Seguimento Litoral Centro - Fevereiro 2018

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa tarde.
Ontem a mínima ainda foi feita antes da meia noite com 6.5°c pelas 23:49.
Em relação ao dia de hoje, a mínima foi de 4.6°c pelas 7:29, a máxima é a temperatura actual de 15.7°c e 63%HR.
De manhã fui passear á Costa com o meu minorca (Filhote) e via-se tão bem a margem norte.
f0bc02ff11b0f2bb82f63823ba7d0f39.jpg
64e9cb09b78abdd4f0464c17d1725a18.jpg


Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 


meteocaldas

Cirrus
Registo
7 Jul 2015
Mensagens
93
Local
Caldas da Rainha
Por aqui, hoje é um dia nublado, máxima de 14ºC, mínima de 6,6ºC e ventoso ~28km/h a esta hora.

A partir de agora já podem ver a webcam (16x9 720p) da MeteoCaldas live (ao minuto).
A webcam está apontada a NNW, direção S. Martinho do Porto (ao fundo)
http://www.meteocaldas.com/meteocaldas-webcam.jpg
Agora só falta descobrir uma maneira de lhe incluir a temperatura :-)

Há um comparativo de webcams que também pode ser visto aqui (ainda em fase experimental)
http://www.meteocaldas.com/hws/wxwebcams.php

Tudo isto e muito mais em
http://www.meteocaldas.com/mtp (responsivo)
https://www.facebook.com/meteocaldas
 
Última edição:

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boas!
Hoje foi um dos dias mais agradáveis deste inverno. Deu para andar de t-shirt e tudo! :D
E, realmente, a visibilidade estava óptima, tanto que deu para ver a silhueta do farol do cabo Espichel.
Ao início da tarde, no Forte de São Julião da Barra (reparem no cenário bonito que as azedinhas proporcionaram :D):
F4MXP3N.jpg

Ao final do dia em Algés:
XFO0ujr.jpg
 
Última edição:

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Para meu grande espanto, registei a mínima do ano: 0,8ºC

Cheguei de madrugada a Belas e percebi logo que estava noutro mundo, inversão no máximo, carros a escorrem com água e totalmente embaciados.

Que desconsolo, essa mínima e água a escorrer dos carros. Há geadas que se formam com menos (frio) :D

Boas!
Hoje foi um dos dias mais agradáveis deste inverno. Deu para andar de t-shirt e tudo! :D
E, realmente, a visibilidade estava óptima, tanto que deu para ver a silhueta do farol do cabo Espichel.
Ao início da tarde, no Forte de São Julião da Barra (reparem no cenário bonito que as azedinhas proporcionam :D):
F4MXP3N.jpg

Ao final do dia em Algés:
XFO0ujr.jpg
Belo passeio.
Engraçado a diversidade de relatos hoje.
Bem mínimas abaixo de 5°C e máxima perto dos 15°C, o inverno ás vezes é relativo :D
Presumo que a sensação térmica agradável se tenha devido á energia da caminhada/corrida, ao vento ligeiro quase ausente de SW e ao sol nesse bonito céu, porque as temperaturas essas foram realmente de inverno curiosamente.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Presumo que a sensação térmica agradável se tenha devido á energia da caminhada/corrida, ao vento ligeiro quase ausente de SW e ao sol nesse bonito céu, porque as temperaturas essas foram realmente de inverno curiosamente.
Foi mais por estar na esplanada ao sol, mas o vento fraquíssimo ajudou, claro. Basicamente, saí de casa com 3 casacos (exagerei, eu sei.:D) e mal cheguei à esplanada comecei a despir-me, até ficar só de t-shirt. :D
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa noite,

A minima foi de 3,7ºC e houve geada em Alcabideche, é pouco comum, mas quando o rei faz anos acontece. lol

Deixo então a meteo-ciclo reportagem desta manhã, feito Vale do Pisão e vale Charneca, ambos no concelho de Cascais.
O vale da Charneca fica a escassos 700 metros da praia do Guincho, já o Pisão fica a 3,5 kms do mar, neste duelo de geadas o da Charneca cilindrou, curioso. :confused:
No Pisão registei 0,8ºC por volta das 8:00 da manhã, lá para 8:40 registei 3,0ºC no vale da Charneca.

