Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Dei uma olhadela nos vários modelos e o ICON parece-me particularmente severo já que chega a prever perto de 60 mm em 3h nalgumas partes da ilha. Qual a validade deste modelo para a região? É tipo Arome que mostra (quase) sempre algo desfasado da realidade?

O ECM também por vezes mostra brutais acumulados na costa sul das ilhas dos Açores. É melhor interpretar isso como um indicador da possibilidade da ocorrência de chuva intensa do que vê-lo literalmente. Aliás, o ICON mostra mais ou menos a mesma coisa no evento do dia 27.

Se não estou em erro, e do que me consigo lembrar das discussões no fórum, os solos já estavam algo saturados da chuva que tinha caído antes do dia 20 Fev. Como não me parece que o caso seja o mesmo, o próximo evento é relevante mas não assume contornos críticos.

Vai ocorrer chuva forte, especialmente nos locais propícios a isso. Resta a implementação das precauções habituais.
 
Última edição:


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui o IPMA está lhe a dar!
7debe22f2db47cbc4b336b162576df90.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
O ECM também por vezes mostra brutais acumulados na costa sul das ilhas dos Açores. É melhor interpretar isso como um indicador da possibilidade da ocorrência de chuva intensa do que vê-lo literalmente. Aliás, o ICON mostra mais ou menos a mesma coisa no evento do dia 27.

Se não estou em erro, e do que me consigo lembrar das discussões no fórum, os solos já estavam algo saturados da chuva que tinha caído antes do dia 20 Fev. Como não me parece que o caso seja o mesmo, o próximo evento é relevante mas não assume contornos críticos.

Vai ocorrer chuva forte, especialmente nos locais propícios a isso. Resta a implementação das precauções habituais.

Afirmativo, o "20 de Fevereiro" teve como ponto de partida um mês de Fevereiro particularmente chuvoso e depois isto:

20fev.jpg


Fonte: https://poseur.portugal2020.pt/media/4020/estudo-de-risco-de-aluviões-da-madeira.pdf
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)
E quando mais se precisa de uma estação em funcionamento, vais consultar a estação do cabouco e ela está desligada... espero que resolvam isto rapidamente...


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Bem, se repararam o site do NWCAS sofreu algumas alterações, algumas boas, outras nem por isso.
Uma dessas “nem por isso” foi a remoção dos arquipélagos da Madeira e dos Açores dos mapas!
Entretanto, mandei um e-mail para eles e, responderam atempadamente.
8234001760c76e47d2fc427cc7d30602.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Em que piorou?

O loop agora inclui as ilhas (antes era só a Europa continental) e até dá para fazer zoom com a animação ligada. O descritivo das imagens também foi melhorado.

Já nem me recordo como era antigamente. A Eumetsat está a reorganizar os 3 satélites que tem em órbita (Meteosat 9, 10 e 11) e as imagens que agora aparecem nesse portal (intervalo de 15 mins) são do novo (MS11).

Será este ano que o Eumetview fica finalmente operacional?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)
Em que piorou?

O loop agora inclui as ilhas (antes era só a Europa continental) e até dá para fazer zoom com a animação ligada. O descritivo das imagens também foi melhorado.

Já nem me recordo como era antigamente. A Eumetsat está a reorganizar os 3 satélites que tem em órbita (Meteosat 9, 10 e 11) e as imagens que agora aparecem nesse portal (intervalo de 15 mins) são do novo (MS11).

Será este ano que o Eumetview fica finalmente operacional?

Lol, agora melhorou, as ilhas não estavam representadas!
Eu pedi para pôr.
E ficou bem melhor agora :)
Eles não as tinham incluído, ficaram disponíveis hoje de manhã.
Ainda bem que reclamei


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,042
Local
Horta, Matriz, (90m)