Saídas de modelos incomuns ou de sonho

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Cartas absolutamente incríveis.
Parece que basicamente temos ali o "polo norte" estacionado na zona da Alemanha na próxima semana.

ORrtaZj.gif



Se no final a dorsal e a zona depressionária nos Açores cortarem todas as várias "investidas" árticas na nossa direção enquanto o vórtice ali vai rodando durante bastantes dias, é mesmo um daqueles desperdícios que dá dó. :evilmad:
Mas infelizmente é bastante provável...
Mas não é isso que se vê pois não? Os modelos mostram todos muita chuva a vir para cá... ou estás a referir-te ao frio? Obrigado! :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Mas não é isso que se vê pois não? Os modelos mostram todos muita chuva a vir para cá... ou estás a referir-te ao frio? Obrigado! :thumbsup:

Referia-me ao frio sim. A chuva abundante parece-me quase garantida, não estou muito preocupado quanto a isso falhar em princípio. :)
E claro que isso é o prioritário!

Mas "juntar o útil ao agradável" era fantástico, até porque é mesmo muito raro vermos padrões deste tipo, será uma pena não se juntar o frio também generalizado com uma situação destas.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Referia-me ao frio sim. A chuva abundante parece-me quase garantida, não estou muito preocupado quanto a isso falhar em princípio. :)
E claro que isso é o prioritário!

Mas "juntar o útil ao agradável" era fantástico, até porque é mesmo muito raro vermos padrões deste tipo, será uma pena não se juntar o frio também generalizado com uma situação destas.
Claro que sim, concordo inteiramente! Muito obrigado pela resposta e pelas boas notícias! :palmas:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Bem é um pouco menos complicado... o que é certo é que os modelos têm carregado na chuva a cada saída...
A orografia em situações de SW não perdoa, por exemplo, o GFS em muitas saídas tem metido mais de 500mm no sistema central e por vezes, chove ainda mais do que está previsto. Aqui no caso da minha zona, posso ter cerca de 100mm aqui e na zona da serra, o dobro, como aliás, o ECM também tem mostrado.
__________
Pode colocar o link deste mapa? Não consigo ler...

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
-> https://weather.us/model-charts/euro/portugal/accumulated-precipitation/20180225-0000z.html
 

cookie

Nimbostratus
Registo
20 Set 2014
Mensagens
1,224
Local
Azurara - Vila do Conde
A orografia em situações de SW não perdoa, por exemplo, o GFS em muitas saídas tem metido mais de 500mm no sistema central e por vezes, chove ainda mais do que está previsto. Aqui no caso da minha zona, posso ter cerca de 100mm aqui e na zona da serra, o dobro, como aliás, o ECM também tem mostrado.
__________

-> https://weather.us/model-charts/euro/portugal/accumulated-precipitation/20180225-0000z.html
Obrigada!

Enviado do meu Redmi 3 através de Tapatalk
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,557
Local
Braga, Merelim (70m)
Esta saída do GFS, que loucura:eek: é que rebenta a escala mesmo (+500mm em 10 dias)

240-777SP.GIF


Aproximam-se tempos muito interessantes, e bem merecemos:D

"Emoldurar" :D


Havia de ser giro ver como ficariam alguns rios, especialmente o Cávado e o Lima, que até já estão bem de saúde. 400/500 mm numa semana é muita coisa.