Seguimento Meteorológico Livre 2018

Estado
Fechado para novas mensagens.


dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Estive a ver o acumulado total desta ultima run do GFS e é impressionante! Para aqui 180mm, para Faro 190mm e de Coimbra para cima sempre mais de 200mm! Será que ainda pode dar problemas?

Infelizmente a questão não é será, mas sim onde vão ocorrer esses problemas.
Pelo que tenho visto os leitos de riachos e ribeiras estão por limpar e a vegetação acumulada vai causar problemas com certeza.
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
O GFS começa agora a apostar cada vez mais na entrada fria... :intrigante:
eqTN6yq.gif
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
De facto valente rega prevista pelo GFS, mais de 200 mm no Minho, em zonas onde ocorreram os grandes fogos do Verão e Outono passados, esta chuva toda poderá eventualmente ser problemática, uma vez que o solo está mais desprotegido, sem a "capa" de vegetação:

240-777_SP.gif
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,116
Local
Belas
De facto, as previsões estão uma loucura. Posso não me lembrar, mas desde que me inscrevi neste fórum não me lembro de uma situação tão caótica a nível meteorológico no Atlântico Norte e Europa, parece que agora vamos ter um "ciclone dos Açores" em vez do sempre rígido AA. Agora é a vez dos nórdicos aturarem com 1050 hPa e, com a consequência, todo o frio :cold: E quem é que fica com a chuva? Nós e o resto do mediterrâneo :bombar:

E podia ser uma situação pontual, mas parece que o caos se prolonga durante uma longa semana.

Vai chover, e com isso espero que todo o território nacional passe os 100mm, daqui a 1-2 semanas.
 

fjslp

Cirrus
Registo
22 Ago 2017
Mensagens
3
Local
Mesão Frio
Finalmente vem a tão esperada chuva, mas tendo em consideração que é expectável que a precipitação vai ser muito intensa, é provável que irão ocorrer diversos problemas, como deslizamentos de terras, cheias rápidas e quedas de estruturas. Tenho falado e alertado diversas pessoas para tempo que se espera na próxima semana, e elas olham para mim como se fosse "extraterrestre" porque a maioria julga que o inverno já passou e que a primavera está a iniciar, resumindo ninguém está fazer caso dos alertas que vou fazendo. A tão esperada chuva que tanto faz falta, vai também causar no imediato muitos prejuízos, vamos ver a quem sai a "fava".
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Muito obrigado pela partilha do seu conhecimento! :thumbsup:
Informação muito útil.

Maravilha de análise, e maravilha de previsões:thumbsup: Parabéns, e cá as esperamos ansiosamente

Parabéns. Acompanho o Fórum já há dois anos e confesso que sentia falta de uma intervenção bem estruturada, fundamentada e com rigor. Isto não desmerecendo os membros que postam diariamente também com isenção, sem abordagens especulativas e sem constantes comentários depreciativos, ofensivos e com uma relação de mal com o estado do tempo, como se fosse aquele colega de trabalho chato que conspira só para nos chatear. Algo do género: "estão 20ºC e o mundo vai acabar, está tudo contra mim, vamos terminar torrados e nunca mais chove..." Muito obrigado.

Excelente explicação muitos parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mais uma vez, o meu grande agradecimento a todos:thumbsup:! Fico contente, por saber que que se interessam por ler as minhas explicações, ainda que não sejam perfeitas de todo:hehe: Tento comunicar o melhor que sei, por isso no que souber e puder ajudar é um gosto! De algum modo também sinto falta do contacto com previsões mais aprimoradas, foi graças a elas que fui aprendendo algumas das coisas ao longo destes rápidos 5 anos no fórum. @MipsUc não me importo se me quiseres tratar por tu;).

Bons seguimentos meteorológicos!!:D
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Finalmente vem a tão esperada chuva, mas tendo em consideração que é expectável que a precipitação vai ser muito intensa, é provável que irão ocorrer diversos problemas, como deslizamentos de terras, cheias rápidas e quedas de estruturas. Tenho falado e alertado diversas pessoas para tempo que se espera na próxima semana, e elas olham para mim como se fosse "extraterrestre" porque a maioria julga que o inverno já passou e que a primavera está a iniciar, resumindo ninguém está fazer caso dos alertas que vou fazendo. A tão esperada chuva que tanto faz falta, vai também causar no imediato muitos prejuízos, vamos ver a quem sai a "fava".
Ainda à bocado falava com o meu pai sobre esse perigo e ele incrédulo dizia "E se fosse assim já não nos tinham avisado?"... se vier algo de grave vai apanhar tudo desprevenido, como sempre!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Aquela zona que ardeu na zona Centro... Poderá haver problemas de deslizamento de sedimentos, solos desprotegidos, vai haver muito detrito se os mapas de confirmarem.
Também penso que sim... ainda por cima, os solos estão secos, e com a quantidade de chuva prevista, não sei se os mesmos vão conseguir absorver tanta água num período relativamente curto.
 

Raincold

Cirrus
Registo
16 Fev 2018
Mensagens
28
Local
Minho
Finalmente vem a tão esperada chuva, mas tendo em consideração que é expectável que a precipitação vai ser muito intensa, é provável que irão ocorrer diversos problemas, como deslizamentos de terras, cheias rápidas e quedas de estruturas. Tenho falado e alertado diversas pessoas para tempo que se espera na próxima semana, e elas olham para mim como se fosse "extraterrestre" porque a maioria julga que o inverno já passou e que a primavera está a iniciar, resumindo ninguém está fazer caso dos alertas que vou fazendo. A tão esperada chuva que tanto faz falta, vai também causar no imediato muitos prejuízos, vamos ver a quem sai a "fava".

