Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Varzea de Aljezur em dias recentes caiu mais de 5 graus abaixo de zero.

Sim, é um local com grande capacidade para acumular ar frio em situações de inversão térmica. Mas não consegue competir com os vales encaixados de Trás-os-Montes onde há verdadeiros poços de frio em que o Sol não chega nos meses de Inverno. :cold:
 
  • Gosto
Reactions: Sanxito

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim, é um local com grande capacidade para acumular ar frio em situações de inversão térmica. Mas não consegue competir com os vales encaixados de Trás-os-Montes onde há verdadeiros poços de frio em que o Sol não chega nos meses de Inverno. :cold:

Sim, mas é uma região diversa, em certas zonas as amendoeiras até florescem relativamente cedo.
 
Última edição:

Trinity

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
27
Local
Lisboa
Prendeu a trailcam a uma árvore pelo menos a 1-2 metros ou deixou ao nível do solo?
 

Trinity

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
27
Local
Lisboa
Com frio junto ao solo a temperatura é mais baixa que a medição padronizada da temperatura do ar ou temperatura é mais alta com calor no Verão,
Independentemente disso é mesmo recomendável que não use a cam demasiado próximo do solo no Inverno sobretudo por causa da humidade, que persiste durante mais tempo próxima do solo.
Apesar da temperatura estar dentro do range certificado do equipamento, como saberá, tudo o que seja electrónica com comunicações e baterias, detestam humidade, quanto menos tempo lida com humidade excessiva maior a longevidade do material e os fabricantes certificam equipamentos face à temperatura mas fazem-se distraídos em relação à humidade ;)
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: belem e 4ESTAÇÕES

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Com frio junto ao solo a temperatura é mais baixa que a medição padronizada da temperatura do ar ou temperatura é mais alta com calor no Verão,
Independentemente disso é mesmo recomendável que não use a cam demasiado próximo do solo no Inverno sobretudo por causa da humidade, que persiste durante mais tempo próxima do solo.
Apesar da temperatura estar dentro do range certificado do equipamento, como saberá, tudo o que seja electrónica com comunicações e baterias, detestam humidade, quanto menos tempo lida com humidade excessiva maior a longevidade do material e os fabricantes certificam equipamentos face à temperatura mas fazem-se distraídos em relação à humidade ;)
Envolvo sempre o meu auriol (sensor interior) numa saca plástica para não apanhar gelo na medição das mínimas :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: belem e 4ESTAÇÕES

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
Claramente um grande discrepância. Ate pensei q medisse a temp por infravermelho. Convém usar outro p aferir a diferença. Desilusão essa câmera.

Enviado do meu ASUS_X00HD através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Um local a acompanhar, Parque da Quinta da Granja, em Benfica, perto do Colombo:
2IC7VUO.jpg

A foto foi tirada por mim na semana passada.
A inversão parece ser forte neste local. Passo todos os dias por lá e tenho sempre que meter o capuz para não rapar um frio desgraçado. :D
O @rozzo é capaz de ter mais informações. :D
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Um local a acompanhar, Parque da Quinta da Granja, em Benfica, perto do Colombo:
2IC7VUO.jpg

A foto foi tirada por mim na semana passada.
A inversão parece ser forte neste local. Passo todos os dias por lá e tenho sempre que meter o capuz para não rapar um frio desgraçado. :D
O @rozzo é capaz de ter mais informações. :D

Sim, a inversão é notória nessa zona. Já dei umas corridas matinais por esse parque em que a quantidade de gelo no relvado era bastante significativa. E como dizes, em dias calmos, mesmo logo ao pôr-do-sol nota-se bastante a diferença de temperatura ao passar por ali.

Outra zona ali perto bem fria, é do outro lado da colina onde fica o cemitério de Benfica, aquela estrada que vai ter à estação de metro da Amadora-Este. Também tem ali um descampado numa zona baixa, que penso será mais frio ainda que esse jardim em frente ao Colombo.