Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,121
Local
Genval, Bélgica
Sim, a essa distância estão bastante parecidos, a divergência começa depois, nesta saída o GFS manteve bastante bem a semelhança com a anterior das 12z. :unsure:
A questao é que ja algumas saidas o ECM mostrava menos frio para aqui no sabado e a reforcar apenas no Domingo, ao contrario do GFS. Nesta saida o GFS ja mostra isso.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Para o que malta quer saber só o modelo da Panasonic poderia eventualmente elucidar. Infelizmente não se sabe muito dele e como é privado é incerto se isto vai mudar.

cYBOtBPl.jpg


Mas mesmo o modelo da Panasonic foi ultrapassado a curto-prazo, ficando o caneco para o suspeito habitual.

Não é por o GFS acertar num evento de neve localizado ou numa precipitação local mais intensa que o torna melhor. O ECM não é perfeito nem vai acertar sempre mas é consistentemente o melhor em termos globais. Para modelações regionais há outros modelos mais apropriados.
 
Última edição:
Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
o GFS esta diferente para melhor..comparar uma ciclogenese explosiva a uma entrada fria continental.. Enfim ou é do contra ou é só burro
Bem, vamos ver uma coisa. A forma como cada um se expressa neste espaço público é mostra de boa ou má atitude. Posso admitir uma posição contrária à minha, mas não admito intervenções de carácter ofensivo. A minha intervenção não atingiu ninguém em particular, a sua para além de ofensiva fez-se sob a minha intervenção. O facto de estar oculto atrás de um nikname num fórum não lhe confere o direito de atentar contra os outros intervenientes. Mas já que se dirigiu à minha intervenção de forma directa, deixe-me dizer-lhe que raras vezes vejo um comentário seu que seja abonatório, positivo ou meramente expositivo sem um "bota abaixo". Poderia, eventualmente, considerar uma atenuante para a forma como se expressou. Posso ser do contra, burro não serei certamente e tenho discernimento suficiente para relegar para o plano da infantilidade, mau gosto e frustração intervenções como são as suas.
 

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Isto vai mesmo acontecer?

Espanhóis e andorrenhos está tudo maluco no Twitter!

Ou há um corte hiper, mega, radical, ou vai mesmo haver algo, mesmo que a baixo do previsto.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Até agora, é claramente o ECMWF quem lidera o caminho frente o GFS, que recua em favor do modelo europeu. Comparação para a mesma data (13 horas na segunda-feira, 26 de fevereiro) a partir de duas saídas diferentes dos modelos (12Z do ECMWF e 18Z do GFS) de ontem e hoje:

ECMWF:
37b86bef011400fcfd26a48be587e2d1o.gif


GFS
9759c41ca53131bbbb4c2a6d0e247f2bo.gif
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Isto vai mesmo acontecer?

Espanhóis e andorrenhos está tudo maluco no Twitter!

Ou há um corte hiper, mega, radical, ou vai mesmo haver algo, mesmo que a baixo do previsto.

Parece mais ou menos garantido que a maioria da Europa vai experienciar uma siberiana significativa.

Podemos estar todos descansados. O aquecimento global acabou :D
 

tone

Cirrus
Registo
17 Nov 2017
Mensagens
89
Local
Lisboa
Esquema básico:

680a3e3419369431e216c6eeba77f031o.jpg
A chave estará mesmo em perceber nas próximas horas/dias se as “massas” orientais e ocidentais se chegam a unir, ou se a divisório do split do vortice se mantém com via aberta.

E a unir-se, se será exatamente sobre nós puxando até algo mais de norte, ou se a união se dará mais a norte e não exatamente sobre território continental.

Não se unindo teremos, como habitualmente a auto-estrada de “bom tempo” sobre nós como alguns modelos também apontam.

Interessante por exemplo ver como evolui o ICON que neste momento a 180h está precisamente nesta indefinição.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.