Esse pessoal nunca ouviu dizer que a " calma precede a tempestade ?":D
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Resumo:hehe: do que se pode observar pelos modelos nos últimos dias:

Não se sabe exatamente quando é que os efeitos do SSW vão parar a perturbação na troposfera, mas a verdade é que as datas e os dados até estão a bater algo certos, tendo em conta que passados 15 dias sensivelmente da quebra do vórtice, os modelos anunciam uma mudança clara da sinótica, com grande probabilidade de vermos já chuva significativa no início da semana. Ainda assim é de salientar que a inversão/abrandamento da circulação zonal está a terminar dentro de 3 dias (altura em que se deverá começar a estabelecer um forte fluxo zonal associado à NAO- às nossas latitudes), o que significa que a propagação do sinal pela troposfera estará também a abrandar, por outras palavras, espera-se que os modelos se tornem mais assertivos nos próximos dias, talvez a partir deste fim-de-semana já haja maiores consensos :
D4YwggQ.png


Parece-me nesta altura bastante consensual entre os modelos, a dita aproximação da célula polar à célula de hadley, trazendo os meandros do jet stream polar até nós com períodos de grande intensificação do mesmo, aquando a união ao jet sub-tropical, isto como já cheguei a referir resulta num aumento da quantidade de ciclogéneses ao longo do seu trajeto, e o que é que está a ser modelado também com grande concordância:D?

Uma ciclogénese explosiva que deverá trazer condições bastante severas para o arquipélago dos Açores, o vento médio promete ser muito intenso, bem como as rajadas, terá de ser feito um acompanhamento mais exaustivo, até porque há a possibilidade do núcleo e seu respetivo "gancho" passar por cima de alguma das ilhas, o que pode trazer condições muito perigosas. A existência de algum CAPE/LI com uma anomalia positiva relativamente à temperatura do mar, deverão potenciar os fenómenos convectivos embebidos nos sistemas frontais e respetivos pós-frontais, com possibilidade de bastante granizo e quem sabe de mais alguma coisa nas regiões altas, dado o perfil atmosférico bastante frio em altura. De facto esta é um depressão não muito normal, nestas latitudes, mais faz lembrar outro tipo de tempestades:hehe:.

Mas entretanto o que é que ainda não está tão bem definido?

Como é sabido com a inversão da circulação zonal e subida da dorsal anticiclónica, está a iniciar-se a descida de uma massa de ar muita fria continental, e é aqui que começa a incerteza entre os modelos, havendo vários cenários em linha de vista, e que se tornam dificeis de analisar.

O não estabelecimento de um fluxo continental visto por alguns modelos como o GFS (nas saídas anteriores), está intimamente ligado à intensidade da depressão muito cavada dos Açores, aquando da sua aproximação máxima ao continente, quanto mais intensa for, mais ar enérgico subtropical será conduzido, e maior será a instabilidade produzida pela colisão da massa de ar continental com a dita depressão, gerando uma vasta área depressionária de fluxo zonal, havendo a subida das união dos jatos, desviando o fluxo continental para norte juntamente com a dorsal anticiclónica que acaba por se fragmentar.

Para além do que acabo de descrever, e acho que este ponto até é dos que tem tem mais importância, porque é algo que os modelos têm bastante dificuldade em determinar nestes casos de SSW, é a posição dos fragmentos do jet polar, e digo isto, porque é importante haver um uma corrente de jato com circulação aprox. de norte-sul, que consiga fazer chegar o frio até ao continente, ora efetivamente o GEM e julgo que o ECWMF, têm visto esta corrente, dou como exemplo o caso do GEM:
5XOJbmf.png


O caso do GFS sem corrente de jato no sentido norte-sul:
eAuLKQ9.png


Outro fator importante que surge tanto no ECMWF como no GEM, e que agora vai surgindo no GFS, é a manutenção e reestabelecimento do frio para um fluxo continental mais consolidado :
tempresult_wob0.gif

tempresult_khl0.gif


No que confere às hipóteses de neve ainda é um pouco cedo para falar no assunto, é melhor averiguar primeiro se há consenso entre os modelos ou não no que toca à entrada continental, e então depois começar a analisar detalhadamente a posição de núcleos instáveis que possa trazer aguaceiros nos períodos de maior frio.


Relativamente à precipitação, queria aqui deixar a ressalva, que uma entrada continental, não cessaria necessariamente as hipóteses de vermos bons acumulados, repare-se por exemplo no caso do ECMWF, em que o fluxo continental faz uma curta passagem por cá e dá lugar novamente à corrente perturbada de oeste:
5c3iCPA.png


(Desculpem a extensão do texto, não tenho muito jeito para resumos:lol:)



Excelente explicação muitos parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
399
Local
Casal Sancho(375 m)
Tudo tem um lado bom e mau. Finalmente vamos ter chuva em boa quantidade, mas cheira-me que vai dar muitos problemas nas zonas dos incêndios. Aqui na Estrada Nelas - Viseu, mais precisamente entre Casal Sancho e a Ponte Pinoca vai ser um perigo. Já aconteceram pequenas derrocadas para a estrada e com esta chuva toda...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.