com pressões de superfície tempestuosas.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.