Biodiversidade



dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)


Esperemos que agora não pesem em matar os lobos, ou mesmo envenenar, todos nós sabemos o que é ficar sem os nossos animais, mas todos devemos de ter civismo e respeito pela natureza.
Nós temos boas raças portuguesas de cães que conseguem defender um rebanho de ataques de lobos, sem problemas nenhuns, tal como faziam os pastores já antigamente.
Isso seria uma grande estupidez. O lobo está longe de ser uma praga. Se calhar neste momento o estatuto de praga atribuído ao javali deve-se á falta que o lobo faz como seu predador.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Li ha uns tempos no Publico o caso de um ataque a um rebanho perto de Mertola, acusaram o lince-iberico, mas o Parque deu camaras de vigilancia e afinal era um cao!

Os donos dos rebanhos alem disso nao investem em SEGURANCA, eu vi no Geres gado dentro de cercas muito baixas no meio da serra, sem ninguem por perto a vigiar, ali mesmo a mao de um cao assilvestrado ou lobo.
 

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
E se não morreram? É motivo suficiente para matar deliberadamente os javalis? Como diz, pelo menos até há data não estão divulgados estudos acerca do impacto que os incêndios possuem no porte dos animais, ora como não há estudo não se sabe se morreram ou não, logo é possível que tenham morrido, pelo que continua a ser razão para os matar?

Ainda a respeito disto, está aqui um artigo interessante do tema, não que esclareça a relação porte/morte, mas ajuda a perceber aquilo que nos passa ao lado:
https://www.noticiasmagazine.pt/2017/as-vitimas-invisiveis-dos-incendios/


Agora, até que não tenham morrido, não percebo qual o motivo de estar a lançar este tema, afinal o cerne da questão tem a ver com a possibilidade de um abate despropositado, e como disse o @joralentejano, que culpa têm os javalis de terem ficado sem os seus habitats naturais? Têm culpa da estupidez humana, certo? Ou culpa da câmara não querer gastar mais uns trocados na manutenção dos jardins? Do mesmo modo pergunto qual é a lógica de terem proibido a caça em determinadas zonas (outra estupidez, porque ou era tudo ou era nada), para agora pensarem matar na mesma os animais "noutro sítio" ? Quer dizer dentro das zonas de caça é proibido, mas a cidade por não ser zona de caça já dá para equacionar a questão :wacko:.

Ainda relativamente à quantidade de animais mortos, não esquecer que a inalação de gases tóxicos como os dos incêndios é o suficiente para desorientar os animais e os levar à morte. E não esquecer também que o próprio Homem, dito mais desenvolvido no raciocínio também morreu nos incêndios. Embora se esteja a fazer alusão a animais de maior porte e estes poderem ter outras capacidades, foram "n" as aves que vi mortas em zonas que não arderam depois dos incêndios, e outros animais morreram também asfixiados e depois queimados, nada é assim tão fácil, se os animais tivessem fugido assim para tão longe, talvez não andassem dentro da cidade numa busca desesperada por alimento, e já tivessem encontrado outras reservas. Há ainda provavelmente animais que estão definhar indirectamente com os incêndios, a fome pode ser negra para muitos casos e estamos no Inverno, para além disso e assumindo que houve animais que conseguiram escapar para zonas periféricas à área ardida, a pressão e competição pelo alimento pode ser elevada, porque se um mesmo habitat possuía alimento suficiente para uma determinada população residente, pode já não suportar a migração de mais indivíduos e estamos num ano de seca ainda por cima! Mas bem, oxalá que como diz, e para bem do equilíbrio dos ecossistemas tenha havido um nº não significante de mortes de espécies de maior porte ;):pray:.

A situação da chuva é também muito importante sim, se os anos são secos, há determinados recursos alimentares que, como parece evidente, por falta de maior produtividade se esgotam depressa, o que pode ser a gota de água para muitos animais terem que tomar medidas extremas.

PS: Sei que no seu post, não aborda diretamente a questão do abate dos javalis, por isso entenda determinadas partes do meu post como uma situação adicional à questão levantada, mas como sequência à citação que fez do colega joralentejano.

