Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
UFmMAZr.png


Hoje de manhã um satélite inferiu ondas máximas a rondar os 34 pés -> 10 metros.

Em teoria o vento e a ondulação marítima mais severas vão ficar ao largo das ilhas mas o G. Ocidental deverá ter algumas condições mais tempestuosas.

Certamente o IPMA publicará um aviso amarelo para precipitação com, eventualmente, possibilidade de ocorrência de trovoadas (não severas). A água precipitável não deverá ser muito elevada daí que não haja grandes motivos de preocupação.

Se ainda não ocorreu, está para breve o empilhamento vertical do ciclone. Por outras palavras, o cavamento do ciclone vai cessar mas a sua dissipação ainda vai demorar um bocado. O intenso anticiclone a oeste da depressão vai continuar a contribuir para vento intenso nos próximos dias.

sNgGL6B.jpg


---

 
Última edição:


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
No mínimo tempestuoso o cenário previsto pelo GFS:

965 hpa ali a oeste da Galiza.

Isto dava rajadas de mais de 120 Km/h certamente.

tempresult_njl1.gif
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Resumindo, para já ( e se não mudarem) poderemos ter chuva generalizada pelo país entre os dias 26 fev a 2 março)
O vento poderá ser moderado a forte ( lá para os dias 27,28 e 1 março )
Os acumulados poderão ser interessantes !
A neve essa não sendo a cotas baixas poderá trazer um bom nevão na serra da estrela!

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 
M

Membro excluído 274

Eu como estou em desespero nivel 10 para ir à neve e tenho fim de semana agendado em Celorico da Beira, espero que a neve chegue à Estrela em força... Não quero ir à Torre só queria voltar a ver e sentir a neve.
Oxalá as previsões estejam certas.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Ya amigo!
Vai rodada de medronho para todos ...eu pago para ver ( março e abril, bonitos , traz-nos a desejada chuva, não nos deixes aflitos)

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
Que assim seja! Era a única coisa que pedia para que tivéssemos um verão tranquilo porque se continuasse assim sabe-se lá o que acontecia a isto tudo. Hoje lá tive que andar a regar a horta visto ainda faltar uma semana para que venha a chuva, mas tenho esperanças que daqui a uma semana ela chegue. Pelo menos, estão todos a mostrar praticamente o mesmo. E podia ser assim o mês de Março todo, em 2013 raro era o dia em que não chovia. :D
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Quando for ao meu algarve pela Páscoa espero encontrar tudo verdejante e transbordante de água.
O convite para o medronho é irrecusável, eu levo o acompanhamento :cheers:

dF2D7eK.jpg


Ya amigo!
Vai rodada de medronho para todos ...eu pago para ver ( março e abril, bonitos , traz-nos a desejada chuva, não nos deixes aflitos)

Enviado do meu HUAWEI NOVA através de Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O ECMWF não concorda muito com o GFS, e vai ensaiando uma potente entrada fria.

tempresult_qhn9.gif


Penso que das duas uma, ou teremos chuva mais duradoura (o desejável), ou uma entrada fria mas com menos precipitação que a modelada pelo GFS com as suas depressões muito cavadas e frentes activas...tudo muito incerto :unsure:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.