Seguimento Açores e Madeira - Fevereiro 2018

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
@Orion tens referido várias vezes "frio de Janeiro em Fevereiro", mas repara que o mês mais frio nos Açores em média é mesmo Fevereiro, não Janeiro. Por décimas sim, mas é verdade. E mesmo Março é praticamente igual a Janeiro, apenas umas décimas acima.
Isto falando apenas em médias das temperaturas, porque tenho ideia que eventos interessantes de entradas frias mais "maradas" nos Açores são mais propícios em Fevereiro e Março do que propriamente em Janeiro. Afinal, entradas muito frias nos Açores, em pleno Oceano Atlântico são já por si pouco normais, e precisam de alguma "maradice" para acontecer. E sim, no final do Inverno e início da Primavera é quando a atmosfera (regra geral) está mais agitada a nível hemisférico para proporcionar situações destas.
Se numa zona continental apesar disso também ser verdade em termos de "agitação atmosférica", o factor radiativo já desequilibra a balança, trazendo aquecimento mais intenso no início da Primavera, em pleno oceano isso não conta assim tanto, e o factor sinóptico (larga-escala) domina, portanto ganhando ao factor aquecimento derivado do ciclo solar, ajudando a explicar este padrão mais favorável a eventos tardios na zona dos Açores.
 


Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Alguem conhece um lugar onde se possa aceder na Tronqueira que se situe junto ao Pico da Vara e tenha altitude entre 900 e 1103 m? É que as eólicas do planalto dos Graminhais ficam bem longe do Pico da Vara...
E, já agora, algum acesso possível sem ser simplesmente andar pelo mato bravo para evitar que me perca.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
@Orion tens referido várias vezes "frio de Janeiro em Fevereiro", mas repara que o mês mais frio nos Açores em média é mesmo Fevereiro, não Janeiro. Por décimas sim, mas é verdade. E mesmo Março é praticamente igual a Janeiro, apenas umas décimas acima.

Sim, confirmei. Erro meu.

---

4º - Flores, Aeroporto ('70-'90)

4.5º - Corvo, Aeroporto ('61-'81)

4.9º - Faial, Aeroporto ('72-'90)

5º - Graciosa, Santa Cruz ('78-'90)

2.5º - Terceira, Lajes ('79-'90)

Mínimas absolutas registadas em Fevereiro em diversos períodos. Não tenho dados relativamente a SJ e Pico.

goTudgV.png


H3RH19Z.png


Se houvesse mais gente até se fazia concurso de mínimas :D
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Sim, confirmei. Erro meu.

---



goTudgV.png


H3RH19Z.png


Se houvesse mais gente até se fazia concurso de mínimas

Dificilmente a mínima registada na Horta se volta a repetir na Horta!! Damm!!!
Nessa altura estava em Viana e perdi uma coisa dessas!!!

Apenas -2 a 850hpa what’s wrong?!?!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Dificilmente a mínima registada na Horta se volta a repetir na Horta!! Damm!!!
Nessa altura estava em Viana e perdi uma coisa dessas!!!

Apenas -2 a 850hpa what’s wrong?!?!

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Dessa forma volto a ficar esperançoso de ver alguma coisa de grito hahaha


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,047
Local
Horta, Matriz, (90m)
Se fosse Açoriano e vivesse numa das ilhas com chances, hoje não dormia! :D :D :D

Boa sorte!

Estou assim lolol, mas a probabilidade de eu levar um flop é enorme! Apesar de ter o histórico a meu favor... estou-me a aguentar para não fazer “wishcast” em vez de forecast


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Cagarro

Cirrus
Registo
23 Fev 2018
Mensagens
85
Local
Canadá
Alguem conhece um lugar onde se possa aceder na Tronqueira que se situe junto ao Pico da Vara e tenha altitude entre 900 e 1103 m? É que as eólicas do planalto dos Graminhais ficam bem longe do Pico da Vara...
Olá Azorean Storm Buster, tenta o caminho a partir da freguesia da Algarvia. Segue as setas onde diz Graminhais/Pico da Vara.
É preferível. O da costa sul é muito mais agreste para chegares lá. Na madrugada de domingo vou também pela costa norte :thumbsup:
 
Registo
1 Set 2015
Mensagens
371
Local
Ponta Delgada
Olá Azorean Storm Buster, tenta o caminho a partir da freguesia da Algarvia. Segue as setas onde diz Graminhais/Pico da Vara.
É preferível. O da costa sul é muito mais agreste para chegares lá. Na madrugada de domingo vou também pela costa norte :thumbsup:
E sabes a que altitude chega? fica mesmo no meio da serra da Tronqueira? Até chegar ao Pico da Vara são precisos quantos km a pé?
E é preciso 4x4?
Desculpa tanta pergunta, mas se me souberes responder não sei como te agradecer!
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
O GFS vê constantemente qualquer coisa em São Vicente que ainda não consegui perceber. É sistematicamente a localidade com previsão de maior precipitação na Madeira, mesmo num evento predominantemente de sul, estando São Vicente virado a norte. De qualquer forma, reforça-se a ideia de que será uma semana complicada na Madeira. Dias seguidos de chuva com picos relevantes.

gfs.php


Boa sorte aos foristas dos Açores, espero que haja surpresas e registos do evento de hoje e amanhã. Estamos prestes a entrar em "nowcasting" depois de meses a penar por eventos relevantes.