Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Sim... Parece que sim... O problema é que esses ingredientes juntos raramente coincidem no tempo e no espaço (em Portugal)! :D

E eu não sei? Precisamente por causa disso é que é tão desejado...
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O GFS seguiu as ideias do ECMWF na saída das 0z quanto à entrada continental, veremos como acaba a guerra de titãs... Mas para já mérito do ECMWF!

Enviado do meu GT-S7582 através do Tapatalk
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O GFS seguiu as ideias do ECMWF na saída das 0z quanto à entrada continental, veremos como acaba a guerra de titãs... Mas para já mérito do ECMWF!

Enviado do meu GT-S7582 através do Tapatalk

AfinaL o ECMWF também, sofre de bipolaridade :D mas também a esta distância era mais que expectável:

tempresult_rcz9.gif
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Há quanto tempo é que não se viam cartas assim, num passado mais recente? :intrigante:
Desde que me registei no fórum (há 2 anos e meio) é a primeira vez (que me lembre) que vejo algo assim a ser previsto. :eek:

Entre Dezembro de 2009 e 2011 tivemos um periodo prolongado de NAO negativo com o Jet as nossas latitudes, penso que depois disso nunca mais...

Dai o acumular de anos secos no Sul e interior da Peninsula.
 

Raincold

Cirrus
Registo
16 Fev 2018
Mensagens
28
Local
Minho
AfinaL o ECMWF também, sofre de bipolaridade :D mas também a esta distância era mais que expectável:

tempresult_rcz9.gif

Mas a bipolaridade do ECM é muito mais soft e é uma bipolaridade consistente , no geral mantem a possibilidade de uma mudança de padrão duradoura .

Já o GFS é uma bipolaridade aguda e a precisar de medicação .
Foi atrás do ECM , como quase sempre , mas passou da tendência de uma circulação atlântica duradoura para 1 ou 2 frentes seguidas de uma entrada continental sequinha . Este modelo a médio prazo é 8 ou 80 , por vezes no mesmo dia .:maluco:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
M

Membro excluído 274

Não matem já o evento, chuva virá... se não forem os 100/150mm que sejam 30/50mm o importante é que venha!
Mais importante que ,mapas estrondosos nas próximas 180/240 horas é que a chuva se mantenha por algum tempo de modo a capitalizar-se ao máximo.

Os modelos vão ainda dar muitas voltas, vão afinando a previsão com o passar dos dias, é natural.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Não matem já o evento, chuva virá... se não forem os 100/150mm que sejam 30/50mm o importante é que venha!
Mais importante que ,mapas estrondosos nas próximas 180/240 horas é que a chuva se mantenha por algum tempo de modo a capitalizar-se ao máximo.

Os modelos vão ainda dar muitas voltas, vão afinando a previsão com o passar dos dias, é natural.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.