Netatmo



ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Obrigado pela ajuda, vou ainda pensar se compro o suporte ou não. Comprei o wind gauge com 15% de desconto!
Pelos vistos já está a funcionar. Como foi a instalação?
Já só falta a rain gauge.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Sim já, aquelas abraçadeiras do suporte são lixadas :maluco: é normal o wind gauge não chegar ao fim da rosca do suporte?
No meu fiz assim. Enrosquei o parafuso e depois fixei aquela rodinha preta a servir de contra-porca.
Conseguis-te algo que eu ainda não consegui. Vento a 0 km.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
No meu fiz assim. Enrosquei o parafuso e depois fixei aquela rodinha preta a servir de contra-porca.
Conseguis-te algo que eu ainda não consegui. Vento a 0 km.

Até ver têm estado a funcionar bem, porque que na app aparece um icone redondo em vez de aparecer a seta com a direcção?
Outra coisa que gostava que me explicasses é o porque de não conseguir ter o sunset/sunrise correctos e os gráficos...
Qual é o teu timezone na app/portal ?
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Até ver têm estado a funcionar bem, porque que na app aparece um icone redondo em vez de aparecer a seta com a direcção?
Outra coisa que gostava que me explicasses é o porque de não conseguir ter o sunset/sunrise correctos e os gráficos...
Qual é o teu timezone na app/portal ?
Isso de não aparecer a seta é porque o vento é muito fraco ou sem vento. Se reparares agora já aparece e se o vento for muito forte já aparece mais ou menos como um t. Se for ainda mais forte vai aparecer um t com 2 traços. Depende da velocidade do vento. Onde colocas-te o sensor?
Não entendi o resto das perguntas.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Isso de não aparecer a seta é porque o vento é muito fraco ou sem vento. Se reparares agora já aparece e se o vento for muito forte já aparece mais ou menos como um t. Se for ainda mais forte vai aparecer um t com 2 traços. Depende da velocidade do vento. Onde colocas-te o sensor?
Não entendi o resto das perguntas.

Sim, já percebi obrigado... Já tinha visto essa informação do vento no site do WU.

O sensor está próximo do RS, os meus gráficos continuam a aparecer com uma hora de atraso, apesar de na APP e no portal mynetatmo estar correcta.

Tenho como europe/lisbon na APP e no portal
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Sim, já percebi obrigado... Já tinha visto essa informação do vento no site do WU.

O sensor está próximo do RS, os meus gráficos continuam a aparecer com uma hora de atraso, apesar de na APP e no portal mynetatmo estar correcta.

Tenho como europe/lisbon na APP e no portal
O sensor do vento, estar próximo do RS, não quer dizer nada. Está livre de obstáculos? A quantos metros do solo? O meu está a cerca de 7 metros do chão, mas acho que precisava mais um pouquinho.
Se tens o time zone Europe/Lisbon, está correto. Os dados são enviados através da app da Netatmo, não é verdade? E se enviares os dados através da Meteoware, acontece o mesmo? Envia um email ao WU, para ver se te podem ajudar.
Desculpa não te conseguir ajudar mais, mas os meus conhecimentos são muito limitados.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
O sensor do vento, estar próximo do RS, não quer dizer nada. Está livre de obstáculos? A quantos metros do solo? O meu está a cerca de 7 metros do chão, mas acho que precisava mais um pouquinho.
Se tens o time zone Europe/Lisbon, está correto. Os dados são enviados através da app da Netatmo, não é verdade? E se enviares os dados através da Meteoware, acontece o mesmo? Envia um email ao WU, para ver se te podem ajudar.
Desculpa não te conseguir ajudar mais, mas os meus conhecimentos são muito limitados.

No problem :thumbsup: sim têm obstáculos, a parede, porque está próximo da mesma, mas não tenho alternativa quanto à instalação, pelo menos por enquanto. Quanto a altura têm mais que o suficiente.

Mas de qualquer maneira é de louvar, tanto o RS, como o Wind gauge... Dados de uma estação com "goldstar": 13,6°C actuais, 47% de HR rajada de 19km

Dados Netatmo:
14,2°C, 47% de HR e rajada de 21km

Esta estação só tem um problema, não passa dos 80% de HR logo não percebo bem os critérios "goldstar" quando chove vai para humidades de 15% o que é mais estranho...

