Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Estação do Nordeste, SM.

OCiJUNs.png


Com a anomalia positiva da SST estes valores na realidade podem ser superiores. Só mesmo com células mais intensidade é que a cota desce.
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Só não entendo o facto de, com as mesmas temperaturas, terem feito tanto alarido nos anos de 2013 e 2014. E, agora, ninguém fala em nada, é quase um não assunto.
E também não entendo porque acham que só neva com 0 graus, se já vi acumular com 2/3 graus.
Algumas respostas?
Estão todos fechados em copas e ninguém solta uma cota possível. É quase um medo de arriscar, ou então está a falhar-me alguma coisa.
Recorri ao histórico e dias antes de nevar aos 900 m na Barrosa, em 2010, a cota de neve prevista pelo GFS era 740 m. Agora é 600 m. O que mudou?
Volto a perguntar: o que mudou?
 

Manecas

Cirrus
Registo
14 Set 2012
Mensagens
82
Local
Vila do Topo - Ilha de São Jorge
Meus amigos! Pelo que ando a ler, penso que se andam a enganar um bocadito com a queda de neve na minha ilha, São Jorge.
Sim, já nevou, sim quando temos Invernos frios temos picos e cabeços brancos.
Neste momento estou na Califórnia (com tempo de Verão) e vou para os Açores hoje, espero chegar a casa amanhã, mas receio não conseguir lá chegar (vento nw para sábado), mas quando chegar, mando fotos de 2010 que tenho com muita neve nos pontos nais altos. Aliás, em Novembro de 2009, tive um acidente na serra do Topo (+/- 900 mts) devido a uma forte queda de granizo e neve.
 

Mig45

Cirrus
Registo
22 Fev 2018
Mensagens
48
Local
Nasci em Braga, Vivo na Lagoa, Ilha de São Miguel
Eu pessoalmente acredito que possa nevar alguma coisa nas zonas mais altas da ilha de Sã Miguel, principalmente na zona do nordeste. Agora falta saber se pega ou não no solo. Na zona da Barrosa é mais difícil pois fica na zona mais estreita da ilha logo a influência marítima é muito forte nessa zona. Outro problema da ilha é a sua latitude se ela estivesse á mesma latitude das flores a história seria outra a nível de neve por cá
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Em relação às possíveis cotas de neve amanhã nos Açores, já é mais que sabido que geralmente cotas abaixo dos 1000m previstas pelo GFS tão no meio do atlântico são infelizmente regra geral um bocadinho optimistas.
Para perceberem melhor, o algoritmo que as calcula até tem muito em conta a temperatura e humidade nos níveis mais baixos. Neste caso o problema é mesmo um comportamento típico do GFS em pós frontais oceânicos: humidade relativa do ar perto da superfície demasiado baixa comparada com a realidade.

Com valores a rondar os 60% como previsto, e com aquelas temperaturas, até era possível cotas a rondar os 200/300m como previsto. A questão é que nos níveis baixos, em pleno oceano, mesmo com uma massa de ar polar, os valores reais da humidade serão maiores ao nível do mar, e naturalmente as cotas também.

Outra questão pertinente que também já foi falada, é que nestes eventos instáveis, precipitação sólida não é assim tão "limpinha" no sentido de haver um limiar chuva/neve. Frequentemente há mistela de chuva, neve, granizo, graupel, podendo muitas vezes haver frio e cota para neve, e no entanto cair essa mistela em vez de neve pura.

Ainda assim, situação muito interessante no grupo ocidental. Esperemos relatos.
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Eu acho que se desacautelou as ilhas do Triângulo relativamente às cotas de neve. Pela minha experiência, considero plausíveis as cotas dadas pelo Bestweather Ilhas exceto para Flores e Corvo eTerceira.
Aponto para 700m nas Flores, 800 ? No Faial, 700 m no Pico, 900 em São Jorge, 900 na Terceira e 1000 em São Miguel.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
A que altitude terá nevado nas flores no evento do final de Janeiro de 2009?
Vi há poucos umas fotos bonitas disso.

Pergunto isto apenas para comparação de sinópticas, pois as cartas dessa data parecem bastante menos impressionantes que as de amanhã.

-------------------------------------------

Olhando para o perfil vertical do GFS para as Flores, tanto a cota de 200m do GFS me parece um bastante optimista, como a cota de 800m do IPMA me parece bastante pessimista.
No meio estará a virtude? :D

Com a isolinha dos 0º entre os 800-850m, uma cota de neve de 800m é obviamente muito estimada por cima, num pós-frontal. Se fosse numa frente, ar saturado, ok. Com ar relativamente seco, a cota de neve (confiando neste perfil vertical) será certamente umas centenas de metros abaixo desses 800m...
Resta saber quantas centenas, e também saber se o próprio perfil vertical não é demasiado optimista.

pVvfGcA.jpg
 
Última edição:

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Olá boa tarde a todos sou seguidor do fórum, mariense mas residindo em S. Miguel.
Bom, é verdade parece que vem aí alguma granizada para as próximas horas. Pessoalmente estou confiante de registar alguma coisa aqui em S. Miguel. Vamos ver, vamos ver :p
Posso dizer que nos últimos anos (2009, 2010 e 2014) registou se queda de algum "sleet" fraco no Pico Alto em Santa Maria a 590 metros acima do nível do mar , embora não fosse noticiado na altura, (contrariando o que alguns acima escreveram em relação à latitude das ilhas) , mas creio que desta vez não deve passar mesmo de algum granizo, exceptuando a montanha do Pico claramente!!
Pessoalmente, acredito que só a altitude, a área geográfica das ilhas e a intensidade da Frente Polar são os 3 factores determinantes para haver neve, caso contrário seria impossível haver queda de neve nas montanhas mais altas das Canárias, de Cabo Verde, e Madeira, estas situadas bem mais a sul, mais próximas dos trópicos e por conseguinte muito mais distantes da frente Polar.
Eu acredito que haja mais possibilidade de ocorrência de neve no Faial que nas Flores, por haver mais terra e mais altitude que a anterior. O mesmo aposto em S. Jorge, Terceira e S. Miguel para granizo ou sleet nas zonas mais altas. As restantes devem se contentar com aguaceiros alguns de granizo. Atenção que é só a minha versão a partir dos modelos observados!
Ora, só acho muito estranho o IPMA considerar cota de neve - freezing level.... anyway, veremos!
Que venha o frio!!!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
4º - Flores, Aeroporto ('70-'90)

4.5º - Corvo, Aeroporto ('61-'81)

4.9º - Faial, Aeroporto ('72-'90)

5º - Graciosa, Santa Cruz ('78-'90)

2.5º - Terceira, Lajes ('79-'90)

Mínimas absolutas registadas em Fevereiro em diversos períodos. Não tenho dados relativamente a SJ e Pico.