O concelho tambem geadas

Localização:



Com zoom sobre o vale da Charneca, como podem ver a praia do Guincho ali mesmo colada.



Fotos

Pisão:

A casa da praxe, do " postal do Pisão" em manhãs geladas. Algum gelo no telhado, esta casa tem uma grande simbologia, aquela marca de lama, é a marca das cheias de 1983. Simplesmente surreal a subida da ribeira até chegar aquele altura, como é normal só podia dar molho ao chegar tamanha massa de água à vila de Cascais.







Depois lá rumei ao vale da Charneca, confesso que não fazia ideia que ia encontrar tanta geada por lá, até pelo facto no Pisão a geada não ter sido tão forte como inicialmente pensava. Lá está, isto das inversões nunca será algo exacto, sempre uma caixa de surpresas.





Geada valente!


Tufos de geada!



 

Sanxito

Nimbostratus
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
1,888
Local
Santa Marta do Pinhal - Corroios
Boa noite.
Por cá a máxima acabou por ficar no último valor reportado, 15.7°c, tendo o vento atingido os 21 km/h.
Agora sigo sem vento, com 11.3°c e 88%HR.

Enviado do meu Redmi Note 4 através do Tapatalk
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Boa noite,

A minima foi de 3,7ºC e houve geada em Alcabideche, é pouco comum, mas quando o rei faz anos acontece. lol

Deixo então a meteo-ciclo reportagem desta manhã, feito Vale do Pisão e vale Charneca, ambos no concelho de Cascais.
O vale da Charneca fica a escassos 700 metros da praia do Guincho, já o Pisão fica a 3,5 kms do mar, neste duelo de geadas o da Charneca cilindrou, curioso. :confused:
No Pisão registei 0,8ºC por volta das 8:00 da manhã, lá para 8:40 registei 3,0ºC no vale da Charneca.

O concelho tambem geadas

Localização:



Com zoom sobre o vale da Charneca, como podem ver a praia do Guincho ali mesmo colada.



Fotos

Pisão:

A casa da praxe, do " postal do Pisão" em manhãs geladas. Algum gelo no telhado, esta casa tem uma grande simbologia, aquela marca de lama, é a marca das cheias de 1983. Simplesmente surreal a subida da ribeira até chegar aquele altura, como é normal só podia dar molho ao chegar tamanha massa de água à vila de Cascais.







Depois lá rumei ao vale da Charneca, confesso que não fazia ideia que ia encontrar tanta geada por lá, até pelo facto no Pisão a geada não ter sido tão forte como inicialmente pensava. Lá está, isto das inversões nunca será algo exacto, sempre uma caixa de surpresas.





Geada valente!


Tufos de geada!




Penso que nesse caso o facto de o Vale da Charneca estar mais próximo do mar, poderá ter resultado num maior valor da humidade relativa e consequente maior quantidade de geada.

Por aqui a mínima foi até aos 2,8ºC. Sigo agora com 10,5ºC.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Penso que nesse caso o facto de o Vale da Charneca estar mais próximo do mar, poderá ter resultado num maior valor da humidade relativa e consequente maior quantidade de geada.

Por aqui a mínima foi até aos 2,8ºC. Sigo agora com 10,5ºC.

Boas,
Não sei, é complexo pois o vale do Pisão é tremendamente húmido. Acho que o se passa naquele troço do vale da charneca é aprisionamento do ar frio fruto existir uma grande mancha de Pinhal a Oeste. Já cheguei estudar um inversão em que um canavial denso provocava uma barreira natural ao ar frio potenciando minimas frias e geada mais intensa.Enfim tenho que investigar melhor.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
aprisionamento do ar frio fruto existir uma grande mancha de Pinhal a Oeste

Cenário semelhante, aqui junto à Ribeira do Parque da Paz, o ar frio fica como que "enclausurado" num pequeno vale e o imenso arvoredo envolvente acaba por contribuir para as Inversões que se costumam registar. Por vezes, chego a registar mais de 10ºC de diferença entre o centro da cidade e esta zona.

A noite segue com 12,0ºC, alguma nebulosidade alta e vento fraco. Máxima de 15,1ºC.