Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
A ciclogénese explosiva na região dos Açores está muito consensual entre os modelos. Não é nada habitual um sistema com este cavamento a latitudes tão a sul, não tendo características tropicais.

hOpuBhB.png


Por acção de uma área de ventos intensos bastante alargada (fetch), gerar-se-á uma ondulação muito significativa, com alturas significativas superiores a 15m.

dB5KRZz.png


Normalmente, este tipo de ondulações (swell) chegam-nos NW, pois os ciclones costumam estar bem mais a norte. Neste caso, o swell gerado atingirá a costa portuguesa de SW, com períodos relativamente elevados (14/15 s), com alturas significativas de 5 a 7 m. Assim sendo, locais normalmente abrigados de ondulações de NW vão estar bem mais expostos na próxima semana. Tendo em conta as marés de grande amplitude, poderão surgir algumas situações mais complicadas em locais menos habituados.

Por exemplo, Sesimbra é uma cidade muito abrigada, onde os poucos episódeos de ondulação por ano (5 a 6 vezes em média) são geralmente apenas derivados a ventos locais fortes de sul, com ondas de período muito curto e muito raramente maiores que 2/3 m. Neste caso temos a possibilidade de um swell gerado bem longe, com períodos bem mais largos, atingir esta zona tendo em conta a direcção de SW, e com uma altura significativa já de respeito mesmo para os padrões da costa ocidental virada para o Atlântico. A costa algarvia, mesmo assim um pouco mais habituada a agitação marítima que Sesimbra, também poderá ter problemas e uma erosão costeira significativa.

Uma situação a acompanhar.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Os acumulados previstos pelo GFS são bastante significativos.


Venha ela, que faz falta :rain:


240-777_SP.gif
 

fog

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
89
Local
lisboa
Com a adversidade meteorológica destes últimos meses e as previsões publicadas, permitam-me, com a devida vénia aos circunstantes, um pequeno momento de poesia, de Guedes Teixeira (1871-1940, fui ver à cábula), o Amar ou Odiar:


Amar ou odiar: ou tudo ou nada!

O meio termo é que não pode ser

A alma tem d’estar sobressaltada

P’ra o nosso barro se sentir viver.


Não é uma cruz a que não for pesada,

Metade dum prazer não é um prazer;

E quem quiser a alma sossegada

Fuja do mundo e deixe-se morrer.


Vive-se tanto mais quanto se sente;

Todo o valor está no que sofremos…

Que nenhum homem seja indiferente!



Amemos muito, como odiamos já:

A verdade está sempre nos extremos,

Porque é no sentimento que ela está.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"As notícias são boas, os modelos mantêm muita precipitação para a próxima semana, os acumulados nas regiões do interior e sul poderão ser os maiores dos últimos 20 meses, ou seja quase 2 anos, no espaço temporal de 1 semana."



Cá esperemos então pela tão desejada chuva, agora uma coisa é certa se a chuva for torrencial, em pouco vai ajudar o níveis freáticos, pois apenas serve para lavar os ribeiros e rios durantes umas horas, mas estes mesmo se aguentarem com um caudal típico de inverno é preciso chover de forma moderada, mas no fim de "contas", ainda bem que o ser humano não tem capacidade para mandar na meteorologia, porque aí sim, seria um descalabro, nunca estava ao gosto de toda a gente.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.