Não digo, nunca disse nem advogo a morte dos javalis. E claro que percebo porque é que os animais aparecem nas cercanias de Viseu.
Conheço o artigo citado e é revelador q
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Não digo, nunca disse nem advogo a morte dos javalis. E claro que percebo porque é que os animais aparecem nas cercanias de Viseu.
Conheço o artigo citado e é revelador q
Conheço o artigo citado e um facto revelador do tipo de animais afectados e apoiados pelo Centro em causa, são aves o que não quer dizer que mamíferos de grande porte não sejam afectados. Se estes animais são afectados pela inalação de fumos, também é verdade que têm a capacidade de os detectar a uma distância considerável, e por instinto procuram refúgio..
 
  • Gosto
Reactions: Mr. Neves

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Ouvi dizer que fizeram uma chacina as raposas num certo local da serra algarvia. Venenos e caca. Apareceram galinhas mortas e roubadas no ultimo mes. Curiosamente, coincide com final de epoca de caca, periodo em que sao abandonados caes mais velhos. De qualquer das formas as raposas so atacam, se atacam, se os donos das capoeiras deixarem... se a vedacao levar cimento na base nao conseguem fazer toca para passar.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
nem os abutres cá veem, li no jornal que um estudo feito com abutres no lado espanhol e o seu trajecto evita terreno português porquê a paranóia pela limpeza do cadáveres de animais que cá é tudo limpo ou enterrado, tirando alimento as aves

http://www.wilder.pt/historias/qual-razao-grifos-abutres-pretos-preferirem-espanha-portugal/

http://www.wilder.pt/historias/nunca-se-viram-tantos-abutres-no-monte-barata/

Outra espécie que ocorre no nosso país, é o Grifo de Ruppell, portanto são 4 espécies.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Recentemente tirei esta foto aqui ao lado, barragem da mula, Serra de Sintra.
corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo)

Por falar nele, lembrei-me disto...
No ano passado, no Açude do Rio Caia vi exatamente a mesma espécie. Não sabia o que era pois nunca tinha visto nenhum, e também não me lembrei de pesquisar ou perguntar.
Fica uma foto:
ua2b5mQ.jpg


Aparentemente, é do género da Garça, também anda juntos aos cursos de água e barragens à procura de peixes mas de resto, são bastante diferentes.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Recentemente tirei esta foto aqui ao lado, barragem da mula, Serra de Sintra.
corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo)


Ainda bem que falaste no corvo marinho, pois encontrei esta foto excelente, de uma árvore repleta de exemplares dessa espécie.
Aconselho o grupo no facebook Aves de Portugal Continental, pois aqui a aprendizagem é diária...

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
No ano passado, no Açude do Rio Caia vi exatamente a mesma espécie. Não sabia o que era pois nunca tinha visto nenhum, e também não me lembrei de pesquisar ou perguntar.
Fica uma foto:
ua2b5mQ.jpg


Aparentemente, é do género da Garça, também anda juntos aos cursos de água e barragens à procura de peixes mas de resto, são bastante diferentes.

Pois eles apartir desta época observam-se com facilidade em qualquer curso de água, e principalmente em açudes, em Torres Novas, é onde eles adoram estar, em cima dos choupos grande com mais de 5 metros de altura.
São também um bons nadadores, pois conseguem mergulhar até ao fundo do rio, e tem também uma grande agilidade.
 
Registo
6 Mai 2017
Mensagens
45
Local
Portugal
Ouvi dizer que fizeram uma chacina as raposas num certo local da serra algarvia. Venenos e caca. Apareceram galinhas mortas e roubadas no ultimo mes. Curiosamente, coincide com final de epoca de caca, periodo em que sao abandonados caes mais velhos. De qualquer das formas as raposas so atacam, se atacam, se os donos das capoeiras deixarem... se a vedacao levar cimento na base nao conseguem fazer toca para passar.

Eu aprovo, com 1 saco de cimento e uma linha de blocos em volta fiz a minha galinheira á prova de raposas.
 
  • Gosto
Reactions: belem e luismeteo3

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu aprovo, com 1 saco de cimento e uma linha de blocos em volta fiz a minha galinheira á prova de raposas.
Foi nesse sentido que eu tive de investir algum dinheiro, para melhorar a minha galinheira, mas no meu caso era o saca-rabos, que todos os anos, na época das crias, me assaltava o galinheiro, cusando um prejuizo enorme.
No meu caso devido ao desnivel do terreno foram tres fiadas de blocos, e, depois com postes de ferro e rede, ficando na parte mais alta, com mais de 2 metros de altura, até ao topo da rede.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e luismeteo3