Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Raincold

Cirrus
Registo
16 Fev 2018
Mensagens
28
Local
Minho
Acumulados expressivos um pouco por todo o Mediterrâneo,
accprecip_372.jpg

Uma entrada fria de norte e instabilidade no Mediterrâneo seria ouro para nós ...:pray:
 


c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Uma entrada fria de norte e instabilidade no Mediterrâneo seria ouro para nós ...:pray:
O ECM continua a ver isso, embora a bolsa de ar frio a 500hpa nesta run está sobre o mar, diminuindo a precipitação. A esta distância ainda tudo pode mudar vamos ver... De qualquer forma, acumulados de neve ECM 12z (cm):
0FkF7TR.png
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Há quanto tempo é que não se viam cartas assim? :intrigante:
Desde que me registei no fórum (há 2 anos e meio) é a primeira vez (que me lembre) que vejo algo assim a ser previsto. :eek:
Ciclogénese explosiva e siberiana na mesma carta, com possibilidade de interação entre as duas... de facto, poderemos presenciar algo raro nos próximos tempos com o AA a baixar a guarda :intrigante:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
A saída das 12 z do ECMWF até me parece mais extrema do que em 1987 ( nevou aqui no Porto e com alguma acumulação, várias vezes ao longo do dia em regime de aguaceiros) pelo menos os geopotenciais são mais "agressivos":

archives-1987-1-14-0-0.png


ECMWF:

ECM1-240.gif


Resta aguardar com calma, ainda falta uma eternidade, mas admiro esta estabilidade do ECMWF..:unsure:
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Boa noite.

Tenho estado pouco ativo no fórum, o tempo também não tem ajudado. Ultimamente têm-se visto os modelos com saídas bastante interessantes, a prometer a tão desejada chuva, desta vez para todo o continente, isto com a atmosfera a apresentar uma sinóptica bastante particular. Estes "splits", ou bloqueios do vórtice, não se vêem todos os anos, e permitem que, com alguma sorte, obviamente, se estabeleça um forte corredor de depressões, frentes, que varrem todo o país, incluindo as ilhas. Veja-se o caso de 09/10, que penso que foi o último grande bloqueio. Corrijam-me se estiver errado. Tivemos um bom inverno em 13/14 mas, apesar da zonal bem descida, penso que não houve bloqueio.

Ou seja, um verdadeiro período invernal. Chuva, vento, neve e outros episódios mais complexos, que ainda é muito cedo para falar mas que acontecem quase sempre, as Ciclogénes Explosivas. Até neve a cotas muito baixas pode acontecer. Enfim, há muitas possibilidades diferentes. Sonhemos todos. :)



Há quanto tempo é que não se viam cartas assim? :intrigante:
Desde que me registei no fórum (há 2 anos e meio) é a primeira vez que vejo algo assim a ser previsto. :eek:

Em 2009/2010 tivemos isto, mais ou menos. Nesse inverno a atmosfera ficou assim toda "baralhada" por várias vezes (Dez e Fev). Foi um inverno lendário e não tivemos de passar por uma seca dramática para ver algo do género. Veremos, com sorte será a chave para desagravar de vez esta seca, em especial no Centro e Sul.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Pois bem, eu queria muita precipitação juntamente com muito frio. Parece é que isso às vezes dá neve. :D

Sim... Parece que sim... O problema é que esses ingredientes juntos raramente coincidem no tempo e no espaço (em Portugal)! :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.