Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

W

Windmill

@Orion , a única possibilidade que temos de ver neve é com um fluxo de NO, e se pressão atmosférica <1000 hpa não é depressão, então o que é uma depressão.
Obrigatoriamente tem de haver sempre um fluxo anticiclónico, mais ou menos intenso, neste setor da depressão, até porque são sempre os anticiclones que alimentam as depressões.
Só são possíveis situações de neve nos Açores com tal fluxo, pois é a única forma de ser injetado ar de latitudes bastante superiores.
Desta vez, temos temperatura suficiente, pois o fluxo é interessante.
Mas, visto estarmos neste setor do ciclone, "devia" haver mais instabilidade. Pelo menos foi assim que fui habituado nos anos da minha infância, em que os ventos de N/NO de inverno estavam geralmente relacionados com aguaceiros de granizo.
Não vejo como não poderá ser instável uma corrente deste quadrante para os dias em questão...

O Orion por natureza é um pessimista convicto :sono:
Aliás pelos seus posts diria mesmo um dos maiores pessimistas aqui do fórum, já que as suas previsões para o Grupo Central passam sempre ao lado... cada tiro, cada melro....Pelo menos aqui para a minha zona.
Quanto ao resto, creio que estão criadas mais ou menos as mínimas condições para uma boa granizada a cotas médias altas, á excepção das Flores e Corvo onde parece que o frio será maior, por isso relaxa e aproveita o que aí vem :cheers:
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
Mas, visto estarmos neste setor do ciclone, "devia" haver mais instabilidade. Pelo menos foi assim que fui habituado nos anos da minha infância, em que os ventos de N/NO de inverno estavam geralmente relacionados com aguaceiros de granizo.
Não vejo como não poderá ser instável uma corrente deste quadrante para os dias em questão...

Não acho que 'deva' haver mais instabilidade. Todos os eventos são diferentes e o que não falta são pós-frontais frescos com o habitual -> aguaceiros locais. Quando é que aconteceu o último pós-frontal com trovoada e granizo, por exemplo? Nem sei o ano :D

Voltando ao 'Seco de mais para a conjuntura ciclónica prevista para esses dias', o fluxo de noroeste até tem uma HR decente mas nunca será muito chuvoso devido à AP inerentemente baixa.

p7jtpO6.gif


Tendo em conta as condições previstas o GFS a 120h mostra o 'normal' -> Aguaceiros com, eventualmente, a possibilidade da ocorrência de uma linha de instabilidade. Mesmo que o CAPE aumente o output dificilmente será diferente. Dilúvios locais decorrentes de células dispersas é para modelos como o AROME.

tempresult_szh6.gif


Até se pode especular sobre a influência da anomalia positiva da SST na geração de aguaceiros vs subida da cota de neve & aguaceiros de neve vs granizo mas, na minha ótica, só vale a pena fazer esse exercício quando houver certezas relativamente ao frio. Amanhã olho para isso :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985
W

Windmill

E no g oriental 4,5 °... Torna-se difícil
Vocês aí pelo Grupo Oriental são tão choramingas, credo! :lol::lol:
Não vejo ninguém aqui dos grupos ocidental e central a chorar tanto como vocês aí.
Mais fácil cai neve em S. Miguel por ser uma ilha maior e com altitudes elevadas, do que por aqui pela Graciosa, Corvo ou até mesmo Faial...
aliás a segunda maior elevação dos Açores situa-se exactamente aí (Pico da Vara)
O stress mata! :hehe:
E não meus amigos orientais, aqui pela Graciosa, neve só mesmo em sonhos, portanto por cá estamos ainda bem piores que vocês por aí :facepalm:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Off Topic:

Foram descobertos 3 novos minerais na zona do vulcão do Fogo na ilha de São Miguel! A descoberta foi feita por geólogos italianos. Estou a ver na TV não tenho link por enquanto...
Isto é fascinante e representativo da grande riqueza mineralógica dos Açores, pois sendo assim juntamente com a faialite são já 4 os minerais pela primeira vez encontrados e descritos que os Açores deram à ciência. Não é nada comum...
 

Cluster

Cumulus
Registo
23 Set 2012
Mensagens
424
Local
Lisboa
Hoje comemora-se o 8º aniversário do dilúvio na Madeira.


Com a NAO- que se avizinha é quase certo que a Madeira terá chuva. Resta saber quanta.

Cá fica a imagem da pluma tropical, vinda das Caraíbas.

Ok agora estou me a assustar, sábado, domingo e segunda são os dias que a malta vai andar a passear na ilha. Qualquer semelhança com o 20 de Fevereiro é assustador, esperar que seja só uns aguaceiros!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Vocês aí pelo Grupo Oriental são tão choramingas, credo! :lol::lol:
Não vejo ninguém aqui dos grupos ocidental e central a chorar tanto como vocês aí.
Mais fácil cai neve em S. Miguel por ser uma ilha maior e com altitudes elevadas, do que por aqui pela Graciosa, Corvo ou até mesmo Faial...
aliás a segunda maior elevação dos Açores situa-se exactamente aí (Pico da Vara)
O stress mata! :hehe:
E não meus amigos orientais, aqui pela Graciosa, neve só mesmo em sonhos, portanto por cá estamos ainda bem piores que vocês por aí :facepalm:
Digamos que no Faial até não é incomum a queda de neve no ponto mais alto, o que é incomum é esta acumular...
Tenho registos de quase todos os anos, desde 2011 até 2015, só nestes últimos é que não obtive registos.
Por exemplo, aa que se segue está no meu instagram e é de 2014
ed121be3334bb0169f20a77456734c61.jpg

E registo foi feito a menos de 1000 metros de altitude.
20 minutos depois, a neve já era... Frizzing level de 1200 metros e nas condições ideais, têm destes resultados, temos é que aprender a decifrá-los e estar lá no momento exato.
A temperatura antes do evento aos 950 metros, era de 2 graus positivos, tive a sorte de apanhar uma célula com precipitação forte, o que fez baixar um pouco mais a temperatura.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,648
Local
Açores
tempresult_sxz2.gif


O frio mais significativo fica pouco tempo. Parece-me que no ECM há também uma linha de instabilidade pós-frontal.

Como é habitual, é mais provável granizo do que neve mas a madrugada de 24 pode ser prometedora no G. Ocidental. Ainda é cedo e amanhã há mais.
 
W

Windmill

Digamos que no Faial até não é incomum a queda de neve no ponto mais alto, o que é incomum é esta acumular...
Tenho registos de quase todos os anos, desde 2011 até 2015, só nestes últimos é que não obtive registos.
Por exemplo, aa que se segue está no meu instagram e é de 2014
ed121be3334bb0169f20a77456734c61.jpg

E registo foi feito a menos de 1000 metros de altitude.
20 minutos depois, a neve já era... Frizzing level de 1200 metros e nas condições ideais, têm destes resultados, temos é que aprender a decifrá-los e estar lá no momento exato.
A temperatura antes do evento aos 950 metros, era de 2 graus positivos, tive a sorte de apanhar uma célula com precipitação forte, o que fez baixar um pouco mais a temperatura.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Eu sei lserpa!

Mas as altitudes por S. Miguel são maiores. É o ideal para acumular. Infelizmente aqui pela Graciosa não temos condições para ver nevar ou acumular...
e ainda há aqueles que se queixam.... de rir! :lmao:
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Pelo MF, o qual creio que tenha muitos pózinhos do ECMWF, aqui para o Cabeço Gordo mantém mais ou menos a possibilidade de alguma neve e -1, pena mesmo é prever pouca precipitação... mas, falta ainda algum tempo.
c78eb8f7bb3987ff6b909344089d979e.jpg




Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk