Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Orion nunca nevou em São Jorge? De qualquer maneira são Jorge é muito estreito a proximidade à agua é sempre constante. A Madeira é muito mais gorda além das elevações, o efeito de proximidade à água faz muita diferença, não só as elevações ou o tamanho da ilha.

Sim, neva várias vezes por década em São Jorge


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Sim, neva várias vezes por década em São Jorge


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Como é pouco noticiado é difícil ter uma ideia do que acontece. Veja-se o caso de 2014 -> https://www.publico.pt/2014/01/07/ecosfera/noticia/ar-polar-traz-neve-aos-acores-1618699

Por vezes os modelos enganam-se. Como tal, resta esperar pelo fds e ver o que acontece. Quem sabe se não há surpresas? :D

---
Quer se goste quer não, vai haver frio de Janeiro em fim de Fevereiro. Aproveitem :cold:

OiSHMtX.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
No GFS continua com cota de neve nos 500 metros na ilha do pico. Será que vai mesmo nevar a essa altitude? no Faial e em São Jorge também. Era bom.

As cotas modeladas não funcionam para os Açores, embora seja tentador acreditar nelas.
Passo a explicar, por cá temos um fator limitador na acumulação de frio, ou seja, o oceano...
Caso houvesse uma massa de terra mais ampla, esses valores poderiam ter algum sentido.
Por cá, aposto nos 800 metros... menos que isso será difícil, mas não impossível.
O descritivo do IPMA fala em 1000 metros na montanha, valor que iguala o Faial e São Jorge.
Estão a jogar pelo seguro, em 2014 abusaram nas cotas e nem nevou....


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e Hawk

Joaquim Coelho

Cumulus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
111
Local
Freamunde
As cotas modeladas não funcionam para os Açores, embora seja tentador acreditar nelas.
Passo a explicar, por cá temos um fator limitador na acumulação de frio, ou seja, o oceano...
Caso houvesse uma massa de terra mais ampla, esses valores poderiam ter algum sentido.
Por cá, aposto nos 800 metros... menos que isso será difícil, mas não impossível.
O descritivo do IPMA fala em 1000 metros na montanha, valor que iguala o Faial e São Jorge.
Estão a jogar pelo seguro, em 2014 abusaram nas cotas e nem nevou....


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Eu lembro-me dessa previsão.
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
As cotas modeladas não funcionam para os Açores, embora seja tentador acreditar nelas.
Passo a explicar, por cá temos um fator limitador na acumulação de frio, ou seja, o oceano...
Caso houvesse uma massa de terra mais ampla, esses valores poderiam ter algum sentido.
Por cá, aposto nos 800 metros... menos que isso será difícil, mas não impossível.
O descritivo do IPMA fala em 1000 metros na montanha, valor que iguala o Faial e São Jorge.
Estão a jogar pelo seguro, em 2014 abusaram nas cotas e nem nevou....


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Grosseiramente, para a Madeira costumo pôr 400 metros em cima da cota prevista pelo GFS. E não costuma falhar muito (embora seja difícil validar em toda a ilha porque neva em zonas não povoadas).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
5000ft -> 1500m

MRAJybS.png


po7rBpq.png


eTj5rRD.png


A esta distância temporal não há grandes diferenças entre as diversas runs de cada modelo daí que não faça muito mal compará-las. Como me tenho fartado de escrever, o GFS é o modelo para os otimistas.

Neve é para o Pico e eventualmente Flores. As restantes ilhas do G. Central ficam em suspense :D

Eu para S. Miguel aposto, como cota, 1500 metros mas fico à espera de uma surpresa Gêéfesiana :D
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Entretanto, gera-se alguma histeria em relação ao tempo instável da próxima semana:

Associadas a uma depressão que também afectará o vizinho arquipélago das Canárias, a Madeira deverá enfrentar chuvas fortes no próximo domingo e na terça-feira. Os valores de precipitação previstos, indicados em vários sites meteorológicos disponíveis na Internet apontam, particularmente na terça-feira, para níveis próximos do 20 de de Fevereiro de 2010. Isso mesmo nos foi confirmado por várias fontes que reputamos de credíveis, entre elas a do geógrafo e ecologista Raimundo Quintal, que, todavia, foi muito claro ao considerar que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera é uma entidade mais que credível, salientando que o mesmo ainda não emitiu nenhum aviso de particular relevância à população.

As Canárias já se estão a preparar para o embate da borrasca, prevendo a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) chuvas torrenciais em Gran Canaria e Tenerife, onde espera precipitação de até 15 litros por metro quadrado em apenas uma hora e até 60 litros em 24 horas.

O Funchal Notícias contactou a Câmara Municipal do Funchal para saber se a edilidade já pôs em marcha algum plano para fazer frente às chuvas que se aproximam, como, por exemplo, a limpeza das adufas da cidade, para facilitar as escorrências. Porém, do gabinete da Presidência chegou-nos a informação, há dois dias, que a indicação que a autarquia tinha do Serviço Municipal de Protecção Civil “é que se prevê, apenas, um ligeiro agravamento da situação meteorológica para o fim-de-semana, que não será suficiente para accionar o alerta amarelo”.

Contactado o director do Observatório Meteorológico do Funchal, Vítor Prior, este considerou, por seu turno, ao FN que os valores da precipitação que ocorrerão, particularmente na terça-feira, não chegarão a aproximar-se dos do 20 de Fevereiro de 2010. Por outro lado, considerou não existir razão para alarmismos, principalmente porque entende que, com três ou quatro dias de antecedência, é extemporâneo fazerem-se previsões de valores da precipitação com algum grau de certeza.

No entanto, o meteorologista não deixou de confirmar que haverá precipitação, começando particularmente com maior incidência no domingo, a partir do meio da manhã, com “chuva moderada e potencialmente forte nas regiões montanhosas”. Admitiu que a mesma poderá, eventualmente, motivar um aviso amarelo, e adiantou que no sábado reunirá com a Protecção Civil para avaliar a situação e recomendar eventuais medidas a tomar. A chuva tornar-se-á mais forte a partir do meio-dia de domingo.

Já na terça-feira, a situação torna-se possivelmente mais preocupante, já que a chuva decorrerá sensivelmente durante o dia todo. Vítor Prior diz que choverá continuamente, mas que haverá picos de precipitação em algumas horas. No entanto, há que aguardar até domingo para se poder ter a efectiva noção da gravidade, ou não gravidade da chuva que atingirá o arquipélago da Madeira na terça-feira. Os valores da precipitação, insiste, estarão porém “muito longe do 20 de Fevereiro” [de 2010].

Vítor Prior aconselha as pessoas a não se preocuparem excessivamente, alimentando pânicos inúteis. Ao invés, devem manter-se atentas aos avisos que eventualmente sejam transmitidos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera e pela Protecção Civil.

Por seu turno, o geógrafo Raimundo Quintal admitiu ao Funchal Notícias que tem acompanhado as previsões de vários sites meteorológicos que apontam para níveis de precipitação elevados, mas, como dissemos, sublinhou a inteira credibilidade do IPMA, que, confia, emitirá certamente os necessários avisos à população se a situação se agravar. Porém, e independentemente da gravidade da precipitação, comentou que há boas práticas que deveriam ser tomadas, tanto por parte da Câmara Municipal do Funchal como do Governo Regional, para prevenir situações potencialmente mais gravosas com índices de precipitação elevados. A limpeza das adufas está entre elas. Raimundo Quintal diz ter constatado, ainda recentemente, que as adufas na Avenida Zarco, perto do Palácio de São Lourenço, estão entupidas, situação pouco aceitável quando se toma em consideração que aquele arruamento foi ainda recentemente alvo de obras de beneficiação. As adufas dos outros arruamentos poderão encontrar-se,provavelmente, em ainda pior estado de limpeza.

Por outro lado, o ecologista sublinhou que na estrada entre o Terreiro da Luta e o Poiso encontram-se numerosos troncos de árvores em risco de cair para a estrada e atingir os automóveis; ainda recentemente, disse, uma árvore atingiu o carro de um turista que ali circulava.

Por outro lado, preocupam este antigo vereador da Câmara Municipal do Funchal situações como a existente entre a Rotunda dos Viveiros e a Rotunda da Fundoa. Ali, sublinha, encontra-se um grande perigo para a cidade. Junto à Rotunda dos Viveiros a ribeira está “coberta, estrangulada”, e acima existem vertentes que ameaçam deslizamento de terras e de árvores que poderiam entupir a ribeira. É um cenário que classifica de “verdadeiramente assustador”, pois se aquela zona entupir, poderá verificar-se “uma calamidade para o Funchal”.

Como pontos positivos, Raimundo Quintal diz que aparentemente o radar meteorológico do Porto Santo está a funcionar bem, não padecendo aparentemente dos mesmos problemas que o radar militar, e que isto constitui mais um instrumento de aviso para acautelar situações graves de mau tempo.

in FunchalNoticias

O geógrafo e ecologista Raimundo Quintal é conhecido por "eu bem vos avisei" sendo uma figura de destaque nas TV´s nacionais sempre que episódios de alguma gravidade afectam a Madeira.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Entretanto, gera-se alguma histeria em relação ao tempo instável da próxima semana:

Não diria a repetição do 20 Fev mas parece-me haver condições para um evento significativo. A frente tem alguma intensidade mas o fluxo com HR mais elevada não é muito extenso.

Preparem-se para chuva forte nas cotas baixas. Nas montanhas, como habitualmente, haverão certamente brutais acumulados.

O evento deverá ser principalmente estratiforme. Algumas intrusões de ar seco sempre contribuirão para a redução da precipitação. O mais relevante demorará... algo como 12 horas?
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Não diria a repetição do 20 Fev mas parece-me haver condições para um evento significativo. A frente tem alguma intensidade mas o fluxo com HR mais elevada não é muito extenso.

Preparem-se para chuva forte nas cotas baixas. Nas montanhas, como habitualmente, haverão certamente brutais acumulados.

O evento deverá ser principalmente estratiforme. Algumas intrusões de ar seco sempre contribuirão para a redução da precipitação. O mais relevante demorará... algo como 12 horas?

Dei uma olhadela nos vários modelos e o ICON parece-me particularmente severo já que chega a prever perto de 60 mm em 3h nalgumas partes da ilha. Qual a validade deste modelo para a região? É tipo Arome que mostra (quase) sempre algo desfasado da realidade?
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A Madeira tem uma vantagem em relação aos Açores, pelo menos para os amantes da meteorologia, tem estações meteorológicas de altitude. Se existissem pelo menos nas ilhas principais uma ou 2 estações de altitude poderíamos ter uma noção do frio que faz nas zonas montanhosas do Arquipélago

E há! A rede hidrometeorológica dos Açores.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Wessel1985