Quanto aos gráficos, já reparei que outras netatmo tem o mesmo problema, horas do nascer e por do sol erradas e gráficos com uma hora de "atraso", a comunicação está correcta, mas por exemplo a leitura das 21:33, aparece como 20:33 no WU...
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas, trago novidades... como sou bastante curioso, tenho andado de volta do domoticz e consegui que a estação emita de 5 em 5 minutos, o meu único problema é a pressão que dá valores esquisitos e apesar de ontem andar com a calculadora, não consigo perceber a relação dos valores. Quanto ao resto dos valores, temperatura, humidade tudo correcto, o vento é que não consegui perceber se estava tudo correcto, mas agora vou fazendo testes com mais tempo.

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=Ivilafra12#history
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia
Boas, trago novidades... como sou bastante curioso, tenho andado de volta do domoticz e consegui que a estação emita de 5 em 5 minutos, o meu único problema é a pressão que dá valores esquisitos e apesar de ontem andar com a calculadora, não consigo perceber a relação dos valores. Quanto ao resto dos valores, temperatura, humidade tudo correcto, o vento é que não consegui perceber se estava tudo correcto, mas agora vou fazendo testes com mais tempo.

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=Ivilafra12#history
Boa. Tens de ensinar aí o pessoal. Mas estive agora a ver no WU e mantem-se igual. Não atualiza de 5 em 5 minutos.
 

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
... tenho andado de volta do domoticz e consegui que a estação emita de 5 em 5 minutos,

Será a estação que emite de 5 em 5 minutos ou será o software (domoticz) que faz um upload de dados para o WU a cada 5 minutos.
Analizando os (poucos) dados disponíveis, verifica-se que estes se repetem a cada dois ou tres uploads, o que parece revelar que os dados que chegam ao software (domoticz) provenientes do hardware (estação) na realidade são actualizados a cada 15 minutos. A frequência de upload para o WU que determinado software possa fazer, nada tem a ver com frequência com que se obtêm amostragens dos dados meteorológicos.

Para que os dados na tabela do WU lhe estejam a aparecer a cada 5 minutos, muito provavelmente, na realidade o domoticz estará a fazer um upload a cada 2.5 minutos, pois normalmente o intervalo de tempo entre dados, mostrado nas tabelas do WU, é o dobro da frequência de upload. Envios a cada 3 minutos dados na tabela de 6 em 6, envios a cada 4 minutos dados na tabela de 8 em 8. Isto é o que tenho podido observar ao fim de vários anos de uso do WU, e com envios a partir de 3 estações diferentes.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Será a estação que emite de 5 em 5 minutos ou será o software (domoticz) que faz um upload de dados para o WU a cada 5 minutos.
Analizando os (poucos) dados disponíveis, verifica-se que estes se repetem a cada dois ou tres uploads, o que parece revelar que os dados que chegam ao software (domoticz) provenientes do hardware (estação) na realidade são actualizados a cada 15 minutos. A frequência de upload para o WU que determinado software possa fazer, nada tem a ver com frequência com que se obtêm amostragens dos dados meteorológicos.

Para que os dados na tabela do WU lhe estejam a aparecer a cada 5 minutos, muito provavelmente, na realidade o domoticz estará a fazer um upload a cada 2.5 minutos, pois normalmente o intervalo de tempo entre dados, mostrado nas tabelas do WU, é o dobro da frequência de upload. Envios a cada 3 minutos dados na tabela de 6 em 6, envios a cada 4 minutos dados na tabela de 8 em 8. Isto é o que tenho podido observar ao fim de vários anos de uso do WU, e com envios a partir de 3 estações diferentes.

@Werk_AG obrigado pela resposta e partilha de conhecimento, do que sei a estação emite a cada 5 minutos, pelo menos no portal mynetatmo, mas isso da frequência do WU, desconhecia, quer dizer que devia ter um intervalo de actualização de 2,5m?

Os dados repetiram-se porque realmente as leituras eram iguais enquanto esteve ligado, mas vou tentar deixar ligado um dia para ver o comportamento, obrigado mais uma vez, pela partilha de experiência.

Já agora sendo a leitura de 1006,8 hPa, o script muda para 64 ou 65, sabe porquê ou tem alguma ideia? Não consigo entender a relação...:maluco:
 
  • Gosto
Reactions: ct1gnd e